Como os clubes estrangeiros estão conquistando os torcedores brasileiros * | #public

 

Foto meramente ilustrativa.

Enquanto 87% dos brasileiros têm interesse por clubes internacionais, apenas 3% dos fãs estrangeiros consideram clubes do Brasil como seus favoritos, segundo o Global Fan Report

A globalização do futebol trouxe novos desafios para os clubes brasileiros, que estão lutando para se destacar em um cenário cada vez mais competitivo. Embora 87% dos brasileiros demonstrem interesse por clubes estrangeiros, com 21% tendo um time de outro país como principal, somente 3% dos fãs de futebol de fora do Brasil consideram um clube nacional como o seu favorito. Esses dados, revelados no Global Fan Report encomendado pela Chiliz e realizado pelo CLV Group, destacam a disparidade entre a presença global de clubes brasileiros e outras grandes ligas, como a Premier League e La Liga.

O futebol brasileiro, historicamente um celeiro de talentos e palco de grandes conquistas, enfrenta dificuldades para competir globalmente. O Campeonato Brasileiro, por exemplo, é considerado como favorito por apenas 2,23% dos fãs internacionais, enquanto ligas como a espanhola e a inglesa lideram o ranking com 41,70% e 20,35%, respectivamente. 

A pesquisa também mostra a força que as ligas internacionais têm no considerado “país do futebol”. A liga espanhola é a favorita de 41,7% dos brasileiros, seguida pela inglesa (20,35%), a portuguesa (8,52%) e a americana (5,86%). Quando se trata de clubes, os brasileiros preferem gigantes como Real Madrid e Barcelona como mostra o ranking abaixo. 

Os Top 10 clubes estrangeiros preferidos pelos brasileiros incluem: 
1.      Real Madrid – 30,48%
2.      Barcelona – 16,05%
3.      Manchester City – 5,71%
4.      Paris Saint-Germain (PSG) – 5,44%
5.      Liverpool – 4,49%
6.      Chelsea – 3,67%
7.      Manchester United – 3,54%
8.      Bayern de Munique – 2,99%
9.      Milan – 2,45%
10.  Porto – 2,45%

Em contraste, clubes brasileiros como Santos (0,56%), São Paulo (0,40%) e Flamengo (0,33%) têm pouca penetração entre os fãs globais, ficando muito atrás de clubes europeus e até de outros mercados emergentes.

Além disso, os fãs brasileiros, em sua maioria, acompanham de perto os jogos de seus times estrangeiros favoritos. A pesquisa revelou que 20,54% dos torcedores assistem a todos os jogos, enquanto 58,50% assistem à maioria das partidas. Esses números reforçam o engajamento significativo dos brasileiros com clubes de fora, apesar de suas conexões locais.

Quando perguntados sobre os fatores que influenciam seu apoio a times estrangeiros, os brasileiros citaram os seguintes aspectos: 
1.      História e tradição do time – 63,50%
2.      Desempenho atual do time – 53,65%
3.      Jogadores e técnicos individuais – 52,54%
4.      Cultura e valores do clube – 36,95%
5.      Influência de familiares ou amigos – 20,69%
6.      Treinador – 10,51%

Além disso, 34,36% dos brasileiros afirmaram que estão mais interessados em um time estrangeiro do que em um clube do próprio país, o que pode refletir um afastamento progressivo das equipes nacionais.

“O futebol brasileiro, apesar de seu imenso potencial, ainda sofre para ganhar notoriedade e envolvimento no  cenário global. Muito se deve a barreiras de acesso, seja por distribuição, idioma, cultura e mesmo por questões geográficas. Outros setores também já passaram por isso e a tecnologia teve um papel fundamental nesse movimento de globalização, no futebol não deveria ser diferente. Por isso, ao adotar tecnologias inovadoras, como Fan Tokens e plataformas digitais de engajamento, os clubes têm a oportunidade de se conectar com torcedores em todo o mundo, construindo comunidades digitais vibrantes e explorando novas fontes de receita. Essa transformação também pode colocar os clubes do Brasil em um lugar de mais destaque no cenário esportivo mundial”, afirma Bruno Pessoa, country manager do Grupo Chiliz no Brasil.

O papel da tecnologia e das plataformas digitais no engajamento de fãs
O Global Fan Report também revela que a tecnologia desempenha um papel fundamental na experiência dos torcedores. Quase 90% (89,90%) dos torcedores brasileiros afirmam que as plataformas digitais e a tecnologia melhoram significativamente sua interação com os clubes. Isso se aplica especialmente a programas de fidelidade, acesso a ingressos para fãs globais e votações significativas que fazem com que os torcedores sintam que têm uma voz ativa no clube.

Além disso, 90,28% dos torcedores acreditam que os clubes poderiam fazer mais para aprimorar o relacionamento com seus fãs, o que aponta para uma oportunidade clara de inovação, especialmente para os clubes brasileiros que buscam expandir sua presença global. A plataforma Socios.com, por exemplo, já atraiu usuários que seguem não apenas seus times favoritos, mas também outros clubes ao redor do mundo, com 92% dos usuários recentes acompanhando múltiplos times.

"Os dados do Global Fan Report mostram que os torcedores brasileiros sentem que a tecnologia melhora sua interação com os clubes. Isso reforça a necessidade dos times brasileiros investirem em plataformas digitais que ofereçam ainda mais experiências e ações para os torcedores. Com essas ferramentas, os clubes podem estreitar laços com seus fãs e expandir sua presença global, especialmente em mercados onde ainda têm pouca visibilidade", completa Pessoa.

Sobre o Global Fan Report da Chiliz
O Global Fan Report da Chiliz foi realizado para analisar o panorama global de torcedores de futebol e identificar tendências de interesse e lealdade entre fãs ao redor do mundo. A pesquisa revelou que a maioria dos fãs estrangeiros ainda prefere clubes das ligas europeias, como a espanhola e a inglesa, enquanto os clubes brasileiros enfrentam desafios significativos para alcançar o mesmo nível de reconhecimento.

Foram questionados mais de 8.000 torcedores de futebol ao redor do mundo pelo CLV Group, empresa de dados e insights para esporte, mídia e entretenimento, no Reino Unido, EUA, Brasil, Nigéria, Japão, Coreia do Sul e Itália, sobre seu apoio a times estrangeiros.

SOBRE O GRUPO CHILIZ
O Grupo Chiliz é a casa do SportFi. Sua infraestrutura é impulsionada pela Chiliz Chain, a primeira blockchain Layer-1 compatível com EVM para esportes e entretenimento, alimentada pelo token nativo Chiliz (CHZ). Mais de 80 Fan Tokens das maiores entidades esportivas do mundo fornecem a porta de entrada para o ecossistema Chiliz. Seu produto principal na Chiliz Chain, a plataforma  Socios.com, hospeda uma comunidade global de mais de dois milhões de usuários, tornando-se o maior produto web3 voltado para o consumidor não centrado em finanças/comércio em termos de base de usuários. O Grupo  possui parcerias com inúmeras marcas, incluindo gigantes do esporte mundial como FC Barcelona, Paris Saint-Germain, Manchester City, Juventus, S.S.C. Napoli, Inter de Milão, AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, A.S. Roma e grandes equipes de Fórmula 1.

Créditos: Jonas Souza | Sherlock Communications

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

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