Exposição | Andrea Oliveira reflete sobre a força daquilo que escapa à razão em "Flor da Pele" *

 

Foto meramente ilustrativa.

Mostra na Galeria Retina apresenta um percurso sensorial sobre ciclos, transformação e matéria — uma experiência que une vulnerabilidade e potência

A partir do dia 17 de outubro, sexta-feira, a RETINA inaugura a exposição Flor da Pele, da artista Andrea Oliveira. Com curadoria de Cecília Stelini, a mostra convida o público a habitar a intensidade do sentir — um espaço em que destroços se transformam em superfícies vivas e pulsantes. Entre matéria e sensibilidade, Andrea reflete sobre a força que nasce do colapso: um território em que a vulnerabilidade se converte em potência.

A artista parte de uma instalação criada para sua última exposição coletiva, SYZYGY, apresentada em janeiro de 2025 no Museu de Arte de Mazatlán (México) e, em julho, no Museu da Cidade – Casa de Vidro, em Campinas (SP). O projeto teve como tema central a “violência silenciosa no feminismo contemporâneo”, também sob curadoria de Cecília Stelini.

Em Flor da Pele, Andrea expande esse universo em que a matéria se torna condutora de emoção. Cada parede da galeria se converte em um espaço de pausa e escuta, onde o visitante é convidado a refletir sobre o que pulsa em si.

Reunindo pinturas, esculturas e ilustrações, a artista cria um campo poético no qual fragmentos de objetos do cotidiano e peças reconfiguradas ganham novos significados. Andrea reinventa materiais já existentes, deslocando-os de sua função original para revelar novas possibilidades de leitura. “Meu trabalho parte, de certa forma, de como eu percebo e vivo os ciclos da vida — da tensão entre brutalidade e delicadeza, por dentro e por fora”, afirma Andrea Oliveira.

Inspirada por linguagens que dialogam com o surrealismo e o realismo fantástico, Andrea propõe uma ruptura com o tempo e o espaço linear, convidando o público a explorar a potência do imaginário na construção de significados e espaços simbólicos.  “Flor da Pele” nasce do desejo de investigar — e trazer à tona — a beleza daquilo que parecia fim.

Sobre a artista
Andrea Oliveira é artista visual que vive e trabalha em São Paulo. Com abordagem intuitiva e relacional, mergulha nas entranhas da psique, investigando as múltiplas camadas das relações humanas com elementos da natureza visível e invisível. Sua pesquisa nasce do olhar atento às sutilezas, ao que escapa à lógica da produtividade, e propõe encontros com imaginários que resistem à racionalidade moderna.

Explora materialidades como reencontros vivos com mitologias pessoais e memórias. Para além dos recursos estéticos em sentido alegórico, trabalha com objetos, pinturas, instalações e vídeos, criando narrativas oníricas que transformam o espaço expositivo em experiências de encantamento e percepção expandida. Suas obras instauram ritos de presença e convidam à redescoberta de modos de se relacionar com o mundo.

SERVIÇO
Exposição | Flor da Pele – Andrea Oliveira
Abertura: 17 de outubro de 2025 (sexta-feira), das 17h às 21h30
Visitação: até 9 de novembro de 2025
Local: RETINA – Sala 26, 1º andar da Galeria Metrópole
Endereço: Av. São Luís, 187 – República, São Paulo – SP
Horário: terça a sexta, das 11h às 17h; sábados com agendamento
Contato: (11) 99410-6675 (Marcos) | (11) 98373-9883
Entrada gratuita
Instagram: @galeriaretina | @andreaoliveira.art

Créditos: Angelo Miguel Oliveira Lima | Bacuri Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

Laion Bot: Com foco em melhor praticidade, Fortaleza lança canal de atendimento por Inteligência Artificial *

Scorpions confirma show no Rio de Janeiro *