Exposição “Bença! O Quilombo do Jaó pelo Olhar das Crianças” no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo
" Casinha à Distância" (2026), foto de Emerson Abdiel Martins Oliveira Campos, em exposição no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo. A exposição “Bença! O Quilombo do Jaó pelo Olhar das Crianças” está em cartaz até o próximo dia 12 de julho, domingo, e apresenta cerca de 40 fotografias produzidas por crianças e adolescentes da comunidade quilombola do Jaó, em Itapeva (SP). Resultado da oficina Olhares de Dentro – Quilombo do Jaó, conduzida pela fotógrafa Jessyca Alves no âmbito do Programa Conexões Museus SP, a mostra tem um olhar edificado por quem vive o território diariamente. Mais do que captar paisagens e momentos do cotidiano, as fotografias mostram amizades, brincadeiras, lembranças e laços de pertencimento. Ao adotarem a câmera, os jovens participantes viram autores e narradores de suas próprias histórias, partilhando uma visão sentimental e fidedigna da vida no quilombo. Fundado no final do século XIX por Joaquim Carneiro de Camargo e Josepha Paula Lima, o Quilomb...