Napoli: campeão da Supercopa da Itália 2025/2026

 

O Napoli bateu o Bologna por 2 a 0 e ficou com o título da Supercopa da Itália 2025/2026. Créditos: @sscnapoli 

Ontem, ao abordar o tetracampeonato da Copa do Brasil do Corinthians, lembramos da narração do Galvão Bueno na Copa do Mundo de 1994. E, hoje, segunda-feira (22), outro nome da locução esportiva mereceu ser lembrado: Silvio Luiz com o seu “é mais um gol brasileiro, meu povo”, pois o bordão do saudoso vem bem a calhar na decisão do Supercopa da Itália 2025/2026, realizada no Estádio Universitário Rei Saud, em Riade, na Arábia Saudita. O Napoli derrotou o Bologna por 2 a 0 com dois gols do eterno “made in Cotia”, David Neres, que foi o artilheiro do certame com três gols. Os napolitanos levam o título do certame pela terceira vez.

O jogo começou movimentado, com o Napoli tentando jogar o Bologna para trás, mas o Rossoblù buscava responder. A primeira boa chance foi do Napoli. Aos nove, o escocês McTominay deu ótimo passe para o macedônio Eljif Elmas na esquerda, o camisa 20 chutou cruzado e mandou para fora.

Seis minutos depois, os napolitanos tentaram mais uma vez com Eljif Elmas, que recebeu na esquerda, arriscou de fora da área, forte e Ravaglia encaixou.O Bologna tentou chegar com perigo com Odgaard, que tentou de fora da área, mas o dinamarquês não pegou bem e o chute saiu torto.

O jogo ficou equilibrado, com os dois lados alternando a posse de bola. O Napoli seguiu nas tentativas de infiltrar pelas pontas. Aos 30 minutos, em outra tentativa dos Gli Azzurri pela esquerda, houve finalização da linha de fundo por McTominay e Ravaglia fez ótima defesa.

O Napoli teve ótima chance de abrir o placar aos 35. Em uma ótima troca de passes, Spinazzola fez o 'facão', recebeu em profundidade na área, Ravaglia esticou o braço, amorteceu a trajetória da reonda e Ferguson tirou o perigo quase em cima da linha. Foi a melhor chance de gol na partida até então.

Mas, no minuto seguinte, o brasileiro David Neres marcou um golaço. O camisa 7 recebeu a cobrança de lateral na direita, puxou para dentro, chutou de canhota de fora da área, Ravali chegou a tocar na bola, mas não impediu o golaço do brasileiro. O Bologna tentou responder rapidamente ao gol sofrido. Aos 40, em chegada ao ataque, Cambiaghi chutou forte do lado direito e o goleiro Milinković-Savić defendeu.

O árbitro Andrea Colombo deu mais um minuto de acréscimo, porém, nada de interessante aconteceu nesse período e o primeiro tempo encerrou com a vitória parcial dos napolitanos.

Para o segundo tempo, o técnico Vincenzo Italiano voltou com Moro no lugar de Odgaard. Mas quem teve a primeira boa chance foi o Napoli. No primeiro minuto, Højlund encarou a marcação de Moro, chutou rasteiro e Ravaglia espalmou para escanteio. Na cobrança do córner, Rrahmani cabeceou e o camisa 13 deu um tapa por cima do travessão e impediu o segundo gol da equipe de Nápoles.

Mais tarde, aos oito, Højlund foi acionado na direita, entrou na área, tentou o chute cruzado e Ravaglia defendeu. No minuto seguinte, o Bologna teve a sua melhor chance no jogo. Orsolini cruzou na medida para Ferguson que cabeceou em excelente condições, mas no meio gol e Milinković-Savić encaixou.

No entanto, aos 11, a defesa do Bologna vacilou na saída de bola. A bola foi recuada para Ravaglia, que tocou para Lucumi que, desatento, não viu David Neres que o desarmou, avançou e, na saída do goleiro, o brasileiro deu um leve toque por cima.

O Napoli seguiu melhor na partida. Aos 20, Højlund fez boa jogada pela direita, tentou acionar David Neres na área, mas o camisa 7 chegou um pouco atraso na tentativa do hat-trick. Aos 22, em sua últma participação no jogo recebeu na esquerda, livre e, na hora de encher o pé, pegou mal e mandou longe do alvo.

Em seguida, os dois times mexeram. Pelos Partenopeus saíram Spinazzola e Eljif Elmas para as entradas de Gutiérrez e Lang, enquanto nos Galgos. Dallinga e Rowe entraram nos lugares de Ferguson e Cambiaghi. Aos 27, Politano soltou a pancada e mandou à esquerda do gol. Mais tarde, aos 32, a bola foi levantada na área, McTomanay tentou finalizar de forma acrobática, mas Rivaglia conseguiu defender.

O Napoli administrou o jogo, sem sofrer ameaças. Aos 42, a equipe de Antonio Conti teve uma ótima chance de ampliar. Gutiérrez cruzou da esquerda, a bola passou de Rivaglia e Politano, sem goleiro, finalizou por cima, sem goleiro. O árbitro Andrea Colombo deu quatro minutos de acréscimos. Aos 47, em um contra-ataque puxado pela meia, Lang foi acionado na esquerda e, livre, chutou e mandou direto para fora. Desperdiçando uma excelente chance. No último lance, o Bologna assustou com um chute de fora da área, que passou à esquerda da meta napolitana. Em seguida, o árbitro Andrea Colombo encerrou a partida. Fim de jogo em Riade: Napoli 2, Bologna 0. Os Gli Azzurri são campeões da Supercopa da Itália 2025/2026, a terceira de sua história.

A seguir, o resumo da campanha dos campeões e a ficha técnica da decisão.

Data - Jogo - Local:
Semifinal:
18/12/2025 - Napoli 2x0 Milan - Estádio Universitário Rei Saud, Riade (KSA)
Final:
22/12/2025 - Napoli 2x0 Bologna - Estádio Universitário Rei Saud, Riade (KSA)

FICHA TÉCNICA: NAPOLI 2x0 BOLOGNA
Competição/Fase: Supercopa da Itália 2025 - final (jogo único)
Local: Estádio Universitário Rei Saud, Riade (KSA)
Data: 22 de dezembro de 2025, segunda-feira - 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Andrea Colombo
Assistentes: Alessio Berti e Valerio Vecchi
Cartões Amarelos: Antonio Conte (téc.) e Politano (Napoli); Heggem, Cambiaghi e Holm (Bologna)
Gols: David Neres, aos 38 min do 1° tempo (1-0) e aos 11 min do 2° tempo (2-0)
NAPOLI: 32.Milinković-Savić; 22.Di Lorenzo, 13.Rrahmani, 5.Juan Jesus (4.Buongiorno) e 21.Matteo Politano; 68.Lobotka, 8.McTominay e 37.Spinazzola (3.Gutiérrez); 7.David Neres (30.Mazzocchi), 20.Eljif Elmas (70.Lang) e 19.Højlund. Técnico: Antonio Conte
BOLOGNA: 13.Ravaglia; 2.Holm, 14.Heggem, 26.Lucumi e 33.Juan Miranda; 19.Ferguson (24.Dallinga), 4.Pobega, 7.Orsolini (30.Dominguéz), 21.Odgaard (6.Moro) e 28.Cambiaghi (11.Rowe); 9.Santiago Castro (17.Immobile). Técnico: Vincenzo Italiano

Parabéns à Società Sportiva Calcio Napoli pelo título.

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

11ª Feira Diversa une cultura, empregabilidade e representatividade LGBTQIA+ em São Paulo *