Copa do Nordeste 2026 terá novo formato

 

O troféu da Copa do Nordeste, a popular Lampions League. Foto: Fábio Souza/CBF

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou na última quinta-feira o formato da disputa da Copa do Nordeste 2026, que começará no próximo dia 25 de março e com final prevista para o dia 7 de junho.


A edição da Lampions League dessa temporada terá 20 equipes que, na primeira fase, estarão divididas em quatro grupos. As chaves com a relação dos clubes por meio de sorteio serão definidas  em breve pela CBF.


Por conta do calendário atípico de 2026 devido à Copa do Mundo, uma novidade foi acrescida nas regras: equipes classificadas em torneios internacionais não poderão disputar, caso do atual campeão Bahia, por exemplo, que jogará a Copa Libertadores da América desse ano.


Os 20 times estarão divididos em grupos A, B, C e D. Os confrontos ocorrerão fora da chave em turno único. Portanto, cada agremiação, nessa fase, jogará cinco partidas. As equipes do grupo A enfrentarão as do grupo B, e as do grupo C encararão as do grupo D, com os clubes das chaves A e C atuando três partidas como mandantes e duas como visitantes.


Para as quartas-de-final, serão contemplados os dois primeiros de cada grupo. Sendo que: o primeiro do grupo A será adversário do segundo do Grupo C; o campeão do grupo B versus o segundo lugar do grupo D; enquanto o vencedor do grupo C medirá forças com o vice-líder do grupo A; e, por fim, o líder do grupo D pegará o segundo do grupo B. Esses confrontos serão realizados em partida única.


Já as fases seguintes - semifinais e final - serão em jogos de ida e volta, com os times de melhor campanha tendo o direito de jogar a segunda em casa.


A Copa do Nordeste começou a ser disputada em 1994, ficou alguns anos inativas (1995-1996, 2004-2009 e 2011-2012) e tem o Bahia como o maior campeão, com cinco taças; seguido de Vitória, com quatro; a dupla cearense Fortaleza e Ceará com três; já Campinense, Santa Cruz, América de Natal e Sampaio Corrêa com um título cada. Apenas os estados de Alagoas, Sergipe e Piauí não tiveram clubes campeões da Lampions League.


E, devido às melhores colocações no ranking de federações, Bahia e Ceará terão direito a ter três representantes, enquanto as demais podem ter duas equipes, conforme segue abaixo:


AL: CRB e ASA de Arapiraca;

BA: Vitória, Juazeirense e Jacuipense;

CE: Ceará, Fortaleza e Ferroviário;

MA: Maranhão e Imperatriz;

PB: Sousa e Botafogo (PB);

PE: Sport e Retrô;

PI: Piauí e Fluminense (PI);

RN: ABC e América (RN)

SE: Itabaiana e Confiança


Boa sorte aos participantes.


Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *