Clubes do Ceará entram em campo sem escudo para reforçar prevenção ao câncer de mama *

 

Foto meramente ilustrativa.


Campanha do Outubro Rosa usa paixão pelo futebol para conscientizar população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Em uma iniciativa inédita, os dois principais clubes de futebol do Ceará, Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube, marcaram os jogos do último sábado (26/10) com uma ação pelo Outubro Rosa. Ambos os times jogaram sem os tradicionais símbolos em seus uniformes, levando ao campo a campanha “Escudo da Prevenção”, que visa à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação foi desenvolvida pela Acesso Estratégia Criativa, em parceria com Unimed Fortaleza e Casa Vida, para impactar a população, especialmente dentro e fora dos estádios, em um gesto de solidariedade.

O câncer de mama, o tipo de tumor que mais afeta mulheres em todo o Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), pode ser tratado de forma mais eficaz quando diagnosticado precocemente. A detecção e prevenção são fatores fundamentais na luta contra a doença, e o Outubro Rosa tornou-se o símbolo dessa conscientização em escala mundial. Durante a ação, o Fortaleza substituiu o escudo por uma costura simbólica, em alusão às mulheres que enfrentaram a mastectomia. O mesmo aconteceu no uniforme do goleiro Bruno Ferreira, do Ceará, que ainda ganhou a cor tema deste mês.

Em meio às várias campanhas que surgem a cada Outubro Rosa, encontrar formas de sair do lugar comum torna-se essencial para chamar atenção e reforçar a importância da prevenção. Iniciativas de impacto ampliam o alcance da conscientização, levando a mensagem para além do público habitual. Dessa maneira, a campanha “Escudo da Prevenção” buscou inovar, tocando o coração de todos os torcedores ao usar um dos símbolos mais queridos e compartilhados pelos fãs de futebol como veículo de sensibilização sobre o câncer de mama.

Rodne Torres, Diretor de Criação e Planejamento da Acesso Estratégia Criativa, explica a proposta ousada da campanha. “Queríamos criar algo que realmente fizesse as pessoas pararem e refletirem. O escudo de um time de futebol é um dos maiores símbolos de identidade e orgulho, e ao removê-lo, enviamos uma mensagem clara e impactante sobre a importância da prevenção. Foi uma estratégia poderosa e assertiva, que vai além de uma simples ação publicitária. É uma mensagem que pode fazer a diferença na vida das pessoas. Nossa missão é sempre pensar em como a comunicação pode transcender o marketing tradicional e tocar as pessoas de maneira profunda. Estamos orgulhosos com esse projeto”, avalia.

Futebol como agente de transformação
A ausência dos escudos em campo chamou a atenção não apenas de torcedores cearenses, mas também de veículos de comunicação em nível nacional. A campanha colocou o câncer de mama em pauta em um ambiente majoritariamente masculino – afinal, a doença não é uma preocupação apenas do sexo feminino. Embora o câncer de mama seja muito mais comum em mulheres, cerca de 1% dos casos ocorre em homens, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a American Cancer Society. Esse número pode parecer baixo, mas reforça a importância da conscientização para ambos os gêneros sobre os sinais e a detecção precoce da doença.

Luciana Junqueira, sócia e Diretora de Operações da Acesso, acredita que o apoio de parceiros foi fundamental. “Contar com o apoio da Unimed Fortaleza e da Casa Vida foi essencial para dar força e credibilidade à campanha. São instituições que estão à frente do cuidado com a saúde em nossa região, e unir isso à paixão do futebol nos permitiu alcançar ainda mais pessoas com uma mensagem tão importante”, comemora.

A iniciativa foi além dos gramados: o Fortaleza realizou palestras sobre saúde para suas funcionárias, usou bandeirinhas de escanteio temáticas no Castelão e lançou uma camisa especial do Outubro Rosa, gerando visibilidade para a campanha também fora dos estádios. 

A Unimed Fortaleza, parceira da ação, destacou que a campanha reafirma seu compromisso com a prevenção. “A iniciativa da Unimed Fortaleza no último sábado simbolizou união e força na superação do câncer de mama, abraçando a causa das mulheres que enfrentaram a mastectomia. A ausência dos escudos tradicionais foi uma mensagem poderosa para sensibilizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do apoio emocional. Ver os os dois principais clubes rivais unidos por essa causa reforça a empatia e a solidariedade, mostrando que, quando o assunto é saúde, todos jogam juntos. É um convite para que a sociedade se engaje na prevenção e no apoio ao tratamento do câncer de mama. Afinal, cuidar das pessoas é a nossa missão,” afirmou Maria Tereza Ramos, gerente de Marketing e Comunicação da Unimed Fortaleza.

União por uma causa maior

A campanha “Escudo da Prevenção” fortalece a mensagem do Outubro Rosa, juntando a comunidade esportiva em prol dessa causa. A iniciativa mostra que a comunicação pode ser uma ponte entre a conscientização e a ação concreta na vida das pessoas, colocando a saúde em campo como prioridade e fazendo dela o verdadeiro símbolo de vitória.

Para Ana Celina Bueno, especialista em marketing, sócia e fundadora da Acesso Estratégia Criativa, a iniciativa representa o poder de transformação da comunicação e sua capacidade de gerar impacto social. “Nosso compromisso vai além de criar campanhas. A comunicação pode e deve ser uma ferramenta de transformação social, e essa campanha cumpre exatamente esse papel: fazer com que as pessoas reflitam sobre a importância de cuidar da própria saúde. Sabemos que, ao provocar essa reflexão, estamos ajudando a salvar vidas”, reflete.

A Casa Vida, outro parceiro da campanha, também destacou o valor de um projeto que causa impacto real. “Por meio da Casa Vida, o ICC reafirma seu compromisso social, promovendo ações que transcendem o tratamento médico. Acreditamos que o verdadeiro cuidado envolve acolhimento, atendimento de excelência e coordenação ao longo de toda a jornada do paciente. Nossa missão é ser um pilar de apoio, onde empatia e inovação se unem para transformar vidas”, conclui Caio Juaçaba, CEO do Grupo ICC.

Sobre a Agência Acesso
Há mais de 24 anos, a agência Acesso, com sede em Fortaleza, se destaca como um parceiro estratégico essencial para negócios, marcas e projetos. A equipe enfrenta diariamente os desafios de comunicação com uma equipe criativa e multidisciplinar, sempre atenta às transformações do mercado e dedicada a proporcionar o melhor retorno sobre o investimento para os nossos clientes.

A estrutura integrada, combinada com "business intelligence", permite que a atuação ocorra de forma abrangente, gerando impactos eficientes e eficazes em todas as áreas. Com paixão por tudo o que se compromete, e uma determinação inabalável, tem como propósito ajudar as marcas a desempenharem um papel significativo na vida das pessoas.

Com estratégias focadas em resultados, o trabalho já foi reconhecido nos principais festivais regionais, nacionais e internacionais. A agência Acesso acompanha as tendências e as define, entregando excelência e inovação em cada projeto.

Para mais informações, acesse o site oficialInstagramLinkedIn ou Behance.

Sobre Ana Celina Bueno
É especialista em marketing, assistente social e socióloga. A formação na área humanitária foi essencial para conhecer o comportamento e os movimentos do consumidor em relação às marcas e ao mercado. É sócia e fundadora da agência Acesso e Develop Live, localizada em Fortaleza, e que há 24 anos potencializa os resultados das marcas para quem trabalha com forte foco em branding como propulsor dos resultados de vendas.  Também é diretora da Federação Nacional das agências de publicidade (Fenapro), diretora do Sindicato das Agências do Ceará e membro do Núcleo de Qualificação Técnica do CENP.

Para mais informações, acesse o LinkedIn.

Sobre Luciana Junqueira
Formada em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), com MBA em Marketing e Recursos Humanos pelo IBMEC, e atualmente cursando uma pós-graduação em Liderança e Gestão de Negócios pela Saint Paul, Luciana Junqueira acumula 20 anos de experiência na área de publicidade. Ao longo de sua trajetória, atuou em diferentes frentes como marketing, comunicação e gestão, sempre com um olhar estratégico para a condução de equipes. Atualmente, é Sócia e Diretora de Atendimento da Acesso Estratégia Criativa, onde lidera as áreas de Mídia, Produção e Gestão de Contas. Entre os clientes que já atendeu estão grandes organizações nacionais, como Caixa Econômica Federal, CNI, SESI, SENAI e Banco de Brasília, além de marcas regionais como Unimed Fortaleza, Ambiental Ceará, Cajuína São Geraldo e Grupo J. Macedo. Sua atuação rendeu dezenas de prêmios regionais, nacionais e internacionais, destacando-se pelo foco em resultados sólidos e criativos.

Para mais informações, acesse o LinkedIn.

Sobre Rodne Torres Vieira
Rodne Torres Vieira é Sócio Diretor de Criação e Planejamento Estratégico na Acesso Estratégia Criativa, pós-graduado em Teoria da Comunicação e da Imagem (UFC) e formado em Publicidade e Propaganda (Universidade Paulista), possuindo mais de 20 anos de experiência como publicitário.

Profissional premiado nacional e internacionalmente nas áreas de publicidade, design e marketing, com reconhecimentos no Cannes Lions Act Responsible, Lusófonos, Clube de Criação, Brasil Design Award, ABRE, Profissionais do Ano (Globo) e Melhor Comercial do Brasil (SBT).

Durante sua carreira atuou em diversos segmentos do mercado, atendendo marcas como Grupo Ypióca, Grupo Edson Queiroz, Grupo Marquise, Grupo J. Macedo, Grupo M. Dias Branco, Grupo Aço Cearense, Grupo Linhares, Oi Telefonia, Mallory, Unimed Fortaleza, Unimed Teresina, Grupo ibyte, São Geraldo, Coca Cola, Audi, Mercedes Benz e Ambiental Ceará. 

Para mais informações, acesse o LinkedIn.

Créditos: Carolina Lara Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *