MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026 *

Foto meramente ilustrativa.

Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03

O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01 

No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição “Lance”, e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas em cartaz até 2026. Duas delas, a 55ª Anual de Arte, com 38 obras de 34 estudantes, e “20 anos da Residência Artística FAAP - São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea”, com 135 obras e 91 artistas, estão em cartaz até dia 1º de março. Já a exposição “Lance”, com 14 obras de nove artistas, segue em cartaz no Edifício Lutetia, no centro da cidade, até dia 28 de fevereiro. E o projeto Mezanino Aberto, com a exposição “Entre o desenho e a pintura”, de Caru Duprat, foi prorrogado até dia 29 de fevereiro, com mais de 40 obras da artista.

55ª Anual de Arte
Uma das mais tradicionais mostras coletivas de arte contemporânea do circuito paulista, a 55ª Anual de Artes da FAAP apresenta 38 obras de 34 estudantes do Centro Universitário, nas mais variadas linguagens, meios e suportes artísticos.

O edital para a exposição - com foco na produção visual - é aberto a todos os estudantes. As obras foram selecionadas por uma comissão formada pelas professoras Lívia Aquino, Luana Fortes, Luciara Ribeiro e o professor Marcos Moraes, também diretor do MAB FAAP, a partir de 135 inscrições feitas pelos estudantes.

Os trabalhos são escolhidos a partir de critérios como o aprofundamento em pesquisas, a experimentação e resoluções visuais e conceituais instigantes, ainda que distintas em suas abordagens, notável dedicação nos trabalhos, tanto na produção, como nos processos de criação em diferentes linguagens.

Esta edição conta ainda com obras dos artistas convidados Gabriel Torggler e Marina Hachem, que participaram do programa da Residência Artística FAAP - Paris. O Programa premia, a cada semestre - dentre os inscritos que podem ser estudantes-, artistas formados pela instituição ou professores, para ocupar o estúdio 1422, que a instituição mantém desde 1997 na Cité Internationale des Arts, uma residência internacional localizada às margens do Rio Sena.

Exposição 20 anos da Residência Artística da FAAP
MAB FAAP segue até 01º de março de 2026 com a exposição “20 anos da Residência Artística FAAP - São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea”, com 91 artistas brasileiros e internacionais que já passaram pela residência artística da FAAP. A exposição celebra duas décadas de um dos programas mais consistentes de residência artística do país, reunindo 91 artistas e 135 obras que hoje integram a coleção do MAB FAAP.

Segundo Marcos Moraesdiretor do MAB FAAP, “a mostra evidencia a potência desse espaço de experimentação e convivência que, desde sua criação, tem fomentado a produção contemporânea e ampliado os diálogos entre linguagens, práticas e contextos culturais”.

Entre os artistas que já passaram pela Residência Artística da FAAP estão o libanês, radicado na França, Ali Cherri, ganhador do Leão de Prata na Bienal de Veneza de 2022. Ele apresenta o vídeo Slippage, de 2007, filmado em Beirute durante a Guerra do Líbano, em julho de 2006. Em 2007, participou da Residência Artística da FAAP – São Paulo, no edifício Lutetia, decorrente do Prêmio FAAP de Artes Digitais, do qual foi o ganhador em 2005.

Exposição “Lance” - Residência Artística FAAP - São Paulo 
A exposição LANCE apresenta 14 obras de nove artistas na Residência Artística FAAP, localizada no edifício Lutetia, no centro de São Paulo. Os trabalhos foram produzidos ao longo dos meses em que os artistas estiveram em período de residência na instituição.

O título LANCE é uma referência aos deslocamentos diários – entre os andares do edifício e seus distintos espaços como os estúdios de cada artista, área de trabalho e de serviços - que geram trocas, convivência entre os artistas em residência. Os deslocamentos pela cidade e o acesso aos estúdios do Centro Universitário da FAAP também inspiraram os artistas nessas produções

Os trabalhos revelam as diferentes abordagens e experimentações de materiais, técnicas e práticas artísticas que dialogam com a cidade e com o entorno do Edifício Lutetia.

Exposição “Entre o desenho e a pintura” – Projeto Mezanino, com Caru Duprat
MAB FAAP apresenta “Entre o desenho e a pintura”, exposição individual e inédita da artista Caru Duprat, dentro do projeto Mezanino Aberto. Com curadoria de Nancy Betts, a exposição traz um conjunto recente de mais de 40 obras da artista.

A mostra reúne três séries, “Águas que falam de águas”, “Águas que querem ser montanhas” e “Passagens”, que exploram a potência expressiva da aquarela. Entre transparências e densidades, Caru aproxima o gesto do desenho ao da pintura, evocando a lição dos mestres japoneses do “ukiyo-e” como Katsushika Hokusai e Utagawa Hiroshige, pintores de paisagens neste gênero que, na tradução para o português, significa “imagens do mundo flutuante”.

A partir de distintos locais como Ilha Bela, no litoral paulista, em Santorini, na Grécia, e Paraty, no litoral carioca, a artista propõe um olhar renovado sobre a paisagem. “Ao transformar a paisagem em pintura busco dar forma ao que acontece quando ela me envolve e me atravessa”, explica a artista em seu projeto.

Sobre o MAB FAAP
Desde que abriu suas portas pela primeira vez em agosto de 1961, ocupando o edifício projetado por Auguste Perret, em 1947, com a mostra “Barroco no Brasil”, o MAB FAAP se comprometeu a incentivar e divulgar a arte brasileira. Além de seu acervo próprio que conta com mais de 3.500 obras de arte a partir do final do século 19, no decorrer dos últimos anos, abrigou exposições marcantes para a história da cultura do País, como “Proposta 65”, “O Objeto na Arte: Brasil anos 60”, entre outras. Em 2024, apresentou a exposição “Desafio Salvador Dalí: Uma Exposição Surreal na FAAP, “Ancestral: Afro-Américas – Estados Unidos e Brasil”. Em 2025, recebeu a exposição “Andy Warhol: Pop Art!”, e sediou a Conferência Res Artis 2025 – São Paulo, o maior evento dedicado às residências artísticas do mundo, realizado pela primeira vez na América Latina.

Serviço
Exposições MAB FAAP
Até 18/01
Mezanino Aberto
Exposição “Entre o desenho e a pintura”, de Caru Duprat
Texto curatorial: Nancy Betts

Até 1º de março de 2026
Exposição “55ª Anual de Arte” – Salão Cultural
Exposição “20 anos da Residência Artística FAAP - São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea” – Sala Annie Alvares Penteado

MAB FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Horário de funcionamento:
De terça a domingo, das 10h às 18h - última entrada às 17h30
Entrada gratuita
Fechado às segundas-feiras
Acessibilidade: local acessível para cadeirantes.
Classificação etária: livre para todas as idades

Até 28 de fevereiro
Exposição “Lance”
Horário: segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, com última entrada às 16h30 

Edifício Lutetia – 1º andar 
Praça do Patriarca, 78 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01008-000 
Entrada gratuita   
Classificação etária: livre para todas as idades

*O MAB entra em recesso dia 22/12 e retorna dia 05/01

Créditos: Paula Corrêa | Buriti Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

11ª Feira Diversa une cultura, empregabilidade e representatividade LGBTQIA+ em São Paulo *