Encontro Nacional de Escritoras reúne mercado editorial e audiovisual em São Paulo *

 

Foto meramente ilustrativa.

Autoras participam de pitch e podem ter obra publicada e adaptada para o cinema

Encontro Nacional de Escritoras busca fortalecer o posicionamento e a autoconfiança das mulheres no mercado literário. O evento, que segue para a 3ª edição, é idealizado pela escritora Vanessa Passos e acontece dia 02 de novembro, em São Paulo, reunindo autoras, mercado editorial e audiovisual. A programação conta com palestras, rodada de pitch e momentos de networking. As participantes podem ainda apresentar seus projetos e ter a obra publicada por uma editora e/ou adaptada para o cinema.

Segundo Vanessa, muitas autoras se sentem solitárias ou sem direcionamento como escritoras, o que pode gerar perda de ânimo e foco na carreira. O evento foi pensado nesse sentido de reacender a jornada literária das mulheres, ao proporcionar informação, orientações e mentalidade para empreender.

“Durante um dia inteiro, vamos entregar o conhecimento dos bastidores para que a participante alcance um posicionamento profissional como escritora, escreva histórias inesquecíveis, construa uma comunidade engajada de leitores e venda seu livro.”, destaca Vanessa.

Para aproximar as escritoras da realidade do mercado, a programação inclui profissionais do segmento editorial e audiovisual, como Raissa Lettiére (Grupo Editorial Record), Susanna Lira (Modo Operante Produções), Eduardo Lacerda (Editora Patuá), Dani Costa Russo (Selo Auroras e Editora Penalux), entre outros. Empresas como KDP, Audible, Roteiraria e LabPUB reforçam também a agenda do evento, com o objetivo de unir experiência e networking.

Vanessa explica que a maioria dos escritores acredita que o processo literário termina com a publicação do livro. “Mas é aí que o jogo começa”, ressalta, lembrando que ainda há uma série de etapas a ser realizada para divulgar e vender uma obra.

A escritora entende na prática o longo, mas gratificante, percurso para viver de literatura. Vanessa, que é pós-doutora em Escrita Criativa, lidera a maior comunidade de escritoras que tem voz em mais de 10 países, e atua como mentora de mulheres na escrita e no marketing de livros.

Foi somente após ler as escritoras, daí a importância da representatividade, que Vanessa percebeu a possibilidade da escrita na própria vida. “Mas não foi nada fácil, sobretudo, para quem veio de uma família periférica e sem apoio, num país que afirma que ninguém lê no Brasil.”, recorda. Com esse ideal, ela segue abrindo caminhos para outras mulheres também se realizarem como escritoras.

O Encontro Nacional de Escritoras também será transmitido online oportunizando, assim, a participação de mulheres de outros países.

*Vanessa Passos é escritora, roteirista, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC) e pós-doutora em Escrita Criativa (PUCRS), sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil. Autora do volume de contos A mulher mais amada do mundo (2020). Seu romance de estreia A filha primitiva foi vencedor do Prêmio Kindle de Literatura (2021), do Prêmio Jacarandá (2022), do Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura (2023) e vai ser adaptado para o cinema pela Modo Operante Produções, agora publicado pela José Olympio. É colunista do PublishNews.

Serviço:
O que: 3º Encontro Nacional de Escritoras
Quando: Dia 02/11/24 (sábado), das 7h30 às 19h30
Onde: Edifício Condomínio Andréa Matarazzo – Alameda Casa Branca, 35, Jardim Paulista, São Paulo
Inscrições: https://pay.kiwify.com.br/7VpHiI2

Créditos: Patrícia Jimenes | Jimenes Comunicação

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *