Copa do Mundo de Clubes impulsiona investimento em mídia e publicidade digital *
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Créditos: divulgação |
Com crescimento de 30% nos investimentos em mídia, torneio se torna o maior palco global para marcas e clubes. Flamengo, Palmeiras e CazéTV se destacam em ações voltadas ao torcedor.
A primeira edição do novo formato da Copa do Mundo de Clubes da FIFA
está reestruturando a forma como marcas e clubes se conectam com o público. Com
premiação recorde de US$1 bilhão, o torneio redefine as estratégias de
marketing esportivo em escala global. Segundo dados recentes da FIFA, os
investimentos publicitários no futebol cresceram 30% em 2025, impulsionados
principalmente pelas oportunidades inéditas que o novo modelo da competição
proporciona para ativações de marca e engajamento de audiência
Segundo Bruno Almeida, CEO da US Media, empresa especialista em performance
digital e representante oficial de publicidade da OneFootball no Brasil, os clubes
brasileiros já entenderam o potencial do torneio como plataforma de mídia e
estão aumentando seus investimentos.
“Estamos vendo um aumento muito claro no investimento dos clubes
brasileiros em mídia e anúncios, especialmente com o impulso do novo Mundial. O
crescimento é bem superior ao que vimos em anos anteriores, impulsionado por
campanhas de fortalecimento de marca e internacionalização”, explica o
executivo.
"É importante ressaltar que esse movimento não surgiu do
nada", explica Bruno Almeida. "Ele é, na verdade, a aceleração de uma
tendência que vem sendo construída na última década, fruto de gestões cada vez
mais profissionais nas áreas de marketing e comercial dos clubes. O que vemos
agora é a maturidade desse processo atingindo seu ápice justamente quando o
futebol global ganha seu mais importante palco."
Do lado das marcas, o cenário é igualmente impressionante. A FIFA
confirmou seis patrocinadores oficiais de peso para esta edição: Hisense, AB
InBev, Bank of America, Coca-Cola, Adidas e Visa. Os valores envolvidos são
históricos: a AB InBev investiu cerca de US$80 milhões, enquanto a Coca-Cola
fechou um contrato de US$400 milhões com a FIFA válido até 2030, segundo dados
da Statista.
"A FIFA está realmente mudando o jogo com a premiação recorde que
destinou a este novo torneio", comenta Bruno Almeida. "Quando você
junta isso à presença de gigantes mundiais e dos principais clubes brasileiros,
o resultado é um forte incentivo para as marcas aumentarem sua presença e seus
investimentos no futebol. E, claro, isso mexe diretamente com todo o cenário de
negociações de mídia."
“Esta profunda transformação não acontece somente por adicionar
novas plataformas de transmissão, mas também da consolidação de um novo jeito
de consumir e se engajar com o futebol. A maioria dos torcedores usa um
dispositivo e aplicativo, como second screen, enquanto acompanha o
jogo. As marcas já perceberam que não estão mais comprando um simples espaço
publicitário; elas estão se associando a uma comunidade real, autêntica e com
um nível de engajamento altíssimo ", analisa o CEO da US Media.
As oportunidades para marcas e anunciantes vão muito além dos formatos
tradicionais. "Hoje, as marcas querem mais do que apenas ter sua logo
exposta nos jogos. Elas buscam criar experiências, oferecer serviços e promover
ações durante as competições", explica Almeida. "As transmissões em
plataformas digitais abrem um leque de possibilidades para ações mais criativas
e direcionadas, como usar dados para segmentar torcedores e mostrar criativos
personalizados para cada um."
Para o executivo, o segredo do sucesso está na autenticidade. "A
grande oportunidade aqui é se integrar à conversa de uma forma autêntica, fazer
parte do conteúdo e ser bem recebido por isso. É poder ativar promoções em
tempo real - como delivery de comida e bebida durante o jogo ou sorteios que
dependem do engajamento do fã - e, com isso, construir credibilidade e uma
conexão genuína."
"Nesse novo cenário, os clubes e as marcas precisam adotar uma
mentalidade de empresas de entretenimento", aconselha. "O papel deles
passa a ser o de produzir narrativas e experiências interativas de forma
constante, mantendo o público engajado. Contudo, é fundamental lembrar que a
tecnologia, por mais avançada que seja, é apenas o meio. O verdadeiro
diferencial competitivo estará em nossa capacidade de conectar cada inovação
aos valores mais autênticos do esporte. O sucesso virá para aqueles que
conseguirem associar cada experiência imersiva e cada dado coletado aos pilares
essenciais que sustentam o futebol: o senso de comunidade, a paixão pelo jogo e
a responsabilidade social e ambiental."
Com a Copa do Mundo de Clubes 2025 pegando fogo, uma coisa é certa: o
futebol nunca mais será o mesmo. Para marcas, clubes e torcedores, este é o
momento de abraçar a transformação e escrever um novo capítulo na história do
esporte mais amado do planeta.
Como parceira estratégica na inovação de
investimentos em mídia, a US Media se destaca pela carteira de publishers
exclusivos e por parcerias com as principais mídias globais. O portfólio da
empresa inclui a representação exclusiva de vendas de anúncios para renomadas
plataformas como Vevo, Magnite, One Football, WeTransfer, Tinder, Fandom , Zefr
e Sojern.
Créditos: Letícia Olivares | Motim.CC
* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa
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