Exposição “Rendando Histórias” no Museu A CASA do Objeto Brasileiro

 

"Ambrósio", do Mestre Sylvano, do Recife (PE). Foto: Jorge Almeida

Com mais de 30 trabalhos em exposição, a mostra “Rendando Histórias” segue em cartaz até o próximo domingo, 1° de fevereiro, no Museu A CASA do Objeto Brasileiro e enaltece a energia da produção coletiva de mulheres de Carapicuíba e a permanência da Renda Renascença como prática viva de memória, criação e identidade.

Formado em 2006 por mãe e mulheres migrantes, em especial do Pernambuco e da Paraíba, o coletivo Rendeiras da Aldeia transformou o saber clássico em meio de autonomia, expressão cultural e pertencimento.

As obras exibidas articulam o fazer manual com as manifestações populares da comunidade, especialmente relacionadas com a festa do Cavalo-Marinho, trazida pelos pernambucanos e ressignificada localmente como o Boizinho da Aldeia. Desse atrelamento aparecem máscaras confeccionadas com rendas e que caracterizam personalidades da cultura popular, como Mestre Ambrósio (foto), Empata-Samba e Catirina, além de produções que arrastam a renda para além do nível bidimensional, abordando formas tridimensionais e expandindo suas possibilidades expressivas.

A exposição enaltece a pujança criadora das mulheres da Aldeia Jesuítica de Carapicuíba e o diálogo entre o tradicional e o contemporâneo.

Em meio aos destaques estão obras como “Golas de Galantes”, de Iago Vasconcelos e Nilma Rodrigues; e “Véio do Bambu” (2021), confeccionado com renda 100% algodão, cobre e couro.

SERVIÇO:
Exposição: Rendando Histórias
Onde: Museu A CASA do Objeto Brasileiro - Av. Pedroso de Morais, 1216 - Pinheiros
Quando: até 1°/02/2026; de quarta a domingo, das 10h às 18h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *