Marky Ramone & The Intruders: 30 anos do autointitulado álbum

 

O 'debut' do Marky Ramone & The Intruders, que completa 30 anos de lançamento em 2026.

Em 2026, o ‘debut’ do Marky Ramone & The Intruders completa 30 anos de lançamento. Distribuído e lançado por diversos selos independentes - no Reino Unido, por exemplo, saiu pela Blackout! Records; no Japão, pela Seven Seas; e, no Brasil, pela Paradoxx Music, o álbum foi gravado no Rocket Shack e no Rockaway Studios, em Nova York, com produção do trio Marky Ramone, Skinny Bones e Mark Neuman.


Após o “fatídico” 2263rd show dos Ramones, em 6 de agosto de 1996, o último da icônica banda nova-iorquina, Marky Ramone não perdeu tempo, seguiu adiante, quase que imediatamente, com a sua nova empreitada: o Marky Ramone & The Intrunders. Embora leve o seu nome à frente, o projeto surgiu de uma parceria criativa com o vocalista e guitarrista Garrett Uhlenbrock, mais conhecido como Skinny Bones, com quem o, já “ex-baterista dos Ramones” havia feito algumas parcerias mais, digamos, extravagantes na reta final dos Ramones. Esse entrosamento da dupla surgiu com força no ‘debut’, que saiu ainda em 1996 e mantém a mesma pegada punk ‘ramônico’, ou seja, um álbum direto, rápido e enérgico, embora, sem a mesma inspiração criativa dos Ramones (talvez, eles não tinham por trás do processo o seu Dee Dee Ramone).


As músicas são curtas, cheias de riffs grudentos e sustentadas pela voz rouca e melódica de Skinny, enquanto Marky, livre das limitações que tinha nos Ramones, mostra carisma e intensidade na bateria. Não por acaso, ele também assumiu a produção do álbum, demonstrando segurança e experiência. O som é simples, mas potente, com destaque para o baixo mais encorpado e para a dinâmica afiada da banda. Faixas como “Oh No Not Again”, “I Want My Beer”, “Telephone Love”, sarcástica faixa em que os caras debocham do, na época comum, serviços de “tele-sexo”, “3 Cheers For You”, uma bonita homenagem aos fãs sulamericanos (mais precisamente aos argentinos, brasileiros e chilenos) e “Coward With A Gun”, lançada anteriormente como single em 1994, se sucedem sem fôlego, mantendo o disco inteiro em alto nível.


O álbum dosa humor, irreverência e momentos mais tensos, incluindo uma nova versão de “Anxiety”, música que Marky já havia gravado com os Ramones e lançado no “Mondo Bizarro” (1992), e um cover inspirado de “Better Things”, dos Kinks. Embora tivesse obtido boa aceitação entre fãs de punk, especialmente no Brasil, alguns críticos viram o trabalho como fiel demais à fórmula dos Ramones. Ainda assim, muitos reconheceram ali uma energia quase maníaca e a sensação de que Marky mantinha viva a chama do gênero num momento em que a banda original já havia encerrado suas atividades.


Infelizmente, os Intruders não duraram. O vício em heroína separou Skinny Bones logo após o lançamento do disco, e o projeto nunca mais foi o mesmo. Ao longo dos anos seguintes, Marky Ramone passou por diferentes formações e chegou a insistir em material autoral, mas acabou entendendo que o público queria ouvir aquilo que ele fazia melhor, ou seja, tocar os clássicos dos Ramones, então, o baterista encontrou novo fôlego ao tocar as músicas dos Ramones para gerações mais jovens, mantendo esse repertório vivo e atual.


O álbum de estreia do Marky Ramone & The Intruders permanece como um registro sólido dessa transição e é lembrado como um dos trabalhos solo mais relevantes de um ex-Ramone.

 

A seguir, a ficha técnica e o tracklist (versão brasileira) da obra.


Álbum: Marky Ramone & The Intrunders

Intérprete: Marky Ramone & The Intrunders

Lançamento: 1996

Gravadora/Distribuidora: Blackout! Records (Reino Unido, Europa) / Seven Seas (Japão) / Thirsty Ear Recodings (EUA) / Paradoxx Music (Brasil) / Pinhead Records (Argentina)

Produtores: Marky Ramone, Skinny Bones e Mark Neuman

 

Marky Ramone: bateria e backing vocal em "3 Cheers For You"

Skinny Bones: voz, guitarra e backing vocal em "3 Cheers For You"

Mark Neuman: baixo, backing vocal, voz e guitarra em "Good Luck You're Gonna Need It"

Matboy: guitarra

Johnny Pisano: baixo e backing vocal (creditado)


Fabrizio Di Camillo: backing vocal e voz em "3 Cheers For You (Spanish Version)"


1. Can't Take It With You (Mark Neuman / Marky Ramone)

2. I Want My Beer (Marky Ramone / Skinny Bones)

3. Coward With A Gun (Marky Ramone / Skinny Bones)

4. Telephone Love (Fred Bell / Marky Ramone)

5. Good Luck You're Gonna Need It (Mark Neuman / Marky Ramone)

6. 3 Cheers For You (Marky Ramone / Skinny Bones)

7. Oh, No Not Again (Marky Ramone / Skinny Bones)

8. Maybe Tomorrow (Bob Tansey / Mark Neuman / Marky Ramone)

9. Anxiety (Marky Ramone / Skinny Bones)

10. Holding A Grudge (Mark Neuman / Marky Ramone)

11. Man Of God (Mark Neuman / Marky Ramone)

12. Back Off (Marky Neuman / Marky Ramone)

13. Better Things (Ray Davies)

Faixa Bônus (versão brasileira):

14. 3 Cheers For You (Spanish Version) (Marky Ramone / Skinny Bones)


Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *