Pesquisa Ipsos revela que 71% dos brasileiros planejam assistir à Copa do Mundo em 2026 *

 



O relatório “Predictions 2026”, uma pesquisa global da Ipsos que analisou expectativas e percepções de 30 países sobre vários temas, mostra que a Copa do Mundo é um ponto alto de expectativa dos entrevistados: 71% dos brasileiros planejam assistir ao evento em 2026 (59% média global).

Segundo os índices globais, o entusiasmo é maior especialmente entre os homens da Geração Z, nascidos entre 1996 e 2012 (71%), mas cai consideravelmente entre as mulheres da Geração Baby Boomer, nascidas entre 1945 e 1965, grupo menos engajado com o evento (39% têm intenção de assistir aos jogos). Já no Brasil, os homens da Geração Z também sãos os mais interessados na Copa (84%), seguidos pelas mulheres Millennials (76%). Porém, diferentemente da média global, no Brasil os homens brasileiros da Geração Baby Boomer são os menos interessados: 54% contra 67% das mulheres da mesma geração.

A pesquisa também revela que 48% dos brasileiros acreditam que um dos jogos poderá ser cancelado ou abandonado devido às condições climáticas extremas – mesmo número da média dos 30 países.

Globalmente, a maioria (59%) acredita que a Argentina não ganhará novamente o mais importante torneio de futebol do mundo. Brasil (25%), Japão (25%) e Alemanha (20%) são os que menos concordam com a afirmação. Já os argentinos são os que mais acreditam que o país será o vencedor (87%).

Metodologia
A pesquisa foi realizada em 30 países pela Ipsos por meio de sua plataforma on-line Global Advisor e, na Índia, por meio da plataforma IndiaBus, entre sexta-feira, 24 de outubro, e sexta-feira, 7 de novembro de 2025. A Ipsos entrevistou um total de 23.642 adultos com 18 anos ou mais na Índia, de 18 a 74 anos no Canadá, República da Irlanda, Malásia, África do Sul, Turquia e Estados Unidos, de 20 a 74 anos na Tailândia, de 21 a 74 anos na Indonésia e Singapura, e de 16 a 74 anos em todos os outros países.

No Brasil, a amostra consiste em aproximadamente 1.000 indivíduos. Os dados são ponderados para que a composição da amostra de cada país reflita melhor o perfil demográfico da população adulta, de acordo com os dados do censo mais recente.

A precisão das pesquisas online da Ipsos é calculada usando um intervalo de credibilidade, sendo que uma pesquisa com N=1.000 tem precisão de +/- 3,5 pontos percentuais e uma pesquisa com N=500 tem precisão de +/- 5,0 pontos percentuais. Para mais informações sobre o uso de intervalos de credibilidade pela Ipsos, visite o site da Ipsos.

Sobre a Ipsos
A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 6.000 clientes e 20.000 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.

Créditos: Gabrielly Fatima Marques da Silva Harnbaker | Weber Shandwick

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

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