Como os clubes estrangeiros estão conquistando os torcedores brasileiros * | #public
Enquanto 87% dos brasileiros têm interesse por clubes internacionais, apenas 3% dos fãs estrangeiros consideram clubes do Brasil como seus favoritos, segundo o Global Fan Report
A globalização do futebol
trouxe novos desafios para os clubes brasileiros, que estão lutando para se
destacar em um cenário cada vez mais competitivo. Embora 87% dos
brasileiros demonstrem interesse por clubes estrangeiros, com 21%
tendo um time de outro país como principal, somente 3% dos fãs de
futebol de fora do Brasil consideram um clube nacional como o seu favorito.
Esses dados, revelados no Global Fan Report encomendado
pela Chiliz e realizado pelo CLV Group, destacam a disparidade
entre a presença global de clubes brasileiros e outras grandes ligas, como a
Premier League e La Liga.
O futebol brasileiro,
historicamente um celeiro de talentos e palco de grandes conquistas, enfrenta
dificuldades para competir globalmente. O Campeonato Brasileiro, por exemplo, é
considerado como favorito por apenas 2,23% dos fãs internacionais,
enquanto ligas como a espanhola e a inglesa lideram o ranking com 41,70% e
20,35%, respectivamente.
A pesquisa também mostra
a força que as ligas internacionais têm no considerado “país do futebol”. A
liga espanhola é a favorita de 41,7% dos brasileiros, seguida pela inglesa
(20,35%), a portuguesa (8,52%) e a americana (5,86%). Quando se trata de
clubes, os brasileiros preferem gigantes como Real Madrid e Barcelona como
mostra o ranking abaixo.
Os Top
10 clubes estrangeiros preferidos pelos brasileiros incluem:
1.
Real Madrid – 30,48%
2.
Barcelona – 16,05%
3.
Manchester City – 5,71%
4.
Paris Saint-Germain (PSG) – 5,44%
5.
Liverpool – 4,49%
6.
Chelsea – 3,67%
7.
Manchester United – 3,54%
8.
Bayern de Munique – 2,99%
9.
Milan – 2,45%
10.
Porto – 2,45%
Em contraste, clubes
brasileiros como Santos (0,56%), São Paulo (0,40%) e Flamengo (0,33%) têm
pouca penetração entre os fãs globais, ficando muito atrás de clubes europeus e
até de outros mercados emergentes.
Além disso, os fãs
brasileiros, em sua maioria, acompanham de perto os jogos de seus times
estrangeiros favoritos. A pesquisa revelou que 20,54% dos torcedores assistem a
todos os jogos, enquanto 58,50% assistem à maioria das partidas. Esses números
reforçam o engajamento significativo dos brasileiros com clubes de fora, apesar
de suas conexões locais.
Quando
perguntados sobre os fatores que influenciam seu apoio a times estrangeiros, os
brasileiros citaram os seguintes aspectos:
1.
História e tradição do time – 63,50%
2.
Desempenho atual do time – 53,65%
3.
Jogadores e técnicos individuais – 52,54%
4.
Cultura e valores do clube – 36,95%
5.
Influência de familiares ou amigos – 20,69%
6.
Treinador – 10,51%
Além disso, 34,36% dos
brasileiros afirmaram que estão mais interessados em um time estrangeiro do que
em um clube do próprio país, o que pode refletir um afastamento progressivo das
equipes nacionais.
“O futebol brasileiro,
apesar de seu imenso potencial, ainda sofre para ganhar notoriedade e
envolvimento no cenário global. Muito se deve a barreiras de acesso, seja
por distribuição, idioma, cultura e mesmo por questões geográficas. Outros
setores também já passaram por isso e a tecnologia teve um papel fundamental
nesse movimento de globalização, no futebol não deveria ser diferente. Por
isso, ao adotar tecnologias inovadoras, como Fan Tokens e plataformas digitais
de engajamento, os clubes têm a oportunidade de se conectar com torcedores em
todo o mundo, construindo comunidades digitais vibrantes e explorando novas
fontes de receita. Essa transformação também pode colocar os clubes do Brasil
em um lugar de mais destaque no cenário esportivo mundial”, afirma Bruno
Pessoa, country manager do Grupo Chiliz no Brasil.
O
papel da tecnologia e das plataformas digitais no engajamento de fãs
O Global Fan Report
também revela que a tecnologia desempenha um papel fundamental na experiência
dos torcedores. Quase 90% (89,90%) dos torcedores brasileiros afirmam
que as plataformas digitais e a tecnologia melhoram significativamente sua
interação com os clubes. Isso se aplica especialmente a programas de
fidelidade, acesso a ingressos para fãs globais e votações significativas que
fazem com que os torcedores sintam que têm uma voz ativa no clube.
Além disso, 90,28%
dos torcedores acreditam que os clubes poderiam fazer mais para aprimorar o
relacionamento com seus fãs, o que aponta para uma oportunidade clara de
inovação, especialmente para os clubes brasileiros que buscam expandir sua
presença global. A plataforma Socios.com, por exemplo, já atraiu usuários que
seguem não apenas seus times favoritos, mas também outros clubes ao redor do
mundo, com 92% dos usuários recentes acompanhando múltiplos times.
"Os dados do Global
Fan Report mostram que os torcedores brasileiros sentem que a tecnologia
melhora sua interação com os clubes. Isso reforça a necessidade dos times
brasileiros investirem em plataformas digitais que ofereçam ainda mais
experiências e ações para os torcedores. Com essas ferramentas, os clubes podem
estreitar laços com seus fãs e expandir sua presença global, especialmente em
mercados onde ainda têm pouca visibilidade", completa Pessoa.
Sobre
o Global Fan Report da Chiliz
O Global Fan
Report da Chiliz foi realizado para analisar o panorama global de
torcedores de futebol e identificar tendências de interesse e lealdade entre
fãs ao redor do mundo. A pesquisa revelou que a maioria dos fãs estrangeiros
ainda prefere clubes das ligas europeias, como a espanhola e a inglesa,
enquanto os clubes brasileiros enfrentam desafios significativos para alcançar
o mesmo nível de reconhecimento.
Foram questionados mais
de 8.000 torcedores de futebol ao redor do mundo pelo CLV Group,
empresa de dados e insights para esporte, mídia e entretenimento, no Reino
Unido, EUA, Brasil, Nigéria, Japão, Coreia do Sul e Itália, sobre seu apoio a
times estrangeiros.
SOBRE
O GRUPO CHILIZ
O Grupo Chiliz é a casa
do SportFi. Sua infraestrutura é impulsionada pela Chiliz Chain, a primeira
blockchain Layer-1 compatível com EVM para esportes e entretenimento,
alimentada pelo token nativo Chiliz (CHZ). Mais de 80 Fan Tokens das maiores
entidades esportivas do mundo fornecem a porta de entrada para o ecossistema Chiliz.
Seu produto principal na Chiliz Chain, a plataforma Socios.com, hospeda
uma comunidade global de mais de dois milhões de usuários, tornando-se o maior
produto web3 voltado para o consumidor não centrado em finanças/comércio em
termos de base de usuários. O Grupo possui parcerias com inúmeras marcas,
incluindo gigantes do esporte mundial como FC Barcelona, Paris Saint-Germain,
Manchester City, Juventus, S.S.C. Napoli, Inter de Milão, AC Milan, Arsenal,
Atlético de Madrid, A.S. Roma e grandes equipes de Fórmula 1.
Créditos: Jonas Souza | Sherlock
Communications
* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa
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