Dia Nacional do Livro: relembre obras que marcaram o mercado literário brasileiro *

 

Foto meramente ilustrativa.

Seleção da Disal resgata escritores e obras nacionais importantes para o desenvolvimento da literatura no Brasil

No dia 29 de outubro, comemoramos o Dia Nacional do Livro. A data tem como objetivo principal relembrar a importância do hábito da leitura para o aprimoramento do vocabulário, da interpretação, no desenvolvimento e na organização de ideias e linhas de pensamento. Para comemorar, a Disal, referência no mercado editorial, separou uma coletânea especial de obras brasileiras.

O dia 29 de outubro foi escolhido em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810, mas até hoje os livros têm um papel importante na sociedade. De acordo com o 09º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, realizado pela Nielsen Book somente este ano, até o momento, houve um faturamento de R$1,86 bilhão no mercado livreiro, um aumento de mais de 6% comparado a 2023.

“Especialistas afirmam que a prática da leitura é extremamente importante para a saúde mental das pessoas. Além de ser relaxante, faz bem para o exercício da memória e funciona como estimulante na imaginação criativa permitindo que as pessoas viajem e conheçam novos mundos através de uma história. O Brasil é um país rico em obras e essa data também serve para impulsionar a leitura nacional e tudo que ela tem para nos ensinar”, finaliza Clineia Candia, professora e parceira da Disal.

Confira:

1.      Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis 
O primeiro e mais conhecido romance de maturidade de Machado de Assis, foi publicado em 1881 e tornou-se um clássico da literatura brasileira. A história, classificada por ele mesmo como “obra difusa”, escrita “com a pena galhofa e a tinta da melancolia”, eternizaram o autor.
Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/5998816-Memorias-Postumas-De-BrasCubas 

2.      Vidas secas – Graciliano Ramos 
Ao tratar a miséria de uma família que foge exaustiva e periodicamente da seca em busca de terras onde possam sobreviver, a obra relata o sofrimento humano inerente em cada um de nós. A genialidade e a sensibilidade que a obra foi escrita a tornaram um clássico.
Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/9912940-VidasSecas

3.      Maria Madalena – Rodrigo Silva 
Sem deixar de lado a figura histórica construída pela tradição popular, o autor traz por meio da arqueologia e da teologia, a verdade sobre Maria Madalena em uma biografia inédita, relevando detalhes não apenas da sua vida, mas também do cristianismo.
Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/9934413-MariaMadalena 

4.      Dom Casmurro – Machado de Assis 
O livro de Machado de Assis traz a vida de Bento no seminário e o amor que sempre manteve por Capitu, com a qual se casa e alimenta uma relação de ciúmes.
Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/5000831-DomCasmurro

Créditos: Giulia Marini | KB! Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *