Ozzy Osbourne: 30 anos de “Ozzmosis”

 

"Ozzmosis", de Ozzy Osbourne, completa 30 anos em 2025.

Hoje, 23 de outubro, o álbum “Ozzmosis”, de Ozzy Osbourne, completa 30 anos de lançamento. Produzido por Michael Beinhorn, o disco foi gravado nos Estados Unidos e na França, e saiu pela Epic. O trabalho chegou ao 4º lugar na Billboard 200 e ao 22º nos charts britânicos, mostrando que o Príncipe das Trevas ainda tinha muita lenha pra queimar.

Para a gravação, o Madman teve à sua disposição uma equipe de peso: Geezer Butler, seu velho parceiro do Black Sabbath, no baixo; Zakk Wylde na guitarra; Deen Castronovo na bateria; e Rick Wakeman, do Yes, nos teclados. O produtor Michael Beinhorn, que já havia trabalhado com Soundgarden e Red Hot Chili Peppers, e trouxe uma sonoridade mais moderna e acessível, próxima do rock alternativo que dominava os anos 90. 

Em “Ozzmosis” há grandes momentos, como “Perry Mason” abre o álbum com força, enquanto “I Just Want You” foi o grande hit, tocando à exaustão nas rádios e até ganhando um clipe marcante. Já “See You On The Other Side”, escrita com Lemmy Kilmister, é uma das melhores músicas da carreira solo de Ozzy — emotiva, sombria e poderosa. “My Little Man”, feita em parceria com Steve Vai e dedicada ao filho Jack, mostra o lado mais suave do cantor.

O disco também marcou o retorno de Ozzy depois de uma aposentadoria relâmpago. Diagnosticado erroneamente com esclerose múltipla, ele chegou a encerrar a carreira após o sucesso de “No More Tears” (1991). Mais tarde, descobriu que sofria, na verdade, de uma síndrome rara parecida com Parkinson e resolveu voltar com tudo. 

Para alguns fãs mais exigentes, “Ozzmosis” é considerado o último grande álbum de Ozzy. Ele combina o peso e o drama característicos de sua obra com melodias mais suaves e radiofônicas, refletindo bem o espírito do rock dos anos 90. Apesar dos altos e baixos dos discos seguintes, esse trabalho permanece como um dos momentos mais inspirados da carreira solo do Madman — uma despedida à altura de sua melhor fase.

A seguir, a ficha técnica e o tracklist da obra.

Álbum: Ozzmosis
Intérprete: Ozzy Osbourne
Lançamento: 23 de outubro de 1995
Gravadora/Distribuidora: Epic Records
Produtor: Michael Beinhorn / Michael Wagener (na faixa “Aimee”)

Ozzy Osbourne: voz
Zakk Wylde: guitara

Geezer Butler: baixo
Deen Castronovo: bateria
Rick Wakeman: teclados

Michael Beinhorn: teclados

 

1. Perry Mason (Osbourne / Wylde / Vallance)
2. I Just Want You (Osbourne / Wylde)
3. Ghost Behind My Eyes (Osbourne / Hudson / Dudas)
4. Thunder Undeground (Osbourne / Wylde / Butler)
5. See You In The Other Side (Osbourne / Wylde / Kilmister)
6. Tomorrow (Osbourne / Wylde / Purdell / Baron)
7. Denial (Osbourne / Hudson / Dudas)
8. My Little Man (Osbourne / Vai)
9. My Jekyll Doesn’t Hide (Osbourne / Wylde / Butler)
10. Old L. A. Tonight (Osbourne / Wylde / Purdell)
Faixas Bônus:
11. Whole World’s Fallin’ Down (Osbourne / Shaw / Blades)
12. Aimee (Osbourne / Wylde)

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

11ª Feira Diversa une cultura, empregabilidade e representatividade LGBTQIA+ em São Paulo *

Renegado lança MargeNow *