Flamengo: campeão brasileiro de 2025

 

O Flamengo conquistou o Brasileirão 2025 com uma rodada de antecedência. Créditos: @Flamengo

Com gol marcado por Samuel Lino, aos 37 minutos do primeiro tempo, o Flamengo venceu o Ceará por 1 a 0, em compromisso válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025, nesta quarta-feira (3), no Maracanã, e sagrou-se campeão brasileiro, quatro dias após levar o título da Copa Libertadores da América. Com a vitória e a uma rodada para o término da competição, o rubro-negro alcançou os 78 pontos e não pode ser mais alcançado pelo segundo colocado, Palmeiras, que também venceu na rodada e atingiu os 73 pontos. Agora, as atenções do clube da Gávea estarão voltadas para a disputada Copa Intercontinental da FIFA, que ocorrerá no Qatar. Esse foi o nono Brasileirão (considerando a Copa União de 1987) conquistado pela agremiação carioca.

Favorito e ciente que só depende de si para conquistar o título, o Flamengo começou o jogo trabalhando a posse de bola, trocando passes tentando encontrar uma brecha na defesa do Ceará. Logo aos três minutos, Erick Pulgar achou Jorginho na intermediária, o volante ítalo-brasileiro chutou firme, rasteiro e o goleiro Bruno Ferreira defendeu no meio do gol, sem dar rebote.

O Vozão seguiu fechado, dificultando as ações ofensivas dos anfitriões. Aos nove, a bola foi levantada na esquerda, Bruno Henrique escorou de cabeça e, mesmo cercado, Carrascal tentou a finalização, conseguiu desviar e a pelota saiu pela linha de fundo. Enquanto isso, em Belo Horizonte, o Palmeiras abrira o placar com Flaco López diante do Atlético Mineiro, resultado que, até aquele momento, deixava a definição do título para a última rodada.

O Flamengo seguiu a pressionar, chegando pelas pontas, mas o alvinegro seguiu firme na defesa. O jogo seguiu com os comandados de Filipe Luís mantendo a posse de bola, dominando o jogo, trabalhando pacientemente para abrir o placar, uma vez que o outro postulante ao título ampliou sua vantagem fora de casa. Enquanto isso, o time visitante manteve as duas linhas de quatro recuadas, com Pedro Raul isolado lá na frente.

E, depois de muito tempo sem finalizar, muito por mérito da defesa do Ceará, aos 28, Jorginho arriscou de fora da área e a bola saiu por cima do travessão. Aos poucos, timidamente, o Vozão saiu da defesa e tendo mais a posse. Mais tarde, aos 32, após o escanteio cobrado pelo Fla, Bruno Henrique subiu mais que a defesa e cabeceou para fora. No minuto seguinte, Varela recebeu na área, como elemento surpresa, tocou de cabeça para dentro da área e não apareceu nenhum rubronegro para completar. Mais tarde, aos 35, os flamenguistas trocaram passes na entrada da área, mas a defesa do Vozão cercou a grande área e Arrascaeta, desequilibrado, chutou de fora da área e mandou longe da meta.

Empurrado pela torcida, o Flamengo conseguiu furar a defesa do Ceará e abriu o placar aos 37 minutos. Samuel Lino tocou para Carrascal, se infiltrou na área, recebeu passe por trás da defesa e o camisa 16 mandou a bola por baixo das pernas do goleiro Bruno Ferreira para tirar o zero do placar e, por enquanto, dando o título para o Mengão.

O gol motivou a equipe da Gávea, que foi para cima. Aos 39, após rápida troca de passes, Arrascaeta recebeu e chutou rasteiro para a defesa do arqueiro do Vozão. O Flamengo administrou o restante do primeiro tempo, sem sofrer sustos. O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima deu mais dois minutos de acréscimos, mas a vitória parcial flamenguista foi mantida, resultado que estava a confirmar o título.

Para o segundo tempo, o Ceará veio com uma modificação: Fernandinho no lugar de Paulo Baya. O Flamengo manteve a pegada da etapa inicial. Mas, aos seis, o Ceará assustou. Em chegada pela esquerda, Fernandinho cruzou, Fabiano desviou e mandou pela linha de fundo. Aos dez, em cruzamento da direita, Arrascaeta tentou de voleio e mandou por cima do alvo. Em resposta imediata, Fernandinho fez boa jogada individual pela esquerda, deixou quatro para trás, foi à linha de fundo, Rossi saiu do gol, mas Léo Pereira fez a cobertura, tirou o perigo da área, enquanto Pedro Raul estava só a esperar para mandar para o gol vazio.

Depois, aos 13, Arrascaeta abriu para Samuel Lino na esquerda, o atacante foi para dentro, encarou a marcação e chutou por cima do travessão. No minuto seguinte, o camisa 10 recebeu, rolou para Bruno Henrique, que bateu cruzado para a defesa de Bruno Ferreira em dois tempos.

O rubronegro da Gávea manteve sua superioridade, administrando bem a posse de bola, controlando o jogo. Aos 21, Jorginho chutou de fora da área, tentou o chute em arco, mas a bola não fez a curva desejada pelo meio-campista. Os dois times fizeram alterações, mas o cenário foi mantido.

Na reta final do jogo, o Flamengo trocou passes para não correr riscos. Aos 44, em cobrança de falta ensaiada, Éverton Cebolinha recebeu na esquerda, bateu de chapa buscando o ângulo e a redonda passou muito perto. O árbitro deu três minutos de acréscimos. Aos 46, a bola foi lançada na área rubronegra e, depois do desvio de cabeça, a esférica sobrou livre para Rossi.

O Vozão esboçou uma pressão no tempo adicional, mas o Flamengo se manteve na defensiva, se defendeu bem. Então, aos 48 minutos, Rodrigo José Pereira de Lima encerrou a partida. Fim de jogo no Maracanã: Flamengo 1, Ceará 0. O Mengão é campeão brasileiro de 2025, com uma rodada de antecedência e repetiu a dobradinha de 2019, quando também levou a Libertadores e o Brasileirão.

Com o título confirmado, para o último jogo do certame, possivelmente, Filipe Luís e sua comissão técnica colocará em campo a equipe sub-20, pois no sábado, os campeões da América voarão para o Qatar, onde disputará o Derby das Américas contra o Cruz Azul, do México, válido pelas quartas-de-final da Copa Intercontinental FIFA 2025.

A seguir, o resumo da campanha dos campeões e a ficha técnica do jogo do título.

Data - Jogo - Local:
29/03 - Flamengo 1x1 Internacional - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
06/04 - Vitória 1x2 Flamengo - Barradão, Salvador (BA)
13/04 - Grêmio 0x2 Flamengo - Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
16/04 - Flamengo 6x0 Juventude - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
19/04 - Vasco 0x0 Flamengo - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
27/04 - Flamengo 4x0 Corinthians - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
04/05 - Cruzeiro 2x1 Flamengo - Mineirão, Belo Horizonte (MG)
10/05 - Flamengo 1x0 Bahia - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
18/05 - Maracanã 0x0 Botafogo - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
25/05 - Palmeiras 0x2 Flamengo - Allianz Parque, São Paulo (SP)
1°/06 - Flamengo 5x0 Fortaleza - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
15/11 - Sport Recife 1x5 Flamengo - Arena de Pernambuco, São Lourenço da Mata (PE)
12/07 - Flamengo 2x0 São Paulo - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
16/07 - Santos 1x0 Flamengo - Vila Belmiro, Santos (SP)
20/07 - Flamengo 1x0 Fluminense - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
23/07 - Red Bull Bragantino 1x2 Flamengo - Cícero de Souza Marques, Bragança Paulista (SP)
27/07 - Flamengo 1x0 Atlético Mineiro - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
03/08 - Ceará 1x1 Flamengo - Castelão, Fortaleza (CE)
09/08 - Flamengo 2x1 Mirassol - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
17/08 - Internacional 1x3 Flamengo - Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
25/08 - Flamengo 8x0 Vitória - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
31/08 - Flamengo 1x1 Grêmio - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
14/09 - Juventude 0x2 Flamengo - Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
21/09 - Flamengo 1x1 Vasco - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
28/09 - Corinthians 1x2 Flamengo - Neo Química Arena, São Paulo (SP)
02/10 - Flamengo 0x0 Cruzeiro - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
05/10 - Bahia 1x0 Flamengo - Casa de Apostas Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
15/10 - Botafogo 0x3 Flamengo - Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
19/10 - Flamengo 3x2 Palmeiras - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
25/10 - Fortaleza 1x0 Flamengo - Castelão, Fortaleza (CE)
1°/11 - Flamengo 3x0 Sport Recife - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
05/11 - São Paulo 2x2 Flamengo - Vila Belmiro, Santos (SP)
09/11 - Flamengo 3x2 Santos - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
19/11 - Fluminense 2x1 Flamengo - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
22/11 - Flamengo 3x0 Red Bull Bragantino - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
25/11 - Atlético Mineiro 1x1 Flamengo - Arena MRV, Belo Horizonte (MG)
03/12 - Flamengo 1x0 Ceará - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
07/12 - Mirassol x Flamengo - Maião, Mirassol (SP)*
* Partida a ser disputada.

FICHA TÉCNICA: FLAMENGO 1x0 CEARÁ
Competição/Fase: Campeonato Brasileiro 2025 - 37ª rodada
Local: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), Rio de Janeiro (RJ)
Data: 3 de dezembro de 2025, quarta-feira - 21h30 (horário de Brasília)
Público: 73.244 torcedores
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Thiaggo Americano Labes
Cartões Amarelos: não houve
Gol: Samuel Lino, aos 37 min do 1° tempo (1-0)
FLAMENGO: 1.Rossi; 2.Varela, 13.Danilo, 4.Léo Pereira e 26.Alex Sandro; 5.Erick Pulgar, 21.Jorginho (8.Saúl) e 10.Arrascaeta (50.Plata); 15.Carrascal (7.Luiz Araújo), 16.Samuel Lino (11.Éverton Cebolinha) e 27.Bruno Henrique (18.De La Cruz). Técnico: Filipe Luís
CEARÁ: 94.Bruno Ferreira; 70.Fabiano Souza (3.Marlolon, 44.Marcos Victor e 33.Éder; 70.Fabiano Souza, 33.Éder, 44.Marcos Victor e 2.Rafael Ramos; 20.Diego (10.Lucas Mugni), 25.Vinícius Zanocelo e 88.Fernando Cabral (97.Lourenço); 7.Galeano, 17.Paulo Baya (77.Fernandinho) e 9.Pedro Raul. Técnico: Léo Condé

Parabéns ao Clube de Regatas Flamengo pelo título.

Por Jorge Almeida

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

11ª Feira Diversa une cultura, empregabilidade e representatividade LGBTQIA+ em São Paulo *

Renegado lança MargeNow *