Em outubro, Museu da Língua Portuguesa prepara programação especial para as crianças e curso sobre a importância do brincar *

 

Prédio da Estação da Luz, onde está instalado o Museu da Língua Portuguesa. Foto: Ciete Silvério

Instituição também inclui entre suas atividades novas edições do clube literário, feira de troca de livros e sarau

Uma programação dedicada às crianças e um curso on-line sobre a importância do brincar. Essas são as principais ações de outubro do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Haverá ainda novas edições do clube de leitura, do sarau e da feira de troca de livros. 


O grande destaque do mês é o Festival Dia das Crianças 2024, que acontecerá em 12 de outubro (sábado). Ao longo de todo o dia, a criançada de todas as idades terá a oportunidade de assistir à apresentação de um coral e de participar de uma espécie de programa de auditório. Peças de teatro vão celebrar a diversidade cultural brasileira e de toda a América Latina. Elementos circenses também estarão presentes por meio de mágica, palhaçaria e performances com objetos inusitados, e brincadeiras e jogos lúdicos estarão espalhados pelo Saguão B, Pátio B e até mesmo pela calçada. A programação completa pode ser conferida neste link.  


Curso on-line 
Qual a importância da brincadeira no processo de aprendizagem? É justamente esta pergunta que o curso O brincar como forma de aprender e estar no mundo procurará responder em duas aulas. Gratuita, a atividade é voltada, principalmente, para professores e vai acontecer nos dias 3 e 10 de outubro (às quintas-feiras), das 19h30 às 21h, pelo YouTube do Museu da Língua Portuguesa. 


Na primeira aula, intitulada Arte, cultura e primeira infância, a educadora Diana Tubenchlak vai falar sobre a presença das artes visuais e práticas culturais junto à primeira infância. Na segunda, cujo título é o mesmo do nome do curso, a educadora Inez Pinheiro comentará a importância do brincar como direito constitutivo das crianças como espaço e tempo para invenção, criação e ação no mundo. 

Para participar, não é preciso se inscrever. Haverá emissão de certificado de participação e tradução em libras. 


Mais atividades 
O Núcleo Educativo do Museu organiza uma apresentação do projeto É Hora de História, voltado para as crianças, em outubro. No dia 8 (terça-feira), às 10h, as culturas de países africanos são lembradas na montagem Brincadeiras musicais e cantos de Moçambique e Malawi, da multiartista Aryani Marciano. Ela apresentará canções em línguas como chichewa, changana, makonde e xhosa. 


No sábado, dia 19, o Museu realiza três atividades: a já tradicional Feira de Troca de Livros, o clube de leitura Papo Literário e mais uma edição do Sarau Africanizar


Na Feira de Troca de Livros, das 14h às 17h, as pessoas são estimuladas a trocar com o Museu até oito livros em bom estado: sendo quatro livros por outros quatro livros da instituição e quatro livros por quatro ingressos (válidos até 29 de dezembro de 2024). Os participantes também podem trocar livros entre si. A atividade ainda promove mediação de leitura com o Núcleo Educativo, oficina de marca-páginas e conta com um espaço infantil.  


Papo Literário, clube de leitura do Museu, vai debater o livro Uma chance de continuarmos assim, de Taiasmin Ohnmacht. A mediação será realizada por Pétala e Isa Souza, integrantes do projeto Afrofuturas, que produz conteúdo pautado na decolonialidade e em contextos de raça, gênero, classe e representatividade. Na conversa, devem abordar assuntos relacionados ao afrofuturismo, tema presente na obra de Taiasmin. Em todos os encontros do Papo Literário, que acontecem das 14h30 às 16h30, ocorrem sorteio de livros e há tradução em Libras. 


Sarau Africanizar no Museu ocupará o Saguão Central da Estação da Luz das 12h às 14h. Com curadoria do Samba D’Ketu, terá, entre as atrações, a roda de samba com o grupo Mavambo e a dupla Max e Nega Zanza ensinando passos de samba-rock. Esta atividade dialoga com a exposição temporária Línguas africanas que fazem o Brasil.  


Domingo de brincadeiras 
O Museu da Língua Portuguesa é também uma ótima dica de passeio aos domingos. Neste dia da semana, além de garantir entrada gratuita aos espaços expositivos – promoção também estendida aos sábados -, realiza o projeto Domingo no Museu com brincadeiras espalhadas pelo Pátio B e Saguão B e apresentações artísticas. 


Os jogos lúdicos são orientados pelo coletivo Aqui que a gente brinca!, especializado em atividades que não necessitam de aparelhos tecnológicos. Ou seja, as crianças e suas famílias que vêm brincar no Museu são estimuladas a ficarem um pouco longe de celulares e a usarem a imaginação e a coordenação motora em brincadeiras como Amarelinha, Pião e Elástico. A ação acontece semanalmente das 12h às 15h. 


No dia 20, às 11h, o Domingo no Museu promoverá uma visita especial ao histórico prédio da Estação da Luz às crianças e seus familiares. Será uma oportunidade para conhecer espaços do prédio que, no dia a dia, o público não tem acesso. Os grupos para este passeio serão formados 15 minutos antes de seu início no Pátio A, perto da bilheteria. 


Exposições 
Quem vier ao Museu ainda tem acesso à sua exposição principal e à mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil.  


A exposição principal aborda a diversidade da língua portuguesa falada no território brasileiro por meio de experiências audiovisuais, imersivas e interativas. Um dos destaques é a Nós da Língua, por meio da qual o público descobre características sociais, culturais e geográficas dos outros países e territórios em que a língua portuguesa é falada. Para isso, basta selecionar determinados temas que aparecem em telas interativas que se assemelham a computadores. 


Já a mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil enaltece a presença do iorubá, fon, quicongo e outras línguas de África presentes no português falado no Brasil. Para isso, o curador do projeto, o músico e filósofo Tiganá Santana, convidou os artistas plásticos Aline Motta, Rebeca Carapiá, J.Cunha e Goya Lopes. Esta última apresenta uma história em quadrinhos estampada em um pano em duas línguas: o português e o iorubá. 


A exposição temporária conta com o patrocínio máster da Petrobras; patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, do Instituto Cultural Vale e John Deere Brasil, e com apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra, por meio do Instituto Ultra, e da CAIXA – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.  


SERVIÇO 
Festival Dia das Crianças 2024 
Dia 12 de outubro (sábado), das 10h às 17h  
No Pátio B, Saguão B e calçada  
Grátis  


É Hora de História 
Dia 8 de outubro (terça-feira), às 10h (peça Brincadeiras musicais e cantos de Moçambique e Malawi
No Saguão B 
Grátis 


Feira de Troca de Livros do Museu  
Dia 19 de outubro (sábado), das 14h às 17h  
No Saguão B e Pátio B  
Grátis  


Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa  
Pétala e Isa Souza, do Afrofuturas, debatem o livro Uma chance de continuarmos assim (Taiasmin Ohnmacht
Dia 19 de setembro (sábado), das 14h30 às 16h30  
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa  
Grátis (com sorteio de livros e tradução em Libras) 


Sarau Africanizar no Museu 
Dia 19 de outubro (sábado), das 12h às 14h 
No Saguão Central da Estação da Luz 
Grátis 


Domingo no Museu 
Aos domingos, das 12h às 15h 
Dia 20, às 11h (visita especial ao prédio da Estação da Luz para crianças e famílias com crianças) 
Saguão B e Pátio B 
Grátis 


Exposição principal e mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)  
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados e domingos 
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/90834/  


Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz, s/nº - Luz – São Paulo

 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.  


O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  


PATROCÍNIOS E PARCERIAS  
A temporada 2024 conta com o patrocínio máster da Petrobras, patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, e do Instituto Cultural Vale; com apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra, por meio do Instituto Ultra, da CAIXA e do UBS BB Investment Bank. Conta ainda com as empresas parceiras Instituto Votorantim, Epson, Machado Meyer e Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada 2024 é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.  

Créditos: Alan de Faria | IDBR

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *