"Sissi" e "Um jogo só nosso" são os vencedores do Festival de Cinema Mulheres no Futebol *
![]() |
| Foto meramente ilustrativa. |
Os filmes foram escolhidos por voto popular nas categorias Mostra Competitiva Internacional de Curta-Metragem e Mostra Competitiva Internacional de Longa-Metragem
O Museu do Futebol divulga os filmes vencedores da primeira edição do Festival de Cinema Mulheres no Futebol, que entre 27 de novembro e 1º de dezembro celebrou de forma inédita a cinematografia do futebol feita por mulheres. “Um Jogo Só Nosso”, de Julia Martinez Heimann e Natalia Laclau (Argentina), foi eleito o melhor longa-metragem, enquanto “Sissi”, dirigido por Ana Rieper (Brasil), conquistou o primeiro lugar entre os curtas, ambos escolhidos por voto popular. Localizado no Estádio do Pacaembu, o museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.
A cerimônia de encerramento e premiação aos filmes vencedores foi realizada na segunda-feira (1/12) no Auditório Armando Nogueira e contou com homenagem à cineasta Laís Bodanzky e participação da atriz Bruna Linzmeyer.
A mostra competitiva reuniu produções de diversos países e destacou o protagonismo feminino nas telas e nos bastidores do cinema esportivo, trazendo histórias de resistência, conquistas e inspiração dentro e fora de campo. Realizado em parceria com o Cinefoot, o festival também apresentou filmes infantojuvenis, mesas-redondas, homenagens, oficinas e uma exposição fotográfica, ampliando o diálogo entre cinema, memória e a trajetória das mulheres no futebol. Ao todo, foram exibidos 27 filmes, incluindo em mostras especiais (não competitivas).
O Festival de Cinema Mulheres no Futebol,
organizado pelo Museu do Futebol, é um evento internacional e competitivo
dedicado ao protagonismo feminino no cinema esportivo, destacando a presença e
a representatividade das mulheres na criação e produção audiovisual sobre
futebol. Com foco no futebol feminino e em diálogo com a realização da Copa do
Mundo Feminina de 2027 no Brasil, o festival busca se consolidar como um espaço
de convergência global, promovendo reflexão, difusão, apoio coletivo e
valorização da cinematografia feita por mulheres cis ou trans, LGBTQIAPN+ ou
que se identificam como mulheres.
As obras exibidas no festival foram selecionadas por meio de convocatória pública e pela curadoria do evento.
Confira os premiados do 1˚ Festival de Cinema Mulheres no Futebol:
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE LONGA-METRAGEM
1º Lugar
Um jogo só nosso (Un juego proprio)
Dir. Julia Martinez Heimann e Natalia Laclau
(Argentina)
2˚ Lugar
México 71
Dir. Carolina M. Fernández e Carolina Gil Solari
(Argentina)
3˚ Lugar
Lucy – O destino de uma pioneira (Lucy- Un
destino da pioneira)
Dir. Roberto Pili (Itália)
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTA-METRAGEM
1º Lugar
Sissi
Dir. Ana Rieper (Brasil)
2˚ Lugar
Varzeanas: guardiãs de territórios em disputa
Dir. Beatriz Calheta Silva (Brasil)
3˚ Lugar
Dilma Mendes – Futebol e raça
Dir. Tais Amordivino (Brasil)
Menções honrosas
Passa a bola
Dir. Guilherme Herrera Falchi (Brasil)
Corpos reais, torcedoras reais (Cuerpas
reales , hinchas reales )
Dir. Erica Voget (Argentina
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio
Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol possui
salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e
compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso
patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.
O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCINADORES E PARCEIROS
A Temporada 2025 do Museu do Futebol conta com
patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú
Unibanco; apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo
Zanchetta, Shopping Cidade São Paulo e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil
e Pacaembu Autopeças como empresas parceiras e dos parceiros de mídia Revista
Piauí, Rádio TMC, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux.
O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da
Cultura – Lei Rouanet.
Créditos: Lívia Albernaz | IDBR
* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários
Postar um comentário