Exposição “Natividad – Presépios da América Latina” no Museu de Arte Sacra
![]() |
| "Presépio Bargueño Boliviano" (século XVIII), de autoria desconhecida, em exibição no MAS-SP. Foto: Jorge Almeida |
O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) promove até o dia 11 de janeiro a exposição “Natividad – Presépios da América Latina” e traz cerca de 40 conjuntos de diversos países da América Latina e instiga o visitante a conferir os presépios além do seu sentido religioso.
A exposição apresenta como a cena da Natividade se transformou, ao longo dos anos, em uma expressão viva da cultura popular, do fazer artesanal e do afeto que marca o Natal. Em cada trabalho, confeccionado com materiais como argila, madeira, tecido, palha, cerâmica e até cascas de nozes, a história do nascimento de Jesus ganha novos contornos, cores e significados, conjecturando tradições, paisagens e modos de vida de povos do México, Chile, Bolívia, Peru, Paraguai, Nicarágua, Colômbia e Brasil.
Mais do que reproduzir uma narrativa popular, esses presépios aparecem como cada comunidade interpreta o sagrado a partir de sua própria realidade, atrelando fé, memória e identidade cultural. Há exemplos simbólicos, como os presépios peruanos em forma de caixa, que aproximam a cena sagrada do cotidiano andino, o presépio barguenho da Bolívia (foto), que se abre por todos os lados e inclui a figura de Deus, e os brasileiros, como o de Caruaru, com animais da fauna nacional, e o do Amazonas, com uma leitura indígena da Natividade.
Pensada como uma experiência cultural e sensível, a exposição é bilíngue e conta com recursos interativos que apresentam tradições natalinas de diferentes países. Em essência, a exposição robustece uma mensagem simples e universal: independentemente do lugar ou da forma, o Natal é um tempo de encontro, partilha e celebração das tradições que unem gerações.
Além do “Presépio Bargueño Boliviano” (século XVIII), de madeira policromada e dourada, de autoria desconhecida; obras como “Presépio de cabaça” (século XX), de Evarista Ferraz Salles, feito com cabaça, palha de milho, sementes e tecidos; e “Natividade” (século XVIII), um óleo sobre tela, de autoria desconhecida.
Aliás, quem optar em ir até o Museu de Arte Sacra pelo Metrô, antes de cruzar a catraca da estação para o lado de fora, aproveite e visite a mostra “Presépios: O Despertar do Amor Em Nós”, que está em exposição na Sala MAS – Metrô Tiradentes.
SERVIÇO:
Exposição: Natividad – Presépios da América Latina
Onde: Museu de Arte Sacra (MAS-SP) – Rua Jorge Miranda,
43 - Luz
Quando: até
11/01/2026; de terça a domingo, das 9h às 17h (com entrada permitida até às 16h30)
Quanto: R$ 6,00;
R$ 3,00 (meia-entrada); entrada gratuita aos sábados
Por Jorge Almeida

Comentários
Postar um comentário