"Sissi" e "Um jogo só nosso" são os vencedores do Festival de Cinema Mulheres no Futebol *

 

Foto meramente ilustrativa.

Os filmes foram escolhidos por voto popular nas categorias Mostra Competitiva Internacional de Curta-Metragem e Mostra Competitiva Internacional de Longa-Metragem

Museu do Futebol divulga os filmes vencedores da primeira edição do Festival de Cinema Mulheres no Futebol, que entre 27 de novembro e 1º de dezembro celebrou de forma inédita a cinematografia do futebol feita por mulheres. “Um Jogo Só Nosso”, de Julia Martinez Heimann e Natalia Laclau (Argentina), foi eleito o melhor longa-metragem, enquanto “Sissi”, dirigido por Ana Rieper (Brasil), conquistou o primeiro lugar entre os curtas, ambos escolhidos por voto popular. Localizado no Estádio do Pacaembu, o museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo. 

A cerimônia de encerramento e premiação aos filmes vencedores foi realizada na segunda-feira (1/12) no Auditório Armando Nogueira e contou com homenagem à cineasta Laís Bodanzky e participação da atriz Bruna Linzmeyer.  

A mostra competitiva reuniu produções de diversos países e destacou o protagonismo feminino nas telas e nos bastidores do cinema esportivo, trazendo histórias de resistência, conquistas e inspiração dentro e fora de campo. Realizado em parceria com o Cinefoot, o festival também apresentou filmes infantojuvenis, mesas-redondas, homenagens, oficinas e uma exposição fotográfica, ampliando o diálogo entre cinema, memória e a trajetória das mulheres no futebol. Ao todo, foram exibidos 27 filmes, incluindo em mostras especiais (não competitivas).   

O Festival de Cinema Mulheres no Futebol, organizado pelo Museu do Futebol, é um evento internacional e competitivo dedicado ao protagonismo feminino no cinema esportivo, destacando a presença e a representatividade das mulheres na criação e produção audiovisual sobre futebol. Com foco no futebol feminino e em diálogo com a realização da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil, o festival busca se consolidar como um espaço de convergência global, promovendo reflexão, difusão, apoio coletivo e valorização da cinematografia feita por mulheres cis ou trans, LGBTQIAPN+ ou que se identificam como mulheres. 

As obras exibidas no festival foram selecionadas por meio de convocatória pública e pela curadoria do evento. 

Confira os premiados do 1˚ Festival de Cinema Mulheres no Futebol: 

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE LONGA-METRAGEM 
1º Lugar   
Um jogo só nosso (Un juego proprio
Dir. Julia Martinez Heimann e Natalia Laclau (Argentina)  

2˚ Lugar 
México 71 
Dir. Carolina M. Fernández e Carolina Gil Solari (Argentina) 

3˚ Lugar 
Lucy – O destino de uma pioneira (Lucy- Un destino da pioneira
Dir. Roberto Pili (Itália) 

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTA-METRAGEM 

1º Lugar 
Sissi 
Dir. Ana Rieper (Brasil) 

2˚ Lugar 
Varzeanas: guardiãs de territórios em disputa  
Dir. Beatriz Calheta Silva (Brasil) 

3˚ Lugar 
Dilma Mendes – Futebol e raça 
Dir. Tais Amordivino (Brasil) 

Menções honrosas 
Passa a bola 
Dir. Guilherme Herrera Falchi (Brasil) 

Corpos reais, torcedoras reais (Cuerpas reales , hinchas reales 
Dir. Erica Voget (Argentina 

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL  
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.  

O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

PATROCINADORES E PARCEIROS  
A Temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta, Shopping Cidade São Paulo e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil e Pacaembu Autopeças como empresas parceiras e dos parceiros de mídia Revista Piauí, Rádio TMC, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux.  O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.  

Créditos: Lívia Albernaz | IDBR

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

11ª Feira Diversa une cultura, empregabilidade e representatividade LGBTQIA+ em São Paulo *

Renegado lança MargeNow *