Cinedebate Mottainai Kitchen propõe reflexão sobre desperdício alimentar e sustentabilidade *

Foto meramente ilustrativa.

  

Documentário integra calendário da exposição "Antípodas - Tão Distantes, Tão Próximos", no SESC Vila Mariana

A Fundação Japão, em parceria com o SESC São Paulo, realiza na próxima quarta-feira (07), às 19h, o Cinedebate “Mottainai Kitchen”, no auditório do SESC Vila Mariana. A exibição do documentário integra a programação da Exposição “Antípodas - Tão Distantes, Tão Próximos”, e propõe uma reflexão sobre desperdício alimentar, cultura e sustentabilidade a partir da exibição do documentário, seguida por um debate com convidados especialistas no tema.

Lançado em 2020, o documentário, dirigido e protagonizado por David Gross, tem 35 minutos de duração e acompanha a jornada do cineasta e ativista alimentar pelo Japão enquanto ele descobre o fascinante conceito japonês de "Mottainai" (que significa "que desperdício!"). Em uma cozinha móvel, Gross prepara refeições exclusivamente com ingredientes descartados por outros, explorando o conceito japonês de “Mottainai”. Ao longo do percurso, ele conhece chefs, agricultores e ativistas que transformam restos de alimentos, plantas silvestres e até insetos em pratos criativos e sustentáveis, inspirando uma verdadeira revolução da cozinha sem desperdício.

Após a sessão, o público pode participar de um debate mediado por Edmara Roque, nutricionista do SESC Vila Mariana e educadora em saúde. A conversa contará ainda com a participação do professor doutor Victor Hugo Kebbe, antropólogo social e docente da UFSCar e da coordenadora do Programa SESC Mesa Brasil da unidade Itaquera, Aline de Oliveira, que é nutricionista e mestre em Nutrição e Saúde Pública pela USP.

A atividade é gratuita e conta com 130 vagas. Os ingressos devem ser retirados na Central de Atendimento do SESC Vila Mariana ou pelo aplicativo Credencial SESC SP, a partir de 06 de janeiro de 2026.

A exposição
O termo antípodas refere-se a lugares e pessoas situados em lados opostos da Terra, mas também sugere encontros e conexões possíveis, mesmo a longas distâncias. É dessa ideia que a mostra traz o que há de comum entre culturas aparentemente distantes, como Brasil e Japão, São Paulo e Tóquio.

A exposição busca ampliar perspectivas sobre fenômenos universais, reforçando o intercâmbio cultural que se reflete na gastronomia, na música, nas artes visuais e nas tradições preservadas por gerações, reafirmando a vitalidade desse vínculo.

Com curadoria de Tomoe Moriyama, do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, a exposição reúne a nova geração de artistas japoneses que exploram tecnologia, interatividade e experiências coletivas para propor novas formas de ver o mundo. A curadora, que já organizou mais de 50 exposições no Japão e no exterior, é referência internacional em arte midiática.

SERVIÇO
Cinedebate Mottainai Kitchen
Quando: 07 de janeiro de 2026, quarta-feira, às 19h
Local: Auditório do SESC Vila Mariana, Torre A, 1º Andar
Vagas: 130 lugares
Ingressos: Grátis
Créditos: Schaline Assis | Agência Contatto

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *