Peñarol: campeão da Copa Uruguai 2025

 

O Peñarol conquistou a sua primeira Copa Uruguai diante do Plaza Colonia. Créditos: @OficialCAP

O tradicional Peñarol confirmou o seu favoritismo e derrotou o Plaza Colonia por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (29), no Estádio Centenário, em Montevidéu, e conquistou a Copa Uruguai 2025, a primeira de sua história no certame. Os gols dos Carboneros foram marcados no segundo tempo por Reyes (contra) e Remedi. Além da taça, os aurinegros garantiram pelo menos a vaga para a pré-Libertadores da América de 2026, como “Uruguai 4”. E o time de Diego Aguirre segue firme na liderança do Torneio Clausura 2025.

O Peñarol começou a partida pressionando para poder abrir o placar cedo e, a partir daí, poder controlar o jogo, enquanto o Plaza Colônia seguiu com as linhas recuadas. Mas o primeiro lance de perigo foi da equipe Patablanca. Aos quatro minutos, em um rápido contra-ataque, Villalba, sozinho, recebeu e, de primeira, chutou, mas Cortés pegou. Depois, aos oito, Leo Fernández deixou Maxi Silvera na cara do gol, dominou, chutou e o goleiro Reyes fez ótima defesa.

Em seguida, aos 12, Lucas Hernández tabelou com Maxi Silvera, que cruzou para Matías Arezo, que pegou de prima e mandou por cima do gol. Depois, aos 14, Maxi Silvera tentou de longe, mas pegou mal na bola. Com mais posse de bola, os Aurinegros seguiram ditando o jogo, mas pecavam na afobação.

Mais tarde, aos 17, Léo Fernández seguiu buscando jogo e, de longe arriscou, a pelota quicou na frente de Reyes que, para não se complicar, mandou para escanteio. Seis minutos mais tarde, Leo Fernández tentou de falta e mandou para fora. Aos poucos, a intensidade dos Mirasoles foi diminuindo e o Albiverdes passou a gostar do jogo e, quase abriu o placar aos 31. O brasileiro Alex Bruno recebeu em boas condições e, em vez de finalizar, cruzou para Villalba, que cabeceou e a defesa bloqueou a finalização e, na sequência do lance, foi marcada falta de ataque. No lance seguinte, aos 33, Alex Bruno cruzou, Acosta cabeceou e Cortés fez uma defesaça.

Após o bom momento do Plaza, aos 36, o Peñarol teve mais uma chance com Leo Fernández que, mais uma vez, tentou de falta e mandou para fora. Três minutos depois, o camisa 10 carbonero deu ótimo passe para Arezo, que fez a infiltração e chutou para fora.

Nos minutos finais do primeiro tempo, os comandados de Diego Aguirre esboçaram uma pressão para ir para o intervalo com a vantagem. Aos 42, Trindade arriscou de fora da área, a bola desviou e Guillermo Reyes fez a defesa. O árbitro Esteban Guerra deu mais quatro minutos de acréscimos. Logo, aos 45, Báez cruzou, Silvera cabeceou e Reyes fez mais uma defesa. No entanto, a etapa inicial ficou mesmo no 0 a 0.

Para o segundo tempo, os dois times voltaram com alterações. Pelo Peñarol, Milans e Muhtlethaler entraram nos lugares de Gularte e Báez. Já no Plaza Colonia, Pachame deu lugar para Facundo Piriz. A equipe de Alberto Mena tentou surpreender indo para cima nos momentos iniciais do jogo. Mas, aos quatro, o time da capital assustou com Arezo mandando para fora.

Depois, aos sete, Muhlethaler aproveitou o rebote, a bola desviou no braço de um jogador do Plaza, os jogadores do Peñarol pediram a penalidade. O árbitro conferiu o lance no VAR e constatou que o toque de mão foi acidental e nada marcou. Mais tarde, aos 13. Milans chutou mal, mas a redonda sobrou na cabeça de Méndez, que desviou para defesa de Guillermo Reyes.

E, melhor na partida, o Peñarol conseguiu abrir o placar. O insistente Leo Fernández chutou de fora da área, a redonda bateu na trave, nas costas de Reyes e morreu nas redes. Gol contra do arqueiro do alviverde. O placar, que colocou o time da casa em vantagem, exigiu dos visitantes a tentarem buscar o empate e, por isso, o técnico Alberto Mena fez alterações no banco de reservas. Enquanto isso, o time de Diego Aguirre tenta liquidar a partida e, apesar de ter criado oportunidades, ainda não conseguiu marcar o segundo gol.

Os Carboneros tiveram outra boa chance de ampliar. Aos 27, Leo Hernández deixou Arezo em boas condições e, mesmo sem ângulo, chutou forte e cruzado, contudo, por cima do travessão. Pouco tempo depois, aos 32, o El "10", mais uma vez, deu outra boa assistência para Arezo, que na cara do goleiro, chutou e Reyes fez uma defesaça. E, em resposta, no minuto seguinte, Carrizo recebeu, driblou o marcador, chutou de canhota e a bola passou triscando a meta de Cortés.

Um pouco antes dos 40 minutos, Diego Aguirre fez duas mudanças em sua equipe: Silva e Remedi entraram nos lugares de Hernández e Arezo. E a troca surtiu efeito imediatamente. Pois, depois de ter quatro chances claras de gol em 83 minutos em campo, Arezo foi subsituído e pelo argentino Eric Remedi. Com menos de dois minutos em campo, o camisa 29 ampliou o placar e deixou os carboneros muito perto do título. Aos 39, Leo Fernández cobrou a falta, Méndez cabeceou firme, Reyes defendeu e, no rebote, Remedi mandou para as redes: 2 a 0.

Com o resultado mais confortável, Aguirre resolveu preservar seu camisa 10 para prepará-lo para a final do Torneio Clausura e colocou o jovem Kevin Rodríguez. O árbitro Esteban Guerra deu quatro minutos de acréscimos. No entanto, os aurinegros só administraram o resultado e ficaram à espera do apito final para poder comemorar. Então, aos 49 minutos, a partida foi encerrada. Fim de jogo no icônico Estádio Centenário: Peñarol 2, Plaza Colonia 0. Os Carboneros são campeões da Copa AUF Uruguai 2025. O primeiro título da competição da história do clube, interrompendo a hegemonia do tricampeão Defensor Sporting no certame.


A seguir, o resumo da campanha dos campeões e a ficha técnica da decisão.

Data - Jogo - Local:
Primeira Fase:
27/08 - Río Negro 0x3 Peñarol - Casto Martínez Laguarda, San José de Mayo (URU)
Oitavas-de-final:
10/09 - Peñarol 2x1 Liverpool (URU) - Centenário, Montevidéu (URU)
Quartas-de-final:
24/09 - Tacuarembó 1x2 Peñarol - Raúl Goyenola, Tacuarembó (URU)
Semifinal:
15/10 - Defensor Sporting 0x2 Peñarol - Parque Alfredo Víctor Viera, Montevidéu (URU)
Final:
29/10 - Peñarol 2x0 Plaza Colonia - Centenário, Montevidéu (URU) 

FICHA TÉCNICA: PEÑAROL 2x0 PLAZA COLONIA
Competição/Fase: Copa AUF Uruguay 2025 (Copa Uruguai) - final (jogo único)
Local: Estádio Centenário, Montevidéu (URU)
Data: 29 de outubro de 2025, quarta-feira - 20h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Esteban Guerra
Assistentes: Marcos Rosamen e Franco Mieres
Cartões Amarelos: Herrera (Peñarol); Juan Ramos, Wurth, Calleros e Vergara (Plaza Colonia)
Gols: Reyes (contra), aos 17 min (1-0); Remedi, aos 39 min do 2° tempo (2-0)
PEÑAROL: 12.Cortés; 17.Gularte (20.Milans), 23.Méndez, 34.Herrera e 27.Lucas Hernández (21.Silva); 5.Ignacio Sosa, 24.Jesús Trindade, 10.Léo Fernández (6.Kevin Rodríguez) e 28.Báez (30.Muhlethaler); 11.Maxi Silvera e 19.Matías Arezo (29.Remedi). Técnico: Diego Aguirre
PLAZA COLONIA: 44.Guillermo Reyes; 19.Wurth, 18.Cayetano, 16.Velázquez e 22.Juan Ramos; 3.Yvo Calleros, 5.Pachame (23.Facundo Piriz), 17.Otegui e 8.Villalba (80.Carrizo); 77.Acosta (14.Vergara) e 9.Alex Bruno (10.Ocampo). Técnico: Alberto Mena

Parabéns ao Club Atlético Peñarol pelo título.


Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

11ª Feira Diversa une cultura, empregabilidade e representatividade LGBTQIA+ em São Paulo *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *