Pesquisa Ipsos revela que 71% dos brasileiros planejam assistir à Copa do Mundo em 2026 *
O relatório “Predictions 2026”, uma pesquisa global
da Ipsos que analisou expectativas e percepções de 30 países sobre vários
temas, mostra que a Copa do Mundo é um
ponto alto de expectativa dos entrevistados: 71% dos brasileiros planejam
assistir ao evento em 2026 (59% média global).
Segundo os índices globais, o entusiasmo é maior
especialmente entre os homens da Geração Z, nascidos entre 1996 e 2012 (71%),
mas cai consideravelmente entre as mulheres da Geração Baby Boomer, nascidas
entre 1945 e 1965, grupo menos engajado com o evento (39% têm intenção de
assistir aos jogos). Já no Brasil, os homens da Geração Z também sãos os mais
interessados na Copa (84%), seguidos pelas mulheres Millennials (76%). Porém,
diferentemente da média global, no Brasil os homens brasileiros da Geração Baby
Boomer são os menos interessados: 54% contra 67% das mulheres da mesma geração.
A pesquisa também revela que 48% dos brasileiros
acreditam que um dos jogos poderá ser cancelado ou abandonado devido às
condições climáticas extremas – mesmo número da média dos 30 países.
Globalmente, a maioria (59%) acredita que a Argentina não ganhará novamente o mais importante torneio de futebol do mundo. Brasil (25%), Japão (25%) e Alemanha (20%) são os que menos concordam com a afirmação. Já os argentinos são os que mais acreditam que o país será o vencedor (87%).
Metodologia
A pesquisa foi realizada em 30 países pela Ipsos por
meio de sua plataforma on-line Global Advisor e, na Índia, por meio da
plataforma IndiaBus, entre sexta-feira, 24 de outubro, e sexta-feira, 7 de
novembro de 2025. A Ipsos entrevistou um total de 23.642 adultos com 18 anos ou
mais na Índia, de 18 a 74 anos no Canadá, República da Irlanda, Malásia, África
do Sul, Turquia e Estados Unidos, de 20 a 74 anos na Tailândia, de 21 a 74 anos
na Indonésia e Singapura, e de 16 a 74 anos em todos os outros países.
No Brasil, a amostra consiste em aproximadamente
1.000 indivíduos. Os dados são ponderados para que a composição da amostra de
cada país reflita melhor o perfil demográfico da população adulta, de acordo
com os dados do censo mais recente.
A precisão das pesquisas online da Ipsos é calculada usando um intervalo de credibilidade, sendo que uma pesquisa com N=1.000 tem precisão de +/- 3,5 pontos percentuais e uma pesquisa com N=500 tem precisão de +/- 5,0 pontos percentuais. Para mais informações sobre o uso de intervalos de credibilidade pela Ipsos, visite o site da Ipsos.
Sobre a Ipsos
A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado
independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de
6.000 clientes e 20.000 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas,
mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e
das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua
ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience,
engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos
avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e
constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo
prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor
do mundo.
Créditos: Gabrielly Fatima Marques da Silva Harnbaker | Weber
Shandwick
* Este conteúdo
foi enviado pela assessoria de imprensa

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