Universidad Católica: campeã da Copa Equador 2025

 

A Universidad Católica conquistou a sua primeira Copa Equador 2025. Créditos: @CopaEcuador

Com direito a um gol que “nem Pelé fez”, a Universidad Católica venceu a favorita LDU Quito por 3 a 2 na noite desta quinta-feira (18), e conquistou pela primeira vez a Copa Equador 2025 em final disputada no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito. Os gols dos campeões foram marcados por Alonso, Anangonó (que fez o golaço) e José Fajardo, enquanto Medina, que chegou a empatar, e Minda, já nos acréscimos, descontaram para o Rey de Copas.

Antes de a bola rolar, a emoção tomou conta do estádio. Foi feito um minuto de silêncio por conta do luto ao jogador do Barcelona de Guayaquil, Mario Pineida, que foi assassinado nesta quarta-feira. Com a pelota rolando, a Universidad Católica errou na saída, deu a bola de graça para a LDU, que conseguiu o escanteio no primeiro minuto de jogo. A equipe de Tiago Nunes seguiu pressionando a saída de bola da Católica. Aos três minutos, o goleiro John Lara foi exigido mais uma vez, após chute de Medina. Mais tarde, o camisa 16 da LDU puxou o contra-ataque, tentou surpreender o goleiro adversário ao arriscar de longe, mas Lara estava atento e defendeu.

Nos minutos seguintes, a partida deu uma desacelerada após a intensidade dos momentos iniciais, com as equipes se estudando. Até que, quando os Albos estavam ligeiramente superiores, aos 16, Bryan Ramírez vacilou, foi desarmado, o Trenzito Azul foi para o ataque, a bola chegou para Mauricio Alonso, que dominou, arriscou de média distância, a bola quicou no chão e Domínguez não pegou. A LDU tentou responder. Aos 22, Alzugaray fez boa jogada pela direita, cruzou para Medina, que tentou de perna esquerda, pegou mal na bola, mas teve desvio de Arangono e saiu para escanteio.

A Liga Deportiva Universitaria passou a tentar pressionar o adversário com ligações diretas ou em dois ou três toques rápidos, mas sem conseguir acertar o último passe e só exigido de Lara cobranças de tiro de meta. Mais tarde, aos 33, Bryan Ramírez soltou a bomba e mandou para fora. Mas, três minutos depois, Cornejo fez boa jogada pela direita, achou Bryan Martínez na linha da grande área, o camisa 29 dominou, chutou, a bola bateu na trave e em Lara para, no rebote, Medina mostrar oportunismo e mandar para as redes.

Com o empate, a La Bordadora foi para cima em busca da virada. Aos 41, Quintero cobrou lateral rapidamente para Alzugaray que, sozinho, soltou a pancada e Lara espalmar. Nos minutos finais do primeiro tempo, a LDU tentou pressionar para ir para o intervalo em vantagem. O árbitro Álex Cajas deu cinco minutos de acréscimos, mas o empate foi mantido.

Para o segundo tempo, os times voltaram sem alterações. A LDU voltou com mais intensidade, mas os Cammaratas se fecharam bem e chegavam com perigo. Aos sete minutos, Alonso arriscou de longe e mandou para fora. Nos minutos seguintes, ambas as equipes falharam nas tentativas de ataque devido aos passes errados nos metros finais.

Até que, em um desses passes errados, aos 15, Domínguez saiu jogando errado, jogando a redonda de graça para Anangonó que dominou e, próximo da linha divisória de campo, viu o goleiro adiantado, deu uma fatiada na bola e encobriu o arqueiro de 1,95 metro. Sim, o lateral-direito da Católica fez "o gol que o Pelé não fez".

Os Universitários sentiram o gol, demoraram para se recuperar na partida. Enquanto isso, do outro lado, o técnico Diego Martínez tratou de reforçar a marcação ao colocar a entrada do lateral-direito Romero no lugar do atacante Alonso.

Os comandados de Tiago Nunes foram para cima, mas o nervosismo tomou conta e a LDU passou a errar bastante passe e ficando exposto aos contra-ataques do adversário. Aos 38, a o boliviano Villamil deu um passe para trás, errou, deixando de graça para o panamenho José Fajardo, que ficou cara-a-cara com Domínguez, mas o goleiro defendeu e impediu o terceiro gol.

No entanto, logo em seguida, aos 43, após o chutão, Adé tentou recuar para o goleiro, mas José Fajardo, atento, tirou vantagem, tentou driblar o Domínguez, que até tentou abafar, mas a esférica bateu na perna do panamenho e entrou. Com dois gols de desvantagem, a LDU foi para cima, na base do abafa. O árbitro deu oito minutos de acréscimos. Aos 50, a LDU descontou. A bola foi lançada na área, foi feita a 'casquinha' e, depois do bate-rebate, a redonda sobrou para Minda, que empurrou para o gol. O Rey de Copas tentou ir em busca do empate, o goleiro Domínguez foi para a área, a Universidad Católica se segurou. Então, aos 54 minutos, o árbitro Álex Cajas encerrou a partida. Fim de jogo no Olímpico Atahualpa: LDU Quito 2, Universidad Católica 3. O Chatoleí é campeão da Copa Equador 2025, a primeira de sua história.

A seguir, o resumo da campanha dos campeões e a ficha técnica da decisão.

Data - Jogo - Local:
Primeira Fase:
23 e 31/07 - Río Aguarico 0x1 Universidad Católica (EQU) - Municipal, Shushufindi/Olímpico, Ibarra (EQU)*
Oitavas-de-final:
1°/10 - LDU Portoviejo 1x3 Universidad Católica (EQU) - Reales Tamarindos, Portoviejo (EQU)
Quartas-de-final:
13/10 - Independiente del Valle 1x2 Universidad Católica (EQU) - Banco Guayaquil, Quito (EQU)
Semifinais:
25/10 - Universidad Católica (EQU) 4x1 Cueca Juniors - Olímpico Atahualpa (EQU)
02/12 - Cuenca Juniors 0x0 Universidad Católica (EQU) - Alejandro Serrano Aguilar, Cuenca (EQU)
Final:
18/12 - LDU Quito 2x3 Universidad Católica (EQU) - Olímpico Atahualpa (EQU)
* A partida foi suspensa no intervalo por conta da chuva forte e remarcada para o dia 31/07 no Estádio Olímpico, em Ibarra

FICHA TÉCNICA: LDU QUITO 2x3 UNIVERSIDAD CATÓLICA (EQU)
Competição/Fase: Copa Equador 2025 - final (jogo único)
Local: Estádio Olímpico Atahualpa, Quito (EQU)
Data: 18 de dezembro de 2025, quinta-feira - 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Alex Cajas
Assistentes: Edson Basques e Dani Ávila
Cartões Amarelos: José Quintero (LDU Quito); José Fajardo, Anangonó, Londoño e Romero (Universidad Católica
Gols: Alonso, aos 16 min (0-1); Medina, aos 36 min do 1° tempo (1-1); Anangonó, aos 15 min (1-2); Fajardo, aos 42 min (1-3); Minda, aos 50 min do 2° tempo (2-3)
LDU QUITO: 22.Dominguez; 14.José Quintero, 30.Allala, 4.Ricardo Adê, 33.Leonel Quiñonez (5.Minda) e 29.Bryan Ramírez; 20.Cornejo (11.Estrada), 8.Carlos Gruezo (7.Pastrán) e 15.Gabriel Villamil; 9.Alzugaray (10.Alvarado) e 16.Medina. Técnico: Tiago Nunes
UNIVERSIDAD CATÓLICA (EQU): 12.Johan Lara; 29.Anangonó, 33.Luiz Cangá, 4.Chancellor e 30.Eddy Mejía (37.Carlos Medina); 5.Cacciabue, 8.Emiliano Clavijo (15.Moreno) e 28.Mauro Díaz (10.Facundo Martínez), 9.Londoño e 7.José Fajardo (18.Palacios); 32.Alonso (13.Romero). Técnico: Diego Martínez

Parabéns ao Club Deportivo Universidad Católica del Ecuador pelo título.

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

11ª Feira Diversa une cultura, empregabilidade e representatividade LGBTQIA+ em São Paulo *