Poesia, desejo e metrô: Fabiana Grieco lança "Bom Amar" com performance musical na Vila Madalena *

 

Foto meramente ilustrativa.

Lançamento em 27 de fevereiro na livraria Bibla, em SP, terá pocket show com músico DIMAS tocando repertório próprio e referências a Marina Lima e Antonio Cicero

O cotidiano apressado do metrô de São Paulo serve de palco para um encontro inesperado entre uma mulher e um homem, desconhecidos, que se cruzam entre estações do metrô de São Paulo. Ela em seus 30, ele mais jovem. Os olhares evoluem para curiosidade, identificação, desejo, prazer. Tudo no ritmo de poemas curtos, assertivos, intensos, permeados pela harmonia invocada por uma trilha sonora celebrizada por Marina Lima nos anos 80, especificamente a música “Fullgás”, letra de autoria de seu irmão, o saudoso poeta Antonio Cicero. “Tão bom te amar”, verso da música, é a referência para o título da nova obra de Fabiana Grieco.

Passado o carnaval, o prazer e a fantasia continuam no ar na Vila Madalena: na noite de sexta-feira, 27 de fevereiro, a escritora, jornalista e professora lança “Bom Amar” (Urutau, 2025), na Livraria Bibla. Começando às 19h, o evento contará com um pocket show exclusivo do músico DIMAS (Universal Music Group), que interpretará o clássico que embala a narrativa, além de “Eu tinha a música”, peça autoral.

Uma Jornada Sensorial em Três Atos
Inspirado pela atmosfera solar e vibrante da canção “Fullgás”, de Marina Lima e Antonio Cicero, o livro vai desvelando a aventura amorosa, que desperta com uma troca de olhares casual, finalizada nos braços em que ela carrega Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. O detalhe desperta o magnetismo entre dois desconhecidos em meio ao vaivém dos trens, dia após dia, no tempo da poesia.

A narrativa em poemas é estruturada como uma peça visual e rítmica, dividida em três atos que acompanham versos de “Fullgás” puxando a evolução do afeto: o despertar, com o impacto do primeiro olhar e a curiosidade mútua; a entrega, mergulhando no prazer e no desejo; a conexão, transição entre o físico e o emocional, explorando amores "dispostos" entre as entrelinhas da dúvida.

Com uma escrita direta e envolvente, Fabiana Grieco transporta o leitor para uma experiência cinematográfica, na qual cada poema pode ser sentido individualmente, lido como uma coreografia de sedução ou, ainda, a expressão de uma intensidade dos anos 80 reinventada para o novo século. 

“Fabiana era um bebê em 1984, quando Fullgás foi lançada. O hit tomou conta do Brasil, expressou o zeitgeist da época, expandindo a celebração do amor entre duas pessoas para muito além do universo pessoal: o momento era o da redemocratização, da busca pelas liberdades políticas e individuais”, observa a escritora Angela Marsiaj no prefácio. “Antonio Cicero, poeta e filósofo, tinha escrito a letra com ‘tudo em você é fugaz’. Marina, pop, não se conformou e propôs trocar por ‘fullgás’, como no tanque cheio de gasolina, construindo um neologismo anglo-brasileiro que faz ecoar os dois sentidos: o intenso e o que pode acabar a qualquer instante”, ressalta Marsiaj.

Se uma aventura pode acabar, a fantasia, as sensações e as emoções ressoam para o sempre da alma, tal qual a poesia e a arte apresentadas nessa criação de Fabiana Grieco.

Serviço
Evento:
Lançamento do livro Bom Amar com pocket show de DIMAS
Data: 27 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: Das 19h às 20h30
Local: Livraria Bibla – Praça Professora Emília Barbosa Lima, 58, Vila Madalena, São Paulo
Preço do Livro: R$ 49,90.

O Livro
Título: Bom amar
Autora: Fabiana Grieco
Editora: Urutau
Ano: 2025
Páginas: 92
ISBN: 978-85-7105-317-5

Fabiana Grieco é mãe, escritora e professora universitária. Jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Autora dos livros de poesia Aquela que vejo pelo espelho (Editora Urutau, 2024) e Uma mãe melhor do que eu (Caravana Grupo Editorial, 2023),traduzido para o espanhol. Publicou os livros da Série Universitária Entrevista jornalística: fontes, estratégias e conteúdo (Editora Senac São Paulo, 2025), Linguagens e formatos jornalísticos (Editora Senac São Paulo, 2025) e Comunicação na sociedade contemporânea conectada (Editora Senac São Paulo, 2023).

Autora de cinco livros para a infância, entre os quais Colar de contas (Editora Jaguatirica, 2019), selecionado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para o acervo de escolas e bibliotecas da Rede Municipal de Ensino em 2022. 

Créditos: Fernanda Pereira | CPO & FCS Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *