Ozzy Osbourne: 45 anos de “Blizzard Of Ozz”
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| "Blizzard Of Ozz", primeiro disco solo de Ozzy Osbourne, completa 45 anos de lançamento em 2025. |
Hoje, 20 de setembro, o primeiro trabalho solo de Ozzy Osbourne, “Blizzard Of Ozz”, completa 45 anos de lançamento. Gravado em Surrey, no Reino Unido, entre 22 de março e 19 de abril de 1980, a obra saiu também nos Estados Unidos, mas em 27 de março de 1981. O trabalho saiu pela Jet Records e co-produzido por Ozzy Osbourne, Randy Rhoads, Bob Daisley, Lee Kerslake e Max Norman.
O disco foi um dos dois únicos registros de estúdio com a presença de
Randy Rhoads, que morreu em março de 1982 (o outro disco é “Diary Of A Madman”, de 1981). Para o
vocalista, tanto este disco quanto “Diary…”
era o que ele queria levar para o Sabbath.
Após a tumultuada saída do Black Sabbath, Ozzy
Osbourne começou a sua bem exitosa carreira solo e o seu ‘debut’ se tornou,
rapidamente, um marco do Heavy Metal, pois marcou a parceria entre o carisma do
Madman e o virtuosismo e a jovialidade de Randy Rhoads, acrescidos de outros
músicos competentes, praticamente um “dream team”, que contribuíram para moldar
a sonoridade do play.
O disco abre com “I Don’t Know”, que
vem repleto de riffs marcantes e velozes, em que Ozzy mostra sua atitude de anti-profeta,
assegurando que “não sabe” de tudo que há no mundo, apesar de ser visto como
uma referência pelos fãs. Na sequência, talvez, a mais icônica não só do álbum,
mas da carreira do vocalista: “Crazy Train”, que tem o riff inesquecível
de Randy Rhoads e que fala a respeito da insanidade coletiva e os perigosos da
guerra nuclear. Em seguida, Ozzy Osbourne dá uma maneira e mostra o seu lado
mais melódico com a balada “Goodbye To Romance”, em que ele se despede
do passado, o que muitos interpretaram como uma “despedida” do Black Sabbath,
mas também uma declaração de recomeço. Já em “Dee” contém um breve e
suave interlúdio acústico feito (e tocado) por Randy Rhoads dedicado à sua mãe.
E o lado A termina com a enérgica “Suicide Solution”, que gerou polêmica
nos anos seguintes por, supostamente, fazer ode ao suicídio, porém, na verdade,
a letra faz uma reflexão sobre os efeitos destrutivos do alcoolismo. Há quem
diga que Ozzy se inspirou no tema por conta da morte do vocalista do AC/DC, Bon
Scott.
A segunda parte da obra inicia com outro
grande clássico da carreira do saudoso vocalista: “Mr. Crowley”, com uma
atuação espetacular de Don Airey (que até hoje em seus solos nos shows do Deep
Purple ele leva a apresentação abaixo quando toca os primeiros acordes desse
hino) e, como o título indica, foi inspirado no ocultista Aleister Crowley, mas
o instrumental, em especial os teclados de Airey e os solos bem-estruturados de
Rhoads, corroboram para o clima sombrio e teatral. Já na sequência o álbum
segue com “No Bone Movies”, que tem uma pegada mais Hard Rock e dá uma
descontraída na obra enquanto a letra ironiza a cultura dos filmes adultos. Na
reta final, o play vem com “Revelation (Mother Earth)”, uma canção mais
complexa, dividida entre trechos suaves e contemplativos que conjecturam sobre
a destruição da natureza e a ameaça do apocalipse, e explosões de peso que sublinham
a urgência da mensagem. E, finalizando, “Steal Away (The Night)”, que
retoma o espírito mais direto e festivo do rock, deixando o álbum em alta
energia, como se fosse uma celebração do renascimento artístico de Ozzy.
Em 2002, o disco foi relançado com uma faixa bônus a mais - "You Lookin' At Me Lookin' At You" -, com o baixo sendo tocado por Robert Trujillo.
Apesar do sucesso do disco, Ozzy foi processado duas vezes: o primeiro foi em outubro de 1984, pelos progenitores de John McCollum, um jovem de 14 anos, fã do Madman, que de acordo com seus pais, o filho teria se matado por influência da música “Suicide Solution” que tem recebido inúmeras críticas por sua letra que alega o incentivo ao suicídio. Os pais processaram Ozzy e a CSB Records (gravadora) por “incentivar o comportamento auto-destrutivo” em jovens. Ozzy Osbourne, em sua defesa, disse que a música realmente aborda o suicídio, mas que na verdade é a “solução suicida”, que culminou com a morte do vocalista do AC/DC, Bon Scott, que morreu devido a causas relacionadas ao alcoolismo, antes de “Blizzard Of Ozz” ser lançado.
Em 1986, Bob Daisley e Lee Kerslake, baixista e baterista que fizeram
parte da banda solo de Ozzy, processaram o vocalista por royalties não pagos e
acabaram ganhando os créditos nas canções de “Blizzard Of Ozz” e “Diary Of
Madman”. Na edição remasterizada do disco, o baixo e a bateria foram
regravados, porém, o serviço ficou a cargo de Rudy Sarzo e de Tommy Aldridge,
respectivamente, enquanto Robert Trujillo (atualmente baixista do Metallica) e
Mike Bordin gravaram as faixas bônus do álbum relançado. De acordo com a esposa
e empresária de Ozzy, Sharon Osbourne, o Madman queria que Daisley e Kerslake
ficassem de fora das regravações por “comportamento abusivos e injustos”.
Em “Blizzard
Of Ozz” marcou não só a reinvenção do cantor, como solidificou uma das
parcerias mais lendárias da história do metal entre ele e Randy Rhoads. Um
discaço clássico, absoluto, necessário e obrigatório.
A seguir, a ficha técnica e o tracklist (na
versão relançada em 2002) da obra.
Ozzy Osbourne: voz e harmonias vocais
Randy Rhoads: guitarra
Bob Daisley: baixo, harmonias vocais, gongo
Lee Kerslake: bateria, sinos tubulares, vibraslap e tímpanos
Randy Rhoads: teclados
Reedição de 2002:
Ozzy Osbourne: voz e harmonias vocais
Randy Rhoads: guitarra e violão clássico
Robert Trujillo: baixo
Mike Bordin: bateria, percussão, tímpanos e gongo
Danny Saber: sinos tubulares
Mark Lennon: backing vocal
John Shanks: backing vocal em "Steal Away
(The Night)"
1. I Don’t Know (Osbourne / Rhoads / Daisley)
2. Crazy Train (Osbourne / Rhoads / Daisley)
3. Goodbye To Romance (Osbourne / Rhoads / Daisley)
4. Dee (Randy Rhoads)
5. Suicide Solution (Osbourne / Rhoads / Daisley)
6. Mr. Crowley (Osbourne / Rhoads / Daisley)
7. No Bones Movies (Osbourne / Rhoads / Daisley / Kerslake)
8. Revelation (Mother Earth) (Osbourne / Rhoads /
Daisley)
9. Steal Away (The Night) (Osbourne / Rhoads / Daisley)
Faixa bônus:
10. You Lookin’ At Me Lookin’ (Osbourne / Rhoads / Daisley)
Por Jorge Almeida

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