TJD-RN manteve decisão e pune América de Natal com a perda de 18 pontos no estadual

O América de Natal foi rebaixado no Campeonato Potiguar 2026 por conta de escalação irregular de jogador

A 1ª Comissão Disciplinar do TJD-RN decidiu punir América-RN e Potyguar Seridoense com a perda de pontos no Campeonato Potiguar 2026 por irregularidades na utilização de atletas, o que resultou no rebaixamento das duas equipes.

O Mecão foi condenado à perda de 18 pontos e multa de R$ 15 mil, ficando com -4 pontos na tabela, enquanto o Potyguar perdeu 12 pontos e recebeu multa de R$ 2 mil, terminando na lanterna com -12 pontos. Como resta apenas uma rodada para o fim da primeira fase, ambos não têm mais chances de escapar do rebaixamento em campo.

O julgamento teve como base o artigo 214 do CBJD, após denúncias apresentadas por seis clubes, e, apesar de o relator sugerir uma punição menor ao América, a maioria dos auditores acatou integralmente o pedido da Procuradoria. As irregularidades envolveram a escalação de atletas com contratos em desacordo com o regulamento, como o lateral Elias, do América, e os jogadores Fabrício e Toró, do Leão do Seridó. As decisões ainda cabem recurso ao Pleno do TJD-RN. 

Antes da confirmação da decisão no tribunal, na quarta-feira, o América, mesmo com a pontuação negativa, ainda tinha chances para escapar do rebaixamento. Para isso, precisava vencer o Potiguar de Mossoró fora de casa e dependia de uma vitória do arquirrival ABC contra o Globo no Frasqueirão, uma vez que, antes de a bola rolar pela sexta rodada, a equipe de Ceará-Mirim tinha apenas um ponto e, se perdesse o jogo contra o Alvinegro e a partida seguinte (contra o Potiguar de Mossoró) e o Dragão triunfasse as duas partidas restantes chegaria à mesma pontuação do Globo (1 ponto) e, pelos critérios de desempate, se livraria da queda, deixando a Águia na penúltima posição. Mas, as duas partidas terminaram empatadas - Potiguar de Mossoró 0x0 América e ABC 2x2 Globo -, resultados que acabaram com as chances do Mecão.

Já a situação do Potyguar de Currais Novos, o cenário já não era favorável, mesmo se vencesse as duas partidas restantes.

E, caso o Pleno do TJD-RN mantenha a decisão, o América poderá estar na elite do futebol potiguar em 2027. Pois, caso vença ou seja vice-campeão da segunda divisão do Campeonato Potiguar, que será disputado no segundo semestre, no ano que vem, estará de volta. Sim, isso mesmo: ele pode cair em 2026, jogar a segunda divisão em 2026 e voltar em 2027.

Ou seja, o Mecão pode terminar 2026 de volta à primeira divisão e classificado para o Campeonato Brasileiro da Série C, já que jogará a Série D deste ano, assim como seu arquirrival ABC.

O América não foi o primeiro (e nem será o último) time grande de seu estado a ser rebaixo. No Brasil, temos alguns casos. Em Alagoas, o maior campeão local, o CSA foi rebaixado duas vezes. Já no Piauí, os tradicionais Flamengo de Piauí e River atualmente estão na segunda divisão do campeonato estadual. No Paraná, o Paraná Clube nos últimos anos vem alternando ida e volta entre a primeira e a segunda divisão do Campeonato Paranaense. Em Santa Catarina, o Criciúma já foi rebaixado em 2021, Avaí em 1993 e Figueirense em 1986. Inclusive, nesse ano, Figueirense ou Joinville será rebaixado, uma vez que ambos estão a disputar o quadrangular do descenso junto com Marcílio Dia e Carlos Renaux e apenas um se salvará. O América Mineiro já foi rebaixado no Campeonato Mineiro de 2007.

No Espírito Santo, o Rio Branco (ES) e a Desportiva Capixaba jogaram a série B por lá. No Amazonas, o Rio Negro também sentiu o gostinho de disputar a Série B do seu Estado (e não foi apenas uma vez). Em Goiás, dos grandes do Estado, apenas o Verde Esmeraldino não foi rebaixado no estadual, enquanto seus principais rivais - Vila Nova, Atlético Goianiense e Goiânia - não podem dizer o mesmo.

Considerada a terceira força do Pará, a tradicional Tuna Lusa tem dois troféus do Campeonato Paraense - Série B1 (1941 e 2020) em sua galeria. No Ceará, o Ferroviário desceu de divisão em 2014. Já no Mato Grosso do Sul, o Operário e o Comercial que, inclusive, são as únicas equipes do futebol brasileiro a serem campeãs por dois estados diferentes, já foram rebaixadas no Campeonato Sul-Matogrossense ao longo de suas respectivas trajetórias. 

Já em outros estados onde estão as maiores equipes do País – Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas (exceto caso do América Mineiro) – os considerados grandes nunca caíram, mas clubes tradicionais dessas federações já frequentaram a segunda divisão, como América, Bangu, Portuguesa, Ponte Preta, Guarani, Brasil de Pelotas, etc.

Mas, voltando para o Campeonato Potiguar, neste final de semana será disputada a sétima (e última) rodada da primeira fase. Com 14 pontos, o ABC já está garantido nas semifinais. A outra vaga está entre o QFC (estreante na elite) e o Potiguar de Mossoró, ambos com 13 e 11 pontos, respectivamente. E as demais equipes - Santa Cruz (RN), Laguna e Globo -, com os rebaixamentos de América e Potyguar Seridoense, avançaram para a segunda fase.

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *