Lion City Sailors: campeão da Copa de Singapura 2025/2026

 

Jogadores do Lion City Sailors posando para a foto oficial. Créditos: @lioncitysailors

Neste sábado (10), o Lion City Sailors bateu o BG Tampines Rovers por 2 a 0, no Jalan Besar Stadium, em Jalan Beesar, e conquistou o título da Copa de Singapura 2025/2026. Os gols dos campeões saíram apenas no segundo tempo da prorrogação, com Hami Syahin e com o brasileiro Anderson Lopes, já nos acréscimos. Essa foi a nona taça dos Sailors na competição, na qual é o maior vencedor.

O jogo mal começou e o goleiro Buhari já foi exigido. Logo no primeiro minuto, cruzamento na área, houve o cabeceio de Thy e o camisa 24 fez uma importante intervenção. O Lion City Sailors tomou a iniciativa. Depois, aos quatro, em escanteio cobrado da esquerda, a defesa tirou parcialmente e, no rebote, na entrada da área, Uiyong emendou de primeira e acertou o travessão. No minuto seguinte, o Ramselaar encarou a marcação e, de fora da área, chutou firme e Buhari encaixou no centro do gol. Depois, aos nove, o camisa 15 do Sailors arriscou mais uma vez e o goleiro caiu no lado direito para fazer a defesa. Começo avassalador dos Protectors.

Aos 13, foi a vez do alemão Ndenge chutar de fora da área e mandar por cima da meta dos Antílopes. Aos poucos, o Tampines começou a se soltar no jogo. Como aos 16, quando o japonês Yashimoto viu o goleiro Susak fora do gol e, do lado esquerdo de seu campo de defesa, surpreendeu ao tentar fazer o "gol que Pelé não fez" e mandou a pelota à direita do alvo. 

Os comandados de leksandar Ranković tentaram impor o ritmo dos minutos iniciais, mas não conseguiram impor a mesma pressão, porém, levou perigo aos 24. Em levantamento da direita, Shawal Anuar ajeitou de cabeça na intenção de encontrar Thy, mas Buhari interceptou e fez a defesa. Cinco minutos mais tarde, Ndenge tentou cobrando falta de longa distância e mandou por cima do travessão.

Nos dez minutos finais, o jogo deu uma esfriada, com os dois lados criando pouco e alternando a posse de bola. O árbitro Adam Kersey deu mais um minuto de acréscimo, mas o empate sem gols foi mantido no primeiro tempo.

Para o segundo tempo, o Sailors voltou com Akram Azman no lugar de Van Huizen. No primeiro terço da etapa complementar, os dois times fizeram o jogo com o "freio de mão puxado", ou seja, alternaram na posse de bola, mas praticamente não criaram nada em termos ofensivos, pois nas investidas de lado-a-lado prevaleciam o trabalho dos respectivos sistemas defensivos.

O primeiro lance efetivamente perigoso veio apenas aos 21 minutos. Após cobrança de escanteio, o japonês Sumi cabeceou e mandou a pelota à direta da meta do goleiro Susak. No minuto seguinte, em cruzamento da esquerda, Kazama, em boas condições, cabeceou para longe do alvo.

Os dois planteis até mexeram nas suas formações para tentar dar mais mobilidade e dinamismo no jogo, mas a eficiência no passe final e a criação se mantiveram baixos nos minutos seguintes. Mas, na reta final, o Lion City tentou pressionar.

O árbitro deu cinco minutos de acréscimos. Aos 45, Ramselaar tentou em lance individual pela esquerda, entrou na área e, sem ângulo, chutou e Buhari espalmou para escanteio. Aos 50, em sua primeira participação no jogo, o sérvio Luka Adžić cobrou falta perto da meia-lua e Buhari deu um tapinha por cima e cedeu o escanteio. Mas, o empate no tempo normal foi mantido: 0 a 0. A decisão foi para a prorrogação.

No primeiro tempo extra, o Sailors manteve mais a posse de bola, mas isso não traduziu em lances ofensivos, mas sim em trocas de passes na defesa e tentativas de ligações diretas. A primeira finalização veio apenas aos nove minutos e foi do Rovers, com Kobayashi finalizando de fora da área, mas sem forças e sem exigir do goleiro Susak.

Depois, aos 11, em escanteio batido da direita, o zagueiro Wright cabeceou, Buhari fez grande defesa e a zaga aliviou na sequência. Contudo, o empate foi mantido e os primeiros 15 minutos da prorrogação ficaram no 0 a 0 mesmo.

Para o segundo tempo, as duas equipes mexeram. E, em sua primeira participação na partida, Taufik foi lançado na direita em velocidade e, antes da chegada da marcação, chutou, Susak bateu roupa, mas se recuperou em seguida. Na sequência, em um "latereio", a bola foi levantada na área dos Antílopes, Luka Adžić resvalou de cabeça e Buhari caiu para agarrar a redonda.

E, quando tudo se encaminhava para as penalidades, aos nove minutos, Luka Adžić acionou o português Diogo Costa na esquerda, o lateral-esquerdo foi à linha de fundo e rolou para trás, em direção da entrada da área, para Hami Syahin encher o pé e acertar o alvo, sem chance de defesa para Buhari.

Atrás no placar, o Tampines Rovers não teve outra opção a não ser ir para cima, mas ficando exposto aos contra-ataques e, em um deles, quase sofreu o segundo. Aos 14, a bola chegou até Nakamura, que chutou da entrada da área e o tiro saiu por cima, chegando a balançar as redes na parte superior.

O árbitro Adam Kersey deu mais dois minutos. E, aos 16 minutos, o brasileiro Anderson Lopes confirmou o título dos Sailors. O goleiro Susak deu um chutão, o camisa 18 disputou com Fox, ganhou na força, entrou na área e deu um toque por cima do goleiro. Em seguida, a partida foi encerrada. Fim de jogo no Jalan Besar Stadium: Lion City Sailors 2, BG Tampine Rovers 0. Os Sailors são campeões da Copa de Singapura 2025/2026, o nono de sua história, ampliando sua hegemonia no certame.

A seguir, o resumo da campanha dos campeões e a ficha técnica da decisão.

Data - Jogo - Local:
Semifinais:
14/12/2025 - Balestier Khalsa 1x4 Lion City Sailors - Bishan Stadium, Bishan (SIN)
20/12/2025 - Lion City Sailors 1x0 Balestier Khalsa - Jalan Besar Stadium, Jalan Besar (SIN)
Final:
10/01/2026 - Lion City Sailors 2x0 BG Tampines Rovers - Jalan Besar Stadium, Jalan Besar (SIN)

FICHA TÉCNICA: LION CITY SAILORS 2x0 BG TAMPINES ROVERS
Competição/Fase: Copa de Singapura 2025/2026 - final (jogo único)
Local: Jalan Besar Stadium, Jalan Besar (SIN)
Data: 10 de janeiro de 2026, sábado - 8h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Adam Kersey
Assistentes: Owen Goldrick e Arvim Shanmuganathan
Cartão Amarelo: Shawal Anuar (Lion City Sailores)
Gols: Hami Syahin, aos 9 min (1-0); e Anderson Lopes, aos 16 min do 2° tempo da prorrogação (2-0)
LION CITY SAILORS: 25.Susak; 22.Van Huizen (30.Akram Azman), 26.Wright, 4.Datković (8.Rui Peres) e 29.Diogo Costa; 6.Ndenge, 7.Shawal Anuar (16.Hami Syahin), 15.Uiyong (5.Lionel Tan), 46.Nakamura e 10.Ramselaar (28.Luka Adžić); 9.Thy (18.Anderson Lopes). Técnico: Aleksandar Ranković
BG TAMPINES ROVERS: 24.Buhari; 23.Najeeb, 2.Suhaimi (16.Fox), 4.Yamashita e 26.Yashimoto; 7.Sumi, 88.Kazama (15.Yu En) e 19.Chew (49.Yuki Kobayashi); 11.Kweh (10.Ramil) (13.Taufik), 12.Buhagiar e 25.Hagashikawa. Técnico: Noh Rahman

Parabéns ao Lion City Sailors Football Club pelo título.

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *