CULTSP PRO oferece programação gratuita em janeiro com mostra de cartazes do 36º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira e curtas no Cineclube Oswald *

 

Para celebrar o aniversário de 472 anos da cidade de São Paulo, o Complexo Cultural Oswald de Andrade recebe a Mostra dos Cartazes finalistas do Concurso de Cartazes do 36º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, promove uma ampla programação gratuita durante o mês de janeiro no Complexo Cultural Oswald de Andrade, no bairro do Bom Retiro, região central da capital paulista. As atividades incluem exposição, mostra de cartazes, exibição de curtas, documentários e filmes para celebrar o aniversário de 472 anos da cidade de São Paulo. 

O CULTSP PRO é um programa gerido pelo idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Sua sede está localizada no Complexo Cultural Oswald de Andrade, na Rua Três Rios, 363, e atua como um centro de formação dedicado à qualificação e valorização dos profissionais do setor cultural.

A exposição Floresta Invisível, da artista Seungyeon Lee, vai até dia 10/1. Sua mostra dialoga com temas atuais pertinentes, como sustentabilidade, ecologia, história, mitologia e reflete sobre a crise climática e a interdependência entre a humanidade e a natureza. Essa mostra é promovida pelo Centro Cultural Coreano no Brasil.

Na véspera do aniversário de São Paulo, dia 24/01, tem a abertura da mostra dos Cartazes finalistas do Concurso de Cartazes do 36º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Em parceria com a Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC), a exposição vai até 15/03 e possui trabalhos de 18 estados, com 11 destaques e 37 trabalhos selecionados pela comissão. Nesta edição, foram recebidas 368 inscrições e o cartaz escolhido pela comissão julgadora foi feito por Sofia de Carvalho Costa e Lima, de Salvador (BA).

A programação de curtas inicia dia 24/1,das 16h às 17h30, para apresentar obras de artistas e coletivos que em 2025 integraram a programação do Oswald de Andrade com seus projetos e obras em uma sessão especial de curtas em um contexto das comemorações do aniversário da cidade realizadas neste final de semana. A primeira é a animação CALL 01321, com direção de Vics e Vitor Zanini, que acompanha a jornada de uma personagem por imagens que desafiam normas de corpo e forma e já circula por mostras e festivais nacionais e internacionais. A segunda é a Todo Coração Bate em Silêncio, com direção de Sabrina Caires e Paulo Duarte, que conta a história da personagem Lívia Aparecida Paixão, uma mulher negra, mãe solo e surda, moradora da periferia de São Paulo, em sua luta por sobrevivência e criação dos filhos, refletindo sobre quem ocupa o “lugar de fala” daqueles que não têm voz. A ficção Uma Noite, de Leti Marques, retrata um casal que, entre amor, maternidade e realização profissional, enfrenta escolhas difíceis quando o tempo do corpo e da vida fogem ao planejamento. Essa obra é resultado do investimento da Prefeitura de Taboão da Serra, da Secretaria de Cultura e Turismo e da Lei Paulo Gustavo. Já o documentário Batuqueiras, dirigido por Mayara Dias, destaca a força coletiva de mulheres artistas e ativistas que utilizam ritmos ancestrais como instrumento de resistência e pertencimento. De Regreso - Abuelos y Nietos del Bom Retiro, com direção de José Giovanni, é um minidoc que revela, de forma intimista, as memórias e as expressões culturais de migrantes bolivianos no Bom Retiro sobre um novo imaginário além dos estigmas. Já o documentário Festival Revita Prates, com direção de Fernando Oikawa, narra a trajetória do festival Revita Prates, do surgimento em 2018 aos dias atuais, destacando sua construção coletiva e seu impacto intersetorial na comunidade. E, por fim, exibido com óculos específicos, das 10h às 15h, o filme Ocupação Mauá, dirigido por Tadeu Jungle, realizado em realidade virtual sobre a Ocupação Mauá em São Paulo, mostra o cotidiano, a autogestão comunitária e o sentido político do ato de ocupar. 

O programa
O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura é voltado à formação e qualificação do setor cultural e criativo no Brasil. Dividido em seis escolas temáticas, o programa oferece formações em artes cênicas, produção musical, cenografia, curadoria, gestão de museus, audiovisual, games, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e empreendedorismo cultural. O Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro também integra a iniciativa, fortalecendo grupos artísticos e valorizando as culturas regionais.

SERVIÇO
CULTSP PRO – Programação de Janeiro de 2026
Local: Complexo Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo
Entrada: gratuita | Classificação indicativa: livre
Acompanhe a programação em: www.cultsp.pro.gov.br

Exposições
Floresta Invisível, de Seungyoun Lee – até 10/1/2026, das 9h às 22h (seg. a sex.) e das 9h às 18h (sáb. e dom.)
Mostra dos Cartazes finalistas do Concurso de Cartazes do 36º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira - de 24/01 a 15/03, das 09h às 22h (segunda a sexta) e das 9h às 18h (sábados e domingos)

Cinema
Exibição Sessão Especial de Curtas - 24/01, das 16h às 17h30
CALL 01321
Todo Coração Bate em Silêncio
Uma Noite
Batuqueiras
De Regreso - Abuelos y Nietos del Bom Retiro
Festival Revita Prates
Ocupação Mauá

Créditos: Luciana Canuto | IDG

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *