Exposição “Sonia Gomes – Barroco, Mesmo” no Instituto Tomie Ohtake
![]() |
| "Súplica (série Raízes)" (2018), de Sonia Gomes, em exposição no Instituto Tomie Ohtake. Foto: Jorge Almeida |
Acontece até o próximo domingo, 8 de fevereiro, a exposição “Sonia Gomes – Barroco, Mesmo” no Instituto Tomie Ohtake, que reúne aproximadamente 80 obras que refletem a carreira de Sonia Gomes, artista brasileira amplamente reconhecida. Aplicando uma abundância de materiais, como tecidos, cordas e arames, a artista confecciona esculturas e instalações que reinterpretam a tradição do artesanato, atrelando elementos de corpo, território, ancestralidade e criatividade.
A mostra instiga à ponderação a respeito do barroco brasileiro, lançando o suporte de artistas africanas e afro-brasileiras ao longo do tempo. Em parceria com o curador Paulo Miyada, Sonia Gomes passou por cidades como Ouro Preto e Salvador para robustecer seu estudo sobre a cultura barroca e suas procedências.
A instalação da exposição é voltada para permitir uma experiência imersiva, com cores e formas que evidenciam as texturas e volumes dos trabalhos. A mostra apresenta como algo inédito o nicho voltado à ateliê da artista, que permite ao visitante ver tecidos e objetos que mostram o processo criativo de Sonia, aproximando os visitantes de sua produção artística.
O projeto, além de reconhecer os valores do legado barroco, permite enaltecer suas marcas de sofrimento, elucubrando o enredamento da história brasileira.
Entre os destaques estão obras como "Sem Título (série Meu Amarelo É Ouro)" (2023); e "Súplica (série Raízes)" (foto), de 2018; e "Passarim I" (2022).
SERVIÇO:
Exposição: Sonia
Gomes – Barroco, Mesmo
Onde: Instituto
Tomie Ohtake – Av. Brig. Faria Lima, 201 (entrada pela Rua Coropés, 88) -
Pinheiros
Quando: até 08/02/2026;
de terça a domingo, das 11h às 19h
Quanto: entrada
gratuita
Por Jorge Almeida

Comentários
Postar um comentário