Theatro São Pedro recebe concerto em homenagem aos 60 anos da Jovem Guarda *

 

Foto meramente ilustrativa.

Dia 22 de outubro, quarta-feira, a Orquestra Jovem de Violões e o Coral Sinfônico do Projeto Musicando, das Fábricas de Cultura, se apresentam no palco do icônico teatro paulistano; a apresentação começa às 19h30 e tem entrada gratuita.

São Paulo, 16 outubro de 2025 - Na próxima quarta-feira, 22 de outubro, os aprendizes das Fábricas de Cultura, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo,  que integram a Orquestra Jovem de Violões e o Coral Sinfônico, sob regência de Thiago Barone e Cristiane Mesquita, apresentam um concerto em tributo à Jovem Guarda, movimento que marcou a cultura brasileira nos anos 1960 e influenciou gerações. O evento acontece gratuitamente no Theatro São Pedro, na Barra Funda. 

O programa celebra clássicos eternizados por grandes nomes da música nacional, em arranjos especialmente preparados para esta apresentação. No repertório, canções como Biquíni de Bolinha Amarelinha (Paul Vance), Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo (Roberto Carlos) e Banho de Lua (Bruno de Filippi) ganham novas cores e sonoridades.

Com residência pedagógica na unidade Sapopemba, os grupos reúnem aprendizes de cinco unidades das Fábricas de Cultura geridas pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, todas na zona leste da capital paulista; os grupos integram jovens e adultos de 8 a 60 anos, com diferentes níveis de experiência musical. Os grupos fazem parte do Projeto Musicando, criado em 2011 como um desdobramento dos cursos oferecidos pelas Fábricas de Cultura semestralmente e voltado ao aprimoramento técnico e artístico dos participantes. Ao longo dos anos, o projeto já revelou talentos que seguiram carreira profissional, ingressando em instituições de prestígio no Brasil e no exterior.

Nesta temporada 2024–2025, o Musicando conta com a direção artística residente do Maestro Beetholven Cunha, cuja pesquisa sobre ritmos brasileiros dialoga diretamente com a proposta pedagógica dos grupos, ampliando o repertório e promovendo novas possibilidades de desenvolvimento artístico aos aprendizes.

Sobre o Projeto Musicando
Inserido no contexto de formação cultural da linguagem de música das Fábricas de Cultura 4.0 da zona leste, o Projeto Musicando — construído em parceria com o Maestro Ênio Antunes e continuado por educadores culturais do programa — objetiva a formação e o desenvolvimento de conjuntos musicais a partir dos trabalhos realizados nos Ateliês de Criação e aprofundados nas Trilhas de Produção. Atualmente, conta com uma Banda Sinfônica Jovem, uma Orquestra Jovem de Cordas e uma Orquestra Jovem de Violões. 

A residência artística-pedagógica reúne aprendizes das demais Fábricas da zona Leste e pode receber jovens de toda a cidade de São Paulo que já possuam iniciação musical para um ciclo de aprofundamento. A iniciativa possui, ainda, três grandes singularidades: o fazer musical no território da zona leste; um repertório de pesquisa baseado na música de concerto brasileira: “Danças, Ritmos e Compositores Brasileiros”, em diálogo com a música de concerto mundial, cultura Pop e cultura jovem; e o desafio dos grupos serem compostos por aprendizes que estão iniciando o seu processo de aprofundamento em conjunto com musicistas em diferentes níveis de maturidade técnica e teórica e que fazem parte de instituições de ensino profissionais de música no país e no exterior. 

Nesta temporada, 2024 – 2025, o Maestro Beetholven Cunha foi convidado como Diretor Artístico Residente do Projeto Musicando. Sua experiência e pesquisa sobre os ritmos brasileiros tem consonância direta com o trabalho realizado pelo Musicando ao longo dos anos, contribuindo assim para ampliação do repertório da música de concerto brasileira e desenvolvimento dos aprendizes. Beetholven possui vasta experiência como Maestro e compositor, sendo um dos compositores brasileiros de música erudita mais reconhecidos nacional e internacionalmente.  

Sobre o Programa Fábricas de Cultura
Desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o Programa Fábricas de Cultura 4.0 objetiva estimular o desenvolvimento integral dos indivíduos e grupos, por meio da valorização e ampliação de universos culturais e de situações de convivência e experimentação artística, bem como incentivar e potencializar a articulação de redes de produção e de circulação cultural. A Organização Social Catavento Cultural e Educacional administra 7 das 15 unidades do Programa, localizadas na Zona Leste, São Bernardo do Campo e Santos. Instaladas em modernos prédios, com cerca de 6.000 m², as Fábricas possuem salas devidamente equipadas para cursos nas linguagens de teatro, dança, xadrez, multimeios, artes visuais, circo, inovação e tecnologia, além de bibliotecas, com mais de 6 mil títulos de acervo físico e acervo digital arvore livros, teatros e estúdios de som.    

SERVIÇO
Concerto da Orquestra Jovem de Cordas e Coral Sinfônico
DATA: 22 de Outubro de 2025 (quarta-feira)
HORÁRIO: 19h30
ENDEREÇO: Theatro São Pedro – Rua Barra Funda, 171, Barra Funda
Evento gratuito

Créditos: Bia Murano | BM.com


* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *

Doce Tóquio: uma receita para curar dores do passado *