Exposição aborda “fake news” no Instituto Cervantes

 

Painel da exposição na entrada do Instituto Cervantes. Foto: Jorge Almeida

Com curadoria do coletivo espanhol Prodigioso Volcán, o Instituto Cervantes realiza até o próximo sábado, 31 de janeiro, a exposição “Notícias Falseadas: o Poder da Mentira” e apresenta textos, imagens e vídeos que auxiliam o visitante a perceber como a mentira se constrói e porque somos tão vulneráveis a ela e quem se beneficia de sua circulação.

A mostra permite uma análise clara e objetiva sobre o tema. Dividida em quatro núcleos - A era da desinformação; Mentiras Que Fazem História; O impacto da mentira; e Como combater a desinformação -, a exposição delineia uma linha do tempo que começa desde a Roma antiga até a era digital, destacando como as estratégias de desinformação seguem intrinsecamente as mesmas, mudando apenas os formatos e os meios de distribuição.  

Uma corrente de WhatsApp pode influenciar em uma eleição, uma imagem fora de conjuntura pode provocar uma crise de saúde pública e um tuíte sem base efetiva tem o poder de agravar a gestão de uma desgraça. A informação sempre foi poder — e a desinformação, desde a Antiguidade, um instrumento ardiloso. Na Roma antiga, boatos e teorias já eram habituais para articular disputas políticas; hoje, são os vídeos virais e notícias falsas circulam em segundos e atravessam fronteiras, ampliando seus efeitos sociais, políticos e econômicos.

As “fake news” não são um elemento novo, mas jamais tiveram tanta abrangência e celeridade. Por trás delas, há sempre uma finalidade: provocar temor, manter polarizações, sustentar falas ‘negacionistas’, manipular métodos políticos ou unicamente obter proveito. Suas implicações são densas e vão da suspeita generalizada à instrumentalização da falsidade como arma em motins contemporâneos.

Mais do que trazer respostas prontas, a mostra atua como um ponto de partida para o pensamento crítico. A intenção é gerar interrogações, instigar o debate e levar cada pessoa a ajuizar sobre sua própria afinidade com a informação. Ao final do percurso, a questão que permanece é simples e incômoda: temos capacidade de apontar a verdade da mentira? Isso é posto à prova com um quizz com algumas perguntas sobre fatos recentes e históricos em que o visitante pode responder se é “fato” ou “fake”.

SERVIÇO:

Exposição: Notícias Falseadas: o Poder da Mentira

Onde: Instituto Cervantes - Avenida Paulista, 2.439 - Cerqueira César 
Quando: até 31/01/2026; de segunda a sábado, das 16h às 20h

Quanto: entrada gratuita


Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *