Exposição “Presépios: O Despertar do Amor Em Nós” na Sala MAS – Metrô Tiradentes

 

"Presépio" (2021), de Madalena Marques, em exposição na Sala MAS - Metrô Tiradentes. Foto: Jorge Almeida

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, em mais uma edição da sua tradicional mostra anual de presépios, promove até o dia 11 de janeiro de 2026, na Sala MAS – Metrô Tiradentes, a exposição “Presépios: O Despertar do Amor Em Nós”, que reúne cerca de 20 obras realizadas em parceria com as Faculdades Trilógicas – FATRI.

Além de um símbolo religioso cristão, o presépio é também uma amostra de afeto, memória e capacidade criadora, intrinsecamente vinculada às celebrações natalinas e à transmitância de saberes entre gerações.

Confeccionar uma representação do nascimento de Jesus Cristo continua a ser um dos atos mais representativos e significativos do Natal. É um período de encontro (e reencontro), de partilhas de histórias e de renovação de sentidos, em que as cenas do nascimento de Cristo recebe novas leituras a cada período. Os trabalhos apresentaram enaltecem essa variedade de abordagens e reafirmam o presépio como um item de identidade cultural, união e pertencimento.  

A mostra exposta na Sala MAS – Metrô Tiradentes trazem obras criadas por grupos familiares a partir de visitas temáticas e oficinas colaborativas. O processo grupal foi essencial: nele, ensaios, procedimentos e tradições foram partilhadas, dando procedência a presépios que refletem o olhar singular de cada participante. As peças revelam impressionabilidade, cuidado e a força criativa que nasce da convivência, transformando tradição e devoção em formas, cores e gestos cheios de significado.

As exposições (incluindo a que está em cartaz no próprio Museu de Arte Sacra, que abordaremos em breve) convidam o público a reconhecer, em cada presépio, uma narrativa única, construída por mãos diversas e imaginação compartilhada, reafirmando o Natal como um tempo de união, criatividade e esperança.

Entre os destaques, estão a reprodução fotográfica do Presépio Napolitano; “O Espírito Nos Une Em Só Corpo” (2025), papietagem, da Família Romão e Gael; "Presépio" (releitura Natividade Botticelli) (foto), de 2021, de Madalena Marques, composta por papel machê, papel, lã, tecidos, plástico, madeira, arame, cola PVA e orgânica, policromia em têmpera ovo e verniz damar; e, "Sem Título " (2025), de Rolembrrg Araújo, papietagem e técnica mista.

SERVIÇO:
Exposição: Presépios: O Despertar do Amor Em Nós
Onde: Sala MAS – Metrô Tiradentes (Estação Tiradentes da Linha 1-Azul do Metrô) – Avenida Tiradentes, 551 - Luz
Quando: até 11/01/2026; de terça a domingo, das 9h às 17h
Quanto: R$ 5,20 (valor da tarifa integral do Metrô-SP)

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Renegado lança MargeNow *

11ª Feira Diversa une cultura, empregabilidade e representatividade LGBTQIA+ em São Paulo *