Conhecendo o antigo Hotel Globo, em João Pessoa (PB)
![]() |
| Fachada do antigo Hotel Globo, em João Pessoa. Foto: Jorge Almeida |
Situado no Centro Histórico de João Pessoa, mais precisamente na Praça de São Frei Pedro Gonçalves, o (antigo) Hotel Globo, e hoje centro cultural e turístico, é uma das edificações mais emblemáticos da capital paraibana. Edificado entre 1928 e 1929 pelo hoteleiro Henrique Siqueira, o “Seu Marinheiro”, surgiu com a intenção de ser o primeiro hotel de luxo da cidade, propiciando inovações para a época, como telefone e banheiros próximos aos quartos. Durante muitos anos, foi ponto de encontro da alta sociedade, cenário de bailes, banquetes e hospedagem de políticos, artistas e personalidades que apontaram a história cultural e política do país.
Com uma arquitetura eclética, que mescla influências neoclássicas, art nouveau e art déco, o imóvel se destaca também pela vista excepcional para o Rio Sanhauá e pelo pôr do Sol observado a partir de seu jardim, um dos mais belos da cidade. Tombado pelo Iphaep em 1980 e integrado ao conjunto do Centro Histórico reconhecido pelo Iphan em 2009, o Hotel Globo leva em sua estrutura a reminiscência do período de maior vitalidade econômica do Varadouro, quando o porto, a ferrovia e o comércio agrupavam a vida urbana de João Pessoa.
O declínio surgiu por conta das mudanças no eixo de desenvolvimento de João Pessoa, como a transferência do porto para Cabedelo e a abertura de novos hotéis em áreas mais apreciadas. Após anos de desamparo, o imóvel passou por um procedimento de recuperação determinado judicialmente, sendo restaurado e reaberto ao público em 2016. Hoje, o antigo hotel funciona como centro cultural, recebendo exposições, apresentações artísticas, lançamentos de livros e projetos musicais, reafirmando seu papel como espaço vivo de cultura. Mais do que um patrimônio arquitetônico, o Hotel Globo é um espaço onde passado e presente se encontram, ajudando a contar, de forma sensível e acessível, a história de João Pessoa.
No local, ainda tem o Celeiro Espaço Criativo, que é um espaço mantido que incentiva a arte e o artesanato. Reunindo obras de artistas e artesãos da capital e de várias cidades da Paraíba, o local mostra a força e a qualidade do artesanato paraibano. Esse trabalho contribuiu para que João Pessoa recebesse o título de Cidade Criativa da UNESCO.
Além da arquitetura, o espaço ainda tem resquícios dos tempos áureos do Hotel Globo, como a instalação das mesas de quando o local estava na ativa.
SERVIÇO:
Espaço Cultural Hotel Globo
Onde: Largo de São Frei Pedro Gonçalves, Praça São Pedro Gonçalves, 7,
Varadouro, João Pessoa
Quando: diariamente, das 8h às 17h
Quanto: entrada gratuita
Por Jorge
Almeida

Comentários
Postar um comentário