Nando Reis: 15 anos de “MTV Ao Vivo – Bailão do Ruivão”
![]() |
| "MTV Ao Vivo - Bailão do Ruivão", do Nando Reis, completa 15 anos de lançamento em 2025. |
Neste mês de novembro, o álbum “MTV Ao Vivo – Bailão do Ruivão”, de Nando Reis e Os Infernais, completa 15 anos de lançamento. Gravado ao vivo nos dias 11 e 12 de agosto de 2010 no Carioca Club, em São Paulo, o material foi lançado em CD e DVD pela Universal Music. A produção ficou co-creditada a Nando Reis, Carlos Pontual e Felipe Cambraia.
Quando era integrante dos Titãs, Nando Reis costumava compor músicas para as amigas Cássia Eller e Marisa Monte, além de constantes parcerias com Samuel Rosa, do Skank. Uma vez que suas composições estavam perdendo espaço na banda paulista. Logo, com as mortes de Cássia Eller e do companheiro de banda, Marcelo Fromer e, consequentemente, suas músicas sendo rejeitadas pelos Titãs, Nando partiu para a carreira-solo desde 2002.
Com
sua banda, Os Infernais, o ex-baixista dos Titãs pôde executar suas canções. O
resultado foi uma avalanche de sucessos nas rádios pelo Brasil. Tanto que Nando
Reis é um dos dez maiores arrecadadores de direitos autorais no país.
Mesmo
sendo um dos intérpretes que mais lucraram em direitos autorais, Nando resolveu
apostar em lançar um álbum de covers (e ao vivo), intitulado “Bailão do
Ruivão”. O ex-titã lança o segundo álbum da série “Mtv Ao Vivo” (o primeiro foi
em 2004).
Nando regravou músicas dos mais variados ritmos brasileiros. O local escolhido para a gravação do álbum ao vivo foi a casa de espetáculos Carioca Club, em Pinheiros, um bairro paulistano, nos dias 11 e 12 de agosto de 2010. E conta com as seguintes participações especiais: Micheline Cardoso, Zafenate, Joelma e Chimbinha (da Banda Calypso) e de Zezé Di Camargo e Luciano.
O
álbum começa com “Vênus”,
do Bananarama, um grupo feminino inglês. A música ocupou o primeiro lugar nas
paradas de sucesso em nove países. A canção, de 1986, faz parte do disco “True Confessions”.
A
rainha do rock brazuca, Rita Lee, é homenageada pelo Ruivo com “Só Falta Você”;
a terceira música é “Não
Me Deixe Nunca Mais”, da dupla Léo e Júnior; em seguida, um
clássico dos anos 80, o hit “Wisky
A Go Go”, do Roupa Nova (quem nunca cantou essa música?).
Logo
aparece o medley “Fogo
e Paixão / My Pledge Of Love”, enquanto a primeira é um sucesso
consagrado de Wando e outra é do Joe Jeffrey Group (Nando já havia regravado
esta música no álbum “Infernal”, de 2001). Em seguida, Nando Reis e Os
Infernais mandam mais dois covers internacionais: “I Can See Clearly Now”, de Johnny Nash e que fez
sucesso com Jimmy Cliff; e “Islands
In My Dreams”, do Bee Gees, com participação especial de
Micheline Cardoso.
Nando
“ressuscitou” “Muito
Estranho (Cuida Bem de Mim)”, outro hit dos anos 80 de um
compositor que está fora do “mainstream”, Dalto. Em seguida, mais um convidado
especial para dar sequência ao show, a banda de reggae Zafenate, do qual o
filho de Nando Reis, Theodoro, faz parte. Juntos pai e filho homenagearam o
deus do reggae, Bob Marley, com “Could You Be Loved?”, na sequência, mais um cover
internacional: “You
And I”, do cantor e compositor de funk e soul Rick James.
E
quem não se lembra da “febre” que marcou o final dos anos 80 e início dos 90, a
lambada? Nando Reis lembrou, incluindo o sucesso do grupo Kaoma “Chorando Se Fue (Llorando Se
Fue)” no show. E com a participação da banda “de dois
integrantes”: Joelma e Chimbinha, da Banda Calypso (claro, antes do rompimento do casal). A canção seguinte é um
“meio-cover”, trata-se de “Bichos
Escrotos”, dos Titãs, banda da qual Nando foi integrante e,
inclusive, é o co-autor desta faixa, juntamente com Arnaldo Antunes e Sérgio
Britto. Em seguida, vem outra música em que o compositor gravou junto com a sua
ex-banda no álbum “As Dez Mais”, de 1999, também de covers, e um grande sucesso
consagrado na voz de Tim Maia, “Gostava Tanto de Você”.
Os
dois filhos de Francisco, Zezé di Camargo e Luciano, também estão no “Bailão”.
A dupla sertaneja canta junto com Nando Reis “Você Pediu e Eu Já Vou Daqui”, de Antônio Marcos.
A
música nordestina não poderia ficar de fora da “festa”: Genival Lacerda foi
lembrado com “Severina
Xique Xique”, assim como o grupo de forró Calcinha Preta com o
seu recente ‘hit-chiclete’ “Você
Não Vale Nada” e Zé Ramalho com “Frevo Mulher”.
A
penúltima música é “Lindo
Balão Azul”, de Guilherme Arantes e, para finalizar, “Do Seu Lado”,
novamente com participação especial de Zezé Di Camargo & Luciano. Das duas
uma: com esta faixa, Nando Reis fez cover de Nando Reis (vale lembrar que ele é
o autor desta)? Ou ele fez cover do Jota Quest para uma música de sua autoria?
Vale
lembrar que “Bailão do Ruivão” foi lançado também em DVD, acrescido da faixa “Você Pediu E Eu Já Vou Daqui”,
sem a dupla Zezé Di Camargo & Luciano.
Resumindo:
para quem tem um gosto eclético, o disco é excelente e divertido.
Particularmente, fiquei surpreso por não ter músicas do Roberto Carlos ou do
Raul Seixas. E, dependendo da aceitação do público e crítica, não ficaria
surpreso se fosse lançado futuramente o “Bailão do Ruivão 2”.
A
seguir a ficha técnica e o tracklist da obra.
Álbum:
MTV Ao Vivo - Bailão
do Ruivão
Intérprete:
Nando Reis e Os
Infernais
Lançamento:
novembro de 2010
Gravadora/Distribuidora:
Universal Music
Produtores:
Nando Reis, Carlos
Pontual e Felipe Cambraia
Nando
Reis: voz e violão
Carlos
Pontual: guitarra
Felipe
Cambraia: baixo
Diogo
Gameiro: bateria
Alex
Veley: teclados
Hannah
Lima: backing vocal
Micheline
Cardoso: backing vocal e
co-vocal "Islands In The Stream”
Jander Dornellas, Julian Dornellas e Wilson Cacique: backing vocals em "Bichos Escrotos"
Participações
especiais:
Zafenate:
em "Could You Be
Loved"
Banda
Calypso (Chimbinha e Joelma): em "Chorando Se Foi"
Zezé
Di Camargo & Luciano: "Você Pediu e Eu Já Vou Daqui" e "Do Seu Lado"
Por
Jorge Almeida

Comentários
Postar um comentário