British Council conecta Salvador a Londres em intercâmbio artístico inédito entre BaianaSystem e o Carnaval de Notting Hill *

 

Imagem meramente ilustrativa.

Projeto celebra a herança africana compartilhada entre as culturas de Brasil, Caribe e Reino Unido e leva artistas do Carnaval de Londres ao Navio Pirata

Salvador será palco de um encontro inédito entre o BaianaSystem e artistas do Carnaval de Notting Hill, em Londres. A iniciativa, que integra o Ano Cultural Brasil/Reino Unido 2025–26 realizado pelo British Council em parceria com o Instituto Guimarães Rosa, Casa da Ponte, conecta Brasil, Caribe e Reino Unido por meio do Carnaval e levará os músicos londrinos às ruas no dia 14 de fevereiro.

Entre 1948 e 1971, milhares de pessoas de países como Jamaica, Trinidad e Tobago e Barbados chegaram ao Reino Unido para suprir a escassez de mão de obra no pós-guerra, movimento que ficou conhecido como Geração Windrush, em referência ao navio HMT Empire Windrush. O legado dessa geração moldou profundamente a cultura britânica, especialmente na música, com gêneros como ska, reggae e calipso, influenciando a cena local, além de impactos na culinária e na língua. Desse contexto nasceu o Carnaval de Notting Hill, hoje uma das maiores manifestações culturais da Europa. Realizado tradicionalmente em agosto, o evento ocupa um dos bairros mais emblemáticos de Londres e reúne cerca de 1 milhão de pessoas para celebrar a diversidade da cidade.

“Ao conectar Salvador e Notting Hill em um processo colaborativo inédito que une pesquisa, intercâmbio e criação artística, reafirmamos os Carnavais desses países como espaços de invenção, diálogo e celebração”,  destaca Rafael Ferraz, Head de Artes do British Council no Brasil.

Entre os dias 07 e 13 de fevereiro, a banda BaianaSystem receberá em Salvador artistas de destaque ligados ao Carnaval de Notting Hill para uma série de encontros que incluem ensaios, trocas criativas e experiências musicais. Entre os convidados estão Mangrove Steelband (steel pan/percussão), Channel One Sound System,o Maestro Ubiratan Marques (da Orquestra Afrosinfônica) e o cantor Triniboi Joocie.

Após os encontros, os artistas se apresentam no Carnaval de Salvador no icônico trio Navio Pirata, no dia 14 de fevereiro, no circuito Campo Grande. Já em agosto, a banda brasileira segue para Londres, onde realiza novas trocas criativas com artistas locais e se apresenta no Carnaval de Notting Hill. “Este intercâmbio é mais do que música, se trata de reconectar linhagens culturais”, disse Matthew Phillip, CEO do Carnaval de Notting Hill. “Salvador é um lar espiritual da expressão afro-diaspórica, e criar espaço para que nossos músicos aprendam, colaborem e celebrem juntos reforça a potência global e o futuro do Carnaval.” 

O Ano Cultural Brasil/Reino Unido 2025–26 é uma iniciativa bilateral que incentiva colaborações entre os dois países em áreas como cultura, educação e sustentabilidade. A programação conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Sustentabilidade.

Sobre o British Council
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Apoiamos a paz e a prosperidade construindo conexões, entendimento e confiança entre as pessoas no Reino Unido e em países do mundo todo. Fazemos isso por meio de nosso trabalho em Artes e Cultura, Educação e Língua Inglesa. Trabalhamos com pessoas em mais de 200 países e territórios e estamos presentes em mais de 100 países. No ano fiscal de 2024-25 atingimos 599 milhões de pessoas.

Créditos: Camila Florio | Sherlock Communications

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *