Exposição “Beatriz González: A Imagem em Trânsito” na Pina Luz
![]() |
| "Decoración de interiores" (1981), de Beatriz González, em exposição na Pinacoteca de São Paulo. Foto: Jorge Almeida |
A Pinacoteca do Estado de São Paulo realiza até o próximo domingo, 1° de fevereiro, no edifício Pina Luz, a exposição “Beatriz González: A Imagem em Trânsito”, que reúne mais de 100 obras produzidas desde os anos de 1960 da artista colombiana que morreu no último dia 9 em Bogotá.
A mostra traz um panorama sólido de mais de seis décadas da trajetória da artista colombiana. Reconhecida como uma das grandes personalidades da arte latino-americana, González estabeleceu uma obra fortemente ligada à história política e social da Colômbia, na qual imagens da imprensa, da cultura popular, da religião e da história da arte ocidental são apropriadas e ressignificadas com ironia, crítica e forte engajamento social.
Ao longo de sete salas da Pina Luz, a exposição aborda diferentes períodos e procedimentos da artista, desde os trabalhos primitivos baseados em fotografias de jornais, como Los suicidas del Sisga, até trabalhos emblemáticos como “Decoración de Interiores” (foto), uma estampagem sobre tecido, de 1981, em que a imagem do poder político surge desconjuntada para suportes domésticos. Móveis, cortinas, placas de trânsito e outros objetos do dia-a-dia tornam-se campos de pintura, tática com a qual Beatriz González interroga noções de bom gosto, categoria artística e circulação das imagens, do mesmo modo em que aborda assuntos como violência política, conflito armado, deslocamentos forçados e colapsos sociais.
Primeira individual da artista
no Brasil, a exposição corrobora a contemporaneidade e a força de uma obra que
transforma a imagem em instrumento de reflexão coletiva e resistência. Entre
humor ácido, poesia visual e crítica contundente, Beatriz González construiu uma
visão singular sobre a cultura de massas e a memória latino-americana,
estreitando arte e vida com invenção e rigor.
Em meio aos destaques, além da obra citada acima, obras como “Bombeiros fatigados despues de intenso incêndio” (1970), uma heliografia sobre papel; “Todo artista tiene su época dorada” (1985), esmalte sobre vasos de barro; e “Pictografías particulares” (2014), impressões digitais sobre metal.
SERVIÇO:
Exposição: Beatriz
González: A Imagem em Trânsito
Onde:
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina Luz) – Praça da Luz, 02 – Luz
Quando: até 1°/02/2026;
de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h
Quanto: R$ 30,00
(inteira); R$ 15,00 (meia-entrada); gratuito aos sábados para o público em
geral
Por Jorge Almeida

Comentários
Postar um comentário