Exposição celebra os 472 anos de São Paulo no Conjunto Nacional

 

 "Avenida 9 de Julho". Foto: Máximo Hernández

O Conjunto Nacional está com a exposição “São Paulo 472 anos – São Paulo 2026”, sob o lema “Se essa rua fosse nossa...”, em cartaz até o próximo dia 25 de fevereiro, que transforma a fachada do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em uma grande galeria a céu aberto. Sob curadoria de Vera Simões, onze artistas visuais oferecem obras em grandes formatos que seduzem o público a contemplar para a cidade com mais sensibilidade e atenção.

Cada artista partiu de uma rua de São Paulo para construir a sua produção. A partir dessas opções, surgem reminiscências, histórias, afetos e distintos cenários urbanos que contribuem a despontar a identidade plural da capital. O resultado é uma representação coletiva que dialoga tanto com quem vive a cidade todos os dias quanto com quem a observa pela primeira vez. 

Com mais de duas décadas de atuação, Vera Simões reafirma aqui o seu parecer de aproximar a arte do público, ocupando ambientes de grande circulação e virando a experiência artística parte do habitual. A exposição ocupa a fachada com doze banners de grandes dimensões e conta também com totens no térreo, expandindo o contato do público com as obras.

O projeto se desdobra ainda em outras frentes: as obras originais podem ser vistas na Galeria VerArte, na Rua Barão de Tatuí, entre 17 de janeiro e 3 de março, e o livro da terceira edição do projeto será lançado na Livraria Paisagem, no Cidade Matarazzo. Enquanto isso, a mostra no Conjunto Nacional permite ao público a redescobrir São Paulo por novas perspectivas.

Em meio aos destaques estão obras como "Rua São Nicásio", de Malu Mesquita; "Avenida Liberdade", da artista plástica Mariana Neves; e "Avenida 9 de Julho", de Máximo Hernández (foto).

SERVIÇO:
Exposição: “São Paulo 472 anos – São Paulo 2026
Onde: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 - térreo - Cerqueira César
Quando: até 25/02/2026; de segunda a sábado, das 6h às 22h; domingo, das 10h às 22h *
Quanto: entrada gratuita
* Por conta do Carnaval, o espaço poderá sofrer alterações no horário de funcionamento durante o feriado prolongado

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *