Kashima Antlers: campeão japonês de 2025

 

O Kashima Antlers é campeão japonês depois de nove anos. Créditos: @J_League_En 

Com dois gols do brasileiro Léo Ceará, o Kashima Antlers derrotou o Yokohama Marinos por 2 a 1, em compromisso válido pela 38ª da J.League 2025, o Campeonato Japonês, em partida disputada no Mercari Stadium, em Kashima. O tento da equipe visitante foi marcado por Amano. Com a vitória, a equipe de Taru Oniki chegou aos 76, um a mais que o Kashiwa Reysol, que era a única que tinha condições de tomar o título, o Antlers confirmou a sua nona conquista.

O jogo começou tenso, com os jogadores demonstrando um certo nervosismo, com a bola parecendo "queimar" os pés dos jogadores. Aos 12, a falta foi cobrada da direita, a bola foi levantada na área, o sistema defensivo do Yokohama Marinos fez uma "linha burra" e Chinen, livre, tentou de primeira, mas a pelota subiu demais.

Aos poucos, o Antlers passou a ocupar o campo de ataque. Aos 17, Ogawa cobrou falta e, no meio do gol, o goleiro Park agarrou a pelota, sem dar rebote. E, dois minutos mais tarde, o Kashima Antlers abriu o placar.  A redonda foi cruzada da direita para Araki, que furou, mas não desistiu o lance e, de costas para o gol, conseguiu levantar para Léo Ceará, que aproveitou a brecha entre os dois zagueiros, e mandou para as redes, marcando o seu 20° gol e se isolando na artilharia da competição.

Após sofrer o gol, o Marinos tentou sair para o jogo, mas a equipe de Taru Oniki povoou o meio-de-campo, dificultando a criação do adversário. Mais tarde, aos 31, Quiñones furou na altura do círculo central, o Kashima Antlers foi para o contra-ataque, mas a zaga desviou para escanteio.

Aos 37, o Kashima chegou a balançar as redes com Chinen após cobrança de falta na direita. Mas o VAR interveio e denunciou que o camisa 13 estava ligeiramente à frente do último defensor. Depois, aos 44, Léo Ceará tentou surpreender e, antes do meio-de-campo, chutou direto, a bola subiu e o goleiro Park defendeu sem dificuldades.

O árbitro deu quatro minutos de acréscimos. Aos 45, Matsumura foi lançado na direita, ganhou na corrida, cruzou na área, Park se adiantou e fez a interceptação. Então, como previsto, aos 49, o primeiro tempo foi encerrado com a vitória parcial do Antlers que, até então, confirmava o título.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Hideo Oshima voltou com Yamane no lugar de Kato. Mas quem teve a iniciativa foi o Kashima Antlers. Aos cinco minutos, o escanteio foi batido da esquerda e o zagueiro sul-coreano Kim Toe Hyson cabeceou à esquerda do gol. E não demorou para os anfitriões ampliarem. Aos 11, Sekitomi errou na saída de bola, Nono foi acionado na direita, e passou para Matsumura, que foi à linha de fundo e, de cabeça, marcou o segundo dele no jogo.

Logo após sofrer o gol, o técnico do Yokohama Marinos, Hideo Oshima, colocou Amano no lugar de Matsumura. Três minutos depois, Sekitomi deu uma entrada mais dura no adversário. O VAR acionou o árbitro para uma eventual expulsão. Mas, depois de conferir o vídeo, o juiz só deu o cartão amarelo para o camisa 35, que foi substituído logo em seguida por Jok Deng.

O Kashima chegou ao terceiro gol com Matsumura, mas o camisa 27 estava impedido. As duas equipes passaram a jogar com o freio de mão puxado, sem oportunidades claras de gol. Apenas aos 44, com Yamane chutando de fora da área e exigiu a primeira defesa do goleiro Hayakawa. Mas, no minuto seguinte, o Marinos descontou: Tsunoda lançou Amano, que contou com o vacilo de Ogawa, entrou na área e fez um belo gol ao dar um leve toque por cobertura do camisa 1 do Kashima.

O árbitro Hiroyuki Kimura deu cinco minutos de acréscimos e o Kashima Antlers só administrou o resultado para confirmar o título. Então, aos 50 minutos, o juiz encerrou a partida. Fim de jogo no Mercari Stadium: Kashima Antlers 2, Yokohama Marinos 1. Título merecido sob a benção do ídolo Zico, que estava nas tribunas.

A seguir, a ficha técnica do jogo do título.

FICHA TÉCNICA: KASHIMA ANTLERS 2x1 YOKOHAMA MARINOS
Competição/Fase: J. League 2025 (Campeonato Japonês) - 38ª rodada
Local: Mercari Stadium, Kashima (JAP)
Data: 6 de dezembro de 2025, sábado - 2h (horário de Brasília)
Árbitro: Hiroyuki Kimura
Assistentes: Takumi Takagi e Yukitaka Kumagai
Cartões Amarelos: Suzuki e Léo Ceará (Kashima Antlers); Quiñones, Uenaka, Tsunoda, Croux (Yokohama Marinos)
Gols: Léo Ceará, aos 19 min do 1° tempo (1-0) e aos 11 min do 2° tempo (2-0); Amano, aos 45 min do 2° tempo (2-1)
KASHIMA ANTLERS: 1.Hayakawa; 22.Nono, 55.Ueda, 3.Kim Toe Hyson e 7.Ogawa; 13.Chinen, 6.Misao, 27.Matsumura (23.Tsukui), 40.Suzuki e 71.Araki (11.Tagawa); 9.Léo Ceará (25.Koike). Técnico: Taru Oniki
YOKOHAMA MARINOS: 19.Park; 16.Kato (28.Yamane), 13.Quiñones, 22.Tsunoda e 35.Sekitomi (44.Jok Deng); 8.Kida, 6.Watanabe (77.David) e 14.Uenaka; 37.Croux, 41.Matsumura (20.Amano) e 48.Tanimura. Técnico: Hideo Oshima

Parabéns ao Kashima Antlers F.C. pelo título.

Por Jorge Almeida


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

11ª Feira Diversa une cultura, empregabilidade e representatividade LGBTQIA+ em São Paulo *

Renegado lança MargeNow *