Exposição “Fluxos – O Japão e a Água” na Japan House São Paulo

 

Obra “Buloklok” (2025), da artista Tomoko Sauvage, integra a Exposição “Fluxos – O Japão e a água”. Créditos: Marina Melchers

A Japan House São Paulo realiza até o próximo dia 1° de fevereiro a exposição “Fluxos – O Japão e a Água”, que trata o “suco de H²0” como item primordial no cotidiano japonês, não somente como meio natural, mas como energia que amolda a cultura, a espiritualidade, a tecnologia e o desenvolvimento do País do Sol Nascente. Em meio a rios, mares, lagos e fontes termais, a água percorre a rotina japonesa e infunde soluções práticas, rituais ancestrais e expressões artísticas.

 

Com curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, a exposição sugere um trajeto imersivo que acena o público à contemplação e à reflexão. A expografia, inspirada no movimento da água, transforma o ambiente em uma experiência sensorial, com formas, texturas e iluminação que evocam fluidez e continuidade.

 

A mostra trata desde amplos projetos de infraestrutura, como o Canal Subterrâneo de Escoamento da Área Metropolitana de Tóquio — maior sistema subterrâneo de controle de inundações do mundo — até exercícios espirituais e festivais habituais vinculados à purificação, ao equilíbrio e ao respeito pela natureza. Também enaltece a prosperidade das águas japonesas, sua biodiversidade, seus minerais e o valor das águas termais, reconhecidas por suas propriedades únicas.

 

A analogia emblemática e poética com a água se explica ainda através da arte. Três obras regem essa visão: uma xilogravura de Hiroshige Utagawa, de 1857, que retrata paisagens aquáticas do antigo Japão; a instalação sonora Buloklok, de Tomoko Sauvage (foto), que transforma o movimento das bolhas submersas em paisagens sonoras; e Sans room, de Shiori Watanabe, um ecossistema artificial que reflete sobre a presença da vida em ambientes aparentemente vazios.

 

A exposição apresenta hábitos e soluções que o Japão desenvolve há décadas para o gerenciamento da água, com textos e cerca de 50 fotografias de diversas instalações de irrigação no Japão. Ao juntar informação, arte e sensibilidade, a mostra permite ao público a refletir sua relação com esse elemento essencial.

 

SERVIÇO:

Exposição: Fluxos – O Japão e a Água

Onde: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 – Cerqueira César

Quando: até 1°/02/2026; de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h

Quanto: entrada gratuita

 

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *