Instituto Natura promove conscientização sobre violência contra a mulher durante jogo do Brasileirão *
![]() |
| Foto meramente ilustrativa. |
Com apoio da Natura e Avon, a iniciativa chamou a atenção para o aumento de casos de violência contra mulheres em dias de jogos no Brasil. Ação aconteceu antes da partida entre Botafogo e Juventude neste sábado, 05.
São
Paulo, abril de 2025 – O Instituto Natura,
com apoio da Natura e Avon, realizou uma importante ação para alertar sobre o
enfrentamento das violências contra mulheres, durante o jogo entre Botafogo de
Futebol e Regatas e Esporte Clube Juventude, realizado no último sábado, 05, no
Estádio Olímpico Nilton Santos. Antes do apito inicial, os jogadores de ambos
os times entraram em campo com uma faixa com a mensagem “A violência doméstica
aumenta 26% em dias de jogos de futebol”. A ação ainda direcionou o público
para o atendimento da Ângela, assistente virtual do Instituto Natura que
oferece apoio às mulheres em situação de violência doméstica, por meio de um
QRCODE apresentado na faixa e do número de Whatsapp que estava na camisa dos
jogadores do Juventude, no lugar dos números habituais.
Além disso, um vídeo foi exibido no telão do estádio noticiando
os dados alarmantes sobre violência contra as mulheres em dias de jogos de
futebol no Brasil e na torcida, um bandeirão com os mesmos dizeres da faixa
para amplificar a mensagem. A locutora da partida também reforçou as
informações para todos os torcedores.
De acordo com a pesquisa “Violência Contra Mulheres e o
Futebol”, conduzida pelo Instituto Avon, recentemente incorporado pelo
Instituto Natura, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública
em 2022, em dias de jogos onde o clube é o mandante da partida, jogando na
própria cidade e estádio, os registros policiais de violência contra mulheres
crescem aproximadamente 26%. O estudo indica, ainda, que o índice de
ocorrências de ameaças contra o público feminino aumenta em até 23,7% quando um
dos times de futebol da cidade está em campo.
A Líder de Políticas Públicas de Direitos das Mulheres do
Instituto Natura, Beatriz Accioly, reforça a importância de parcerias como
essa: "Esta parceria com os times de futebol nos oferece uma oportunidade
ímpar de dar visibilidade para o enfrentamento à violência contra as mulheres
para um público diferente. Mesmo que nossos dados sejam de 2022, o cenário
atual dos índices de violência e feminicídio ainda são alarmantes. Iniciativas
assim são essenciais para conscientizar e unir esforços na transformação dessa
realidade preocupante da violência contra a mulher no Brasil."
Sobre
o Instituto Natura
Criado em 2010, o Instituto Natura almeja transformar a educação
pública, garantindo uma aprendizagem de qualidade para todas as crianças e
jovens nos seis países da América Latina em que está presente (Argentina,
Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru). Também como forma de atuação, se
dedica ao desenvolvimento educacional das Consultoras de Beleza Natura e Avon e
trabalha em conjunto com inúmeros parceiros no poder público, no terceiro setor
e na sociedade civil. Desde 2024, o instituto ampliou sua atuação para a defesa
da saúde e dos direitos fundamentais das mulheres, desenvolvendo iniciativas
voltadas à saúde das mamas e ao fim da violência contra mulheres por meio
do apoio da Avon, que historicamente tem sido uma parceira comprometida e
continua apoiando as ações do Instituto Natura nessa causa.
Sobre
a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira, líder
em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Conta com 3,5 milhões de
Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no
Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a
certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua
atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico.
É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping
Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free
International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não
realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações
na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, México e Peru,
os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio
do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem
Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da
empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e
Créditos: Letícia Gabrielle Moreira Lemos | Weber Shandwick
* Este conteúdo
foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários
Postar um comentário