Mirassol na Libertadores!

 

Debutante da primeira divisão do Brasileirão, o Mirassol se classificou para a Libertadores de 2026.

Sim, graças à derrota sofrida pelo São Paulo para o Corinthians por 3 a 1 no Majestoso nessa quinta-feira (20) na NeoQuímica Arena, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025, matematicamente, o Mirassol, que no último dia 9 comemorou o seu centenário, está classificado para a Copa Libertadores da América 2026. O feito da equipe do interior paulista é inédito no futebol brasileiro. Pois, pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro da era dos pontos corridos que um time estreante na elite do futebol nacional se classifica diretamente para a principal competição sulamericana. O clube do interior paulista será a 32ª do País a participar da Libertadores.

Com 60 pontos e restando quatro jogos para o término do Brasileirão, o Leão da Alta Araraquense não pode ser mais alcançado pela “turma dos 45 pontos” – Red Bull Bragantino, São Paulo e Corinthians -, que sonham com uma das vagas para o torneio continental. No entanto, o time ainda não conquistou a vaga direta (fase de grupos), mas tem mais de 90% de chances de conseguir.

No entanto, apesar do sucesso do clube, é bom a diretoria do Mirassol agilizar rápido em algumas questões burocráticas para não perder essa chance. Pois, a instituição não tem uma equipe feminina e a Conmebol – através do Manuel de Clubes -, para valorizar o futebol feminino, passou a exigir dos clubes que, para disputar suas competições, eles devem ter um time feminino próprio (ou seja, sem parceria com outra equipe) em atividade.

Além disso, caso passe para o mata-mata e queira mandar seus jogos no Maião, o clube terá de agilizar para ampliar a capacidade do estádio – para isso, possivelmente, fará um acordo ou parceria com a Prefeitura de Mirassol, proprietária do local. Mas a principal preocupação está relacionada a outro item desse manual: a obrigação de ter um aeroporto internacional em um raio de, no máximo, 150 quilômetros de distância do estádio que tenha o selo internacional.

Então, a diretoria do Leão está agilizando para que o Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino, em São José do Rio Preto, consiga o tal selo e a expectativa é que isso aconteça até fevereiro de 2026. Caso isso não aconteça, o clube terá de mandar seus jogos longe de seus domínios pelo torneio.

A dedicação, empenho, seriedade, competência e profissionalismo da diretoria do Mirassol Futebol Clube, aliado à causa de sua torcida, da cidade e também da região de São José de Rio Preto merecem todo esse sucesso. Pois, o Mirassol, até pouco tempo atrás, não estava nem no Campeonato Paulista A1, mas, a cada degrau, foi avançado: título do Brasileiro da Série D em 2020; Série C em 2022, vice-campeonato da Série B em 2024 e agora, debutando na Série A, carimba sua vaga.

E que o sucesso do Mirassol sirva de exemplo e “cale a boca” de pessoas como o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, que mostrou-se incomodado com a presença do Leão Caipira na primeira divisão “no lugar” de times tradicionais de seu Estado como Santa Cruz e Náutico sob a alegação de que o time do interior paulista “não é time de Série A”. Como se não bastasse isso, além de ver o Mirassol indo para a Libertadores, o cartola assistiu “de camarote” o único representante de sua federação – Sport Recife – ser rebaixado com muitas rodadas de antecedência. Para seu conforto, pelo menos na Série B, ele poderá ver o clássico Sport e Náutico no ano que vem, sem se preocupar com o Mirassol.

Parabéns ao Mirassol Futebol Clube, que sua diretoria corra para resolver esses trâmites burocráticos e que seja um ‘case’ para vários dirigentes do nosso futebol, inclusive para alguns times grandes.

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

11ª Feira Diversa une cultura, empregabilidade e representatividade LGBTQIA+ em São Paulo *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *