Exposição “Bença! O Quilombo do Jaó pelo Olhar das Crianças” no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo
![]() |
| "Casinha à Distância" (2026), foto de Emerson Abdiel Martins Oliveira Campos, em exposição no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo. |
A exposição “Bença! O Quilombo do Jaó pelo Olhar das Crianças” está em cartaz até o próximo dia 12 de julho, domingo, e apresenta cerca de 40 fotografias produzidas por crianças e adolescentes da comunidade quilombola do Jaó, em Itapeva (SP). Resultado da oficina Olhares de Dentro – Quilombo do Jaó, conduzida pela fotógrafa Jessyca Alves no âmbito do Programa Conexões Museus SP, a mostra tem um olhar edificado por quem vive o território diariamente.
Mais do que captar paisagens e
momentos do cotidiano, as fotografias mostram amizades, brincadeiras, lembranças
e laços de pertencimento. Ao adotarem a câmera, os jovens participantes viram
autores e narradores de suas próprias histórias, partilhando uma visão sentimental
e fidedigna da vida no quilombo.
Fundado no final do século XIX por
Joaquim Carneiro de Camargo e Josepha Paula Lima, o Quilombo do Jaó é identificado
como um dos mais remotos territórios quilombolas do Brasil. Seu percurso é
marcado pela resistência, pelo cuidado de tradições culturais e pelo revigoramento
dos vínculos comunitários ao longo das gerações.
O título da exposição é referente a um
método muito comum na comunidade: o pedido de bênção aos mais velhos. Durante a
oficina, esse sinal surgiu de forma espontânea e constante, revelando uma afinidade
baseada no respeito, no cuidado e na transmissão de saberes. Mais do que uma
saudação, a “bença” representa a continuidade da memória e da ancestralidade.
Nas fotografias, esse atrelamento se desponta
nos rostos, nos caminhos, nas casas, nas hortas e nos encontros registrados
pelas crianças. São imagens que aparecem o quilombo a partir de dentro, apreciando
experiências e histórias que muitas vezes passam despercebidas por olhares
externos.
A exposição acena o público a conhecer
o Quilombo do Jaó pelo ponto de vista de suas crianças e adolescentes,
reafirmando a seriedade da escuta, da memória e do pertencimento. Ao colocar
seus olhares no centro da narrativa, a mostra revela um território vivo, em
constante construção, e celebra a força de uma comunidade que mantém suas
tradições enquanto projeta seu futuro.
Entre os destaques estão fotos como “Casinha à Distância" (foto), de Emerson Abdiel Martins Oliveira Campos; “Quilombo do Jaó” (2026), de Ana Júlia Martins da Silva; “Passarinho Morto” (2026), de Kamilly Vitória Campos Martins.
SERVIÇO:
Exposição: Bença! O Quilombo do Jaó pelo olhar das crianças
Onde: Museu Afro Brasil Emanoel Araújo – Pq.
Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - portão 10
Quando: até 12/07/2026; terça a sábado, das 11h às 20h;
domingo, das 10h às 17h
Quanto: gratuito (lado externo do museu)
Por
Jorge Almeida

Comentários
Postar um comentário