Blue Öyster Cult: 50 anos de “On Your Feet Or On Your Knees”

 

“On Your Feet Or On Your Knees”: o primeiro ao vivo do Blue Öyster Cult, que completa 50 anos em 2025

No último dia 27 de fevereiro, o primeiro registro ao vivo do Blue Öyster Cult, “On Your Feet Or On Your Knees”, completou 50 anos de seu lançamento. Com músicas que foram gravadas em diversos locais durante a turnê de “Secret Teatries” entre abril e outubro de 1974, o ‘live’ saiu em disco duplo, foi produzido por Murray Krugman e Sandy Pearlman e saiu pela Columbia Records.


O álbum apresenta 12 músicas, sendo dois covers e três temas de cada um dos três primeiros trabalhos da banda. Esse trabalho é um testemunho da brutalidade sonora que o Blue Öyster Cult fazia em cima do palco, onde os caras faziam com competência a sua especialidade: um Hard Rock melódico, com base nas guitarras, e temáticas que variam entre ficção científica e ocultismo. A banda foi taxada, por um tempo, como o “Black Sabbath americano”, o que, sinceramente, levaria como um elogio.

A seleção das músicas foi ótima, porém, alguns clássicos ficaram de fora e foram inseridas em discos ao vivo posteriores, como “Astronomy” e “Dominance And Submission”, por exemplo. Ao todo, a obra tem uma hora e vinte de duração, mas que, infelizmente, não teve mais músicas adicionadas quando o disco foi remasterizado em 2012.


Esse ‘live’ é um prato cheio para quem gosta de solos de guitarra, pois a barulheira é sensacional e a guitarra de Buck Dharma fica à frente durante todo o setlist. As músicas são mais ‘hard’ e rápidas, embora eles mantivessem as melodias e a musicalidade em relação aos trabalhos originais.


Como o álbum é resultado de uma copilação de uma série de shows da turnê do então disco que estavam a promover, a obra perdeu um pouco por não tratar de uma apresentação típica, ou seja, captada apenas de um show. Por exemplo, “Subhuman” ficou estranha para iniciar o play, ainda mais quando a música seguinte, “Harvester Of Eyes“, começa com aplausos e a banda sendo apresentada ao público. É nítido também que a plateia está entusiasmada, porém, a banda não interage também com os fãs, o máximo é algo do tipo: “Está música está no nosso último disco e se chama…”.


Excetuando essas ligeiras observações, o repertório é perfeito. É uma pedrada atrás da outra: a já citada “Harvester Of Eyes”, “Hot Rails To Hell”, “The Red And The Black”, “Cities on Flame With Rock-And-Roll“, “Then Came The Last Days Of May“, que apresenta alguns dos melhores trabalhos de guitarra e vocais de Donald ‘Buck Dharma’ Rooser. Além do cover matador de “Born To Be Wild” (sim, aquela mesma do Steppenwolf).


No play é mostrado que todos os membros da banda estão no topo de sua forma, oferecendo uma mistura interessante entre aquele som Proto-Hard Rock /metal em teclados suaves e até excursões de sintetizadores.

O álbum alcançou o 22º lugar na Billboard 200, tornando-o o álbum de maior ranking da banda nos Estados Unidos.

Este é considerado como um dos melhores álbuns ao vivo de Hard Rock e Heavy Metal que saiu na primeira metade da década de 1970. Vale a pena a aquisição.

A seguir, a ficha técnica e o tracklist da obra.

Álbum: On Your Feet Or On Your Knees
Intérprete: Blue Öyster Cult
Lançamento: 27 de fevereiro de 1975
Gravadora: Columbia Records
Produtores: Murray Krugman e Sandy Pearlman

Eric Bloom: voz, stun guitar e sintetizador
Donald “Buck Dharma” Roeser: guitarra e voz em “Then Came The Last Days Of May” e “Before The Kiss (A Redcap)
Joe Bouchard: baixo e vox em “Hot Rails To Hell
Albert Bouchard: bateria, guitarra e voz em “Cities On Flame With Rock-And-Roll
Allen Lanier: guitarra e teclados

CD 1:
1. Subhuman (Bloom / Pearlman)
2. Harvester Of Eyes (Roeser / Bloom / Meltzer)
3. Hot Rails To Hell (J. Bouchard)
4. The Red And The Black (A. Bouchard / Bloom / Pearlman)
5. 7 Secreaming Diz-Busters (A. Bouchard / J. Bouchard / Pearlman / Roeser)
6. Buck’s Boogie (Roeser)

CD 2:
1. Then Came The Last Days Of May (Roeser)
2. Cities On Flame With Rock-And-Roll (Roeser / A. Bouchard / Pearlman)
3. ME 262 (Bloom / Roeser / Pearlman)
4. Before The Kiss (A Redcap) (Lanier / Krugman / Roeser / Pearlman)
5. Maserati GT (I Ain’t Got You) (Carter)
6. Born To Be Wild (Bonfire)

Por Jorge Almeida

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