Curso gratuito aborda produção e mercado do Figurino *


O curso "Produção de Figurinos: da pesquisa ao mercado" é oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em parceria com o Ministério da Cultura.

Estão abertas as inscrições para o curso Produção de Figurinos: da Pesquisa ao Mercado da Escult – Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural. Desenvolvida pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com o Ministério da Cultura, a formação é on-line, gratuita e conta com recursos de acessibilidade comunicacional, como tradução em Libras, legendas e audiodescrição. As inscrições podem ser feitas no site escult.cultura.gov.br.

O curso propõe uma imersão no universo da criação de figurinos, abordando desde fundamentos como a história da indumentária e a relação entre moda e arte, até técnicas práticas de pesquisa estética, análise de cores, materiais e croquis. Também serão exploradas as diferentes áreas de atuação de figurinistas, como teatro, dança, cinema, televisão, videoclipes, carnaval e festejos populares.

Segundo o professor Cássio Caiazzo, designer de moda, a proposta é capacitar interessados e profissionais para compreenderem as nuances da criação de figurinos e ampliarem seu repertório cultural e técnico, além de conhecerem as diversas áreas de atuação no mercado. “O curso foi desenvolvido de maneira prática e acessível para que as pessoas possam entender e se identificar com as  possibilidades do universo de um figurinista”, afirma Caiazzo, que já assinou figurinos de diversos espetáculos na Bahia.

A formação é voltada para profissionais e estudantes de moda, artes cênicas, audiovisual, produtores culturais, artistas de grupos populares e demais interessados no campo da criação artística.

Sobre Cássio Caiazzo
Cássio Caiazzo teve seus primeiros contatos com a arte ainda na adolescência, participando de movimentos culturais e sociais. É Designer de Moda formado em 2009  e mesmo antes da formação acadêmica já assinava figurinos artísticos. Foi Coordenador do Acervo de Figurino do Centro Técnico do Teatro Castro Alves, assinou figurinos de quadrilhas juninas, espetáculos de teatro e dança. Atua como figurinista e produtor de moda para produções audiovisuais como filmes, videoclipes e publicidade. Desde 2022, é o figurinista carnavalesco do Bloco Afro Olodum.

SERVIÇO
O que: Produção de Figurinos: da Pesquisa ao Mercado
Carga horária: 60h (aulas assíncronas)
Docente: Cássio Caiazzo – Designer de Moda e figurinista
Inscrições: a partir de 15 outubro de 2025, em escult.cultura.gov.br
Quanto: Gratuito

Créditos: Karlene Rios | Kali Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *

Doce Tóquio: uma receita para curar dores do passado *