Exposição “Bença! O Quilombo do Jaó pelo Olhar das Crianças” no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo

 

"Casinha à Distância" (2026), foto de Emerson Abdiel Martins Oliveira Campos, em exposição no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo. 

A exposição “Bença! O Quilombo do Jaó pelo Olhar das Crianças” está em cartaz até o próximo dia 12 de julho, domingo, e apresenta cerca de 40 fotografias produzidas por crianças e adolescentes da comunidade quilombola do Jaó, em Itapeva (SP). Resultado da oficina Olhares de Dentro – Quilombo do Jaó, conduzida pela fotógrafa Jessyca Alves no âmbito do Programa Conexões Museus SP, a mostra tem um olhar edificado por quem vive o território diariamente.

Mais do que captar paisagens e momentos do cotidiano, as fotografias mostram amizades, brincadeiras, lembranças e laços de pertencimento. Ao adotarem a câmera, os jovens participantes viram autores e narradores de suas próprias histórias, partilhando uma visão sentimental e fidedigna da vida no quilombo.

Fundado no final do século XIX por Joaquim Carneiro de Camargo e Josepha Paula Lima, o Quilombo do Jaó é identificado como um dos mais remotos territórios quilombolas do Brasil. Seu percurso é marcado pela resistência, pelo cuidado de tradições culturais e pelo revigoramento dos vínculos comunitários ao longo das gerações.

O título da exposição é referente a um método muito comum na comunidade: o pedido de bênção aos mais velhos. Durante a oficina, esse sinal surgiu de forma espontânea e constante, revelando uma afinidade baseada no respeito, no cuidado e na transmissão de saberes. Mais do que uma saudação, a “bença” representa a continuidade da memória e da ancestralidade.

Nas fotografias, esse atrelamento se desponta nos rostos, nos caminhos, nas casas, nas hortas e nos encontros registrados pelas crianças. São imagens que aparecem o quilombo a partir de dentro, apreciando experiências e histórias que muitas vezes passam despercebidas por olhares externos.

A exposição acena o público a conhecer o Quilombo do Jaó pelo ponto de vista de suas crianças e adolescentes, reafirmando a seriedade da escuta, da memória e do pertencimento. Ao colocar seus olhares no centro da narrativa, a mostra revela um território vivo, em constante construção, e celebra a força de uma comunidade que mantém suas tradições enquanto projeta seu futuro.

Entre os destaques estão fotos como “Casinha à Distância" (foto), de Emerson Abdiel Martins Oliveira Campos; “Quilombo do Jaó” (2026), de Ana Júlia Martins da Silva; “Passarinho Morto” (2026), de Kamilly Vitória Campos Martins.

SERVIÇO:
Exposição: Bença! O Quilombo do Jaó pelo olhar das crianças
Onde: Museu Afro Brasil Emanoel Araújo – Pq. Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - portão 10
Quando: até 12/07/2026; terça a sábado, das 11h às 20h; domingo, das 10h às 17h
Quanto: gratuito (lado externo do museu)

 

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicodramas insurgentes *

Artigo: Salve, Jorge!

Van Halen: 35 anos de “For Unlawful Carnal Knowledge”, o popular “F.U.C.K.”