A força da cultura nordestina é celebrada em 2 dias o festival Eles e Elas - SerTão DiVerso na Vila Itororó *

Foto meramente ilustrativa.

Evento gratuito reúne Caju & Castanha, Téo dos Oito Baixos, Forró da Macaxeira, Luarada Brasileira, Matheus Ferreira e Fabiane Ribeiro, Paulla Zeferino, Neide Nazaré, Cacá Lopes, Cantora Clara e Rodrigo Campi, além de artistas convidados, DJs, oficineiros e cordelistas.

O festival Eles e Elas – SerTão DiVerso acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2026, sexta e sábado, no Centro Cultural Vila Itororó, em São Paulo, das 13h às 20h, com entrada gratuita e recursos de acessibilidade (intérprete de Libras, audiodescrição e abafadores de ruído).

O evento promete um grande encontro para celebrar a cultura nordestina. Com 10 atrações musicais tendo a estética do forró como eixo (forró, repente, embolada e outros), dois DJs e oficinas simultâneas de forró dança, instrumentos musicais, xilogravura e argila, além de uma exposição de cordel - linguagens e artes típicas do Nordeste brasileiro. O evento vai reunir mais de 70 artistas nos dois dias da programação, que pode ser conferida pelo Instagram @festivaleleseelas.

Além da dupla Caju & Castanha e do duo de repentistas Matheus Ferreira e Fabiane Ribeiro, cada grupo/artista se apresenta com participação de um(a) convidado(a) especial. Os shows, com início às 14h, contam com as seguintes atrações: Téo dos Oito Baixos com Fátima Santos, Forró da Macaxeira / Cacá Molgora com Nanda Guedes, Luarada Brasileira com Alex Corrente, Paulla Zeferino com Diana do Sertão, Cacá Lopes com Juliana Lima, Cantora Clara com Ana Cacimba, Rodrigo Campi com Caetana e Neide Nazaré com Bernadete França. E a forrozeirada de abertura, às 13h, e o encerramento do Festival têm a DJ Pankará (27/2) e o DJ Hudson (28/2) no comando das pick-ups. 

As oficinas de dança ocorrem na abertura, às 13h, ao som dos DJs, para o público presente interessado: Forró Urbano com Evandro Paz e íris De franco (27/2) e Forró Dança com o coletivo Mulheres que Conduzem (28/2). As demais oficinas também são abertas a todos os interessados, independente de idade (exceto para Xilogravura - 10 anos). Dia 27/2Zabumba - com Guegué Medeiros (13h), Triângulo - com Fran Nóbrega (14h) e Pífano com Tanaka do Pife (15h). E no dia 28/2: Xilogravura - com Lucélia Borges (13h) Arte em Argila - com Pedro Ferreira Artesão (15h). Completando as atrações, a Exposição de Cordel, coordenada pelo Instituto Cordel Sem Fronteiras, reunirá clássicos e obras de cordelistas contemporâneos (para apreciação e comercialização), propondo um encontro dessa literatura popular com o nordestino que vive em São Paulo e com o paulistano que aprecia a arte do nordeste.

Como ato simbólico, o SerTão DiVerso oferecerá um troféu-lembrança aos grupos/artistas participantes. A peça - especialmente criada pelo artista plástico baiano, de Serra Dourada, radicado em São Paulo, Juarez Martins, cuja trajetória de mais de 30 anos tem forte representatividade na cultura popular nordestina - simboliza o encontro entre arte, diversidade e identidade cultural, traduzindo os valores do festival. Vale destacar ainda a identidade visual do Festival, criada pelo artista pernambucano Jô Oliveira, mestre dos quadrinhos, das artes plásticas e da literatura infanto-juvenil, cuja obra ultrapassa fronteiras chegando a países como Hungria, Itália, França, Alemanha, Grécia, Dinamarca e Suécia. Quanto à acessibilidade, o Festival conta com a coordenação, consultoria e acompanhamento de dois profissionais PCDs - Renato Paulo (pessoa surda) e Stella Lisboa (pessoa com baixa visão) - que atuam diretamente na concepção, implementação e suporte das ações de acessibilidade ao longo do evento, garantindo práticas inclusivas a partir da vivência e da experiência de quem acessa e constrói esses recursos. 

Realizado pela Associação Construindo Consciência e idealizado pelo sanfoneiro e produtor Cicinho Silva e pela produtora cultural Elielma Carvalho, o projeto foi contemplado pela 8ª Edição do Edital de Apoio à Música para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. A proposta do festival Eles e Elas - SerTão DiVerso é aproximar o público paulistano da riqueza e da diversidade do Nordeste, fomentando trocas culturais e sociais por meio da arte. Tendo a diversidade e a inclusão como pilares, o festival vai além de ser um evento sobre a cultura nordestina, configurando-se como espaço de diálogo e representatividade que traz à cena discussões sobre gênero, etnia e inclusão, refletidas tanto na programação quanto na composição da equipe de produção e dos artistas participantes. 

Serviço | Programação
Festival: Eles e Elas - SerTão DiVerso
Dias 27 e 28 de fevereiro de 2026
Sexta e sábado - Das 13h às 20h
Atrações: shows, DJs, forró dança, oficinas e exposição de cordel.
Entrada gratuita. Classificação: Livre.
Oficinas sem inscrição: Livres (Xilogravura: 10 anos). 20 vagas.
Duração: Xilogravura e Arte em Argila - 2h; Instrumentos musicais - 1h.
Acessibilidade: Libras, audiodescrição e abafadores de ruído. 
Informações e programação: https://www.instagram.com/festivaleleseelas/
Local: Centro Cultural Vila Itororó
Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. São Paulo/SP. CEP: 01323-000.

27/2 - Sexta
13h às 19h - Exposição de Cordel
Shows
13h - DJ Pankará - abertura com oficina de dança aberta
14h - Téo dos Oito Baixos - convidada: Fátima Santos

15h - Matheus Ferreira e Fabiane Ribeiro
16h - Forró da Macaxeira - convidada: Nanda Guedes
17h - Luarada Brasileira - convidado: Alex Corrente
18h - Paulla Zeferino - convidada: Diana do Sertão
19h - DJ Pankará - encerramento
Oficinas
13h - Dança Urbana - com Evandro Paz e íris De franco
13h - Zabumba - com Guegué Medeiros
14h - Triângulo - com Fran Nóbrega
15h - Pífano - com Tanaka do Pife 

28/2 - Sábado
13h às 19h - Exposição de Cordel
Shows
13h - DJ Hudson - abertura com oficina de dança aberta
14h - Cacá Lopes - convidada: Juliana Lima
15h - Caju & Castanha
16h - Cantora Clara - convidada: Ana Cacimba
17h - Rodrigo Campi - convidada: Caetana
18h - Neide Nazaré - convidada: Bernadete França
19h - DJ Hudson - encerramento
Oficinas
13h - Forró Dança - com Mulheres que Conduzem
13h - Xilogravura - com Lucélia Borges
15h - Arte em Argila - com Pedro Ferreira Artesão 

Os artistas - Perfis

Link para acessar as mini biografias dos artistas envolvidos no SerTão DiVerso

 

FICHA TÉCNICA | Eles e Elas - SerTão DiVerso

Realização: Associação Construindo Consciência. Idealização: Cicinho Silva e Elielma Carvalho. Direção artística: Cicinho Silva. Produção geral: Elielma Carvalho. Assistência de produção: Edivânia Carvalho. Identidade visual: Jô Oliveira. Criação do troféu: Juarez Martins. Cenário: Pedro Ferreira Artesão. Social media: Felipe Teixeira. Design gráfico: Juliana Nakaharada. Edição e animação de vídeos: Edison Diniz. Mestre de cerimônia: Luiz Wilson. Videomaker e edição: Cauê Colodro. Fotos: Monique Brazão e Rafaela Lopes. Coordenação de acessibilidade: Renato Paulo e Stela Lisboa. Interpretação em Libras: Cláudia Oliveira e Denize Angélica. Audiodescrição: Larissa Oliveira, Letícia Oliveira e Magda Danielle.  Assessoria de Imprensa: Eliane Verbena. Projeto contemplado: 8ª Edital de Apoio à Música para a Cidade de São Paulo, nº 23/2024/SMC/CFOC/SFA, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.

Créditos: Eliane Verbena | Verbena Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *