Inhotim, Instituto Motiva e BH Airport realizam exposição sobre o bioma Cerrado *

Foto meramente ilustrativa.

Mostra gratuita apresenta a diversidade natural e a importância ambiental do cerrado brasileiro, destacando pesquisas e ações de conservação desenvolvidas pelo Inhotim

O Instituto Inhotim, em parceria com o BH Airport e o Instituto Motiva, inaugura hoje, 31 de outubro, a exposição Cerrado: esse mundo existe. A mostra gratuita ocupa a área do desembarque do BH Airport, em Confins, até 30 de novembro, e busca apresentar a viajantes e visitantes a riqueza natural, a relevância ecológica e os desafios de conservação.

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, cobrindo cerca de um quarto do território nacional e abrigando mais de 12 mil espécies de plantas, além de centenas de aves, mamíferos, peixes e insetos. Reconhecido como um hotspot mundial de biodiversidade, é também um dos ambientes mais ameaçados do planeta. Estima-se que quase metade de sua área original já tenha sido transformada por atividades humanas.

A mostra convida o público a conhecer a diversidade do Cerrado e a compreender seu papel essencial para o equilíbrio ambiental do país. O bioma é responsável por alimentar oito das doze principais bacias hidrográficas brasileiras, incluindo o Rio São Francisco, e concentra uma variedade de espécies polinizadoras fundamentais para a manutenção da flora nativa e da agricultura.

Localizado em uma zona de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica, o Inhotim mantém pesquisas e ações permanentes voltadas à conservação do território. O Jardim Botânico do Inhotim reúne mais de 1.300 espécies de plantas vasculares e mantém um banco de sementes com mais de 500 mil amostras, composto majoritariamente por espécies nativas desses biomas. Além da conservação, o instituto atua em projetos de restauração ecológica, cultivo de espécies ameaçadas e formação ambiental de diferentes públicos.

A parceria também conta com uma programação pedagógica em parceria com escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que receberão visitas de representantes do Inhotim. Durante essas atividades, serão realizadas oficinas sobre o bioma e distribuídas bombas de sementes produzidas no instituto, estimulando o aprendizado prático e o engajamento dos estudantes na preservação do Cerrado.

“Abrir as portas do BH Airport para apresentar o bioma cerrado a todos os visitantes nesta exposição realizada em parceria com o Instituto Inhotim e com Instituto Motiva reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a preservação da biodiversidade. Somos um aeroporto verde,

ambientalmente responsável, e atuamos em defesa da pauta ESG, criando um ecossistema de proteção e conservação do meio ambiente, com um olhar especial para a região do entorno, que abriga mais de 300 hectares de vegetação nativa, distribuídos entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado, além da Área de Proteção Ambiental Carste de Lagoa Santa, que integra o nosso sítio aeroportuário”, ressalta o CEO do BH Airport, Daniel Miranda.

SERVIÇO
Exposição Cerrado: esse mundo existe
Local: Área de desembarque do BH Airport
Período: de 31 de outubro a 30 de novembro de 2025
Entrada: gratuita
Realização: Instituto Inhotim, BH Airport e Instituto Motiva

Sobre o BH Airport
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende cerca de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pela Motiva, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

Sobre o Instituto Motiva
Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento de impacto social da Motiva com o objetivo de gerar transformação e impacto social positivo na sociedade. Sua estratégica é organizada nas frentes de Soluções Sustentáveis, Qualidade de Vida e Redução das Desigualdades. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 22 milhões de pessoas. Saiba mais em: www.motiva.com.br/instituto/

Créditos: Dermeval Milanez | Link Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

11ª Feira Diversa une cultura, empregabilidade e representatividade LGBTQIA+ em São Paulo *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *