Crocas compartilha estratégias de comunicação para a era da distração *
![]() |
Foto meramente ilustrativa. |
Em novo livro, empresário referência no mercado publicitário brasileiro propõe mudança na forma como marcas e criadores captam a atenção do público
Em um mundo onde a atenção se tornou um dos bens mais disputados, o
universo da comunicação vive um dilema: como ser ouvido sem invadir ou
sobrecarregar o público com excesso de informações?
Criar narrativas envolventes, conquistar relevância por meio da
autenticidade e estabelecer conexões significativas são alguns dos caminhos
apresentados por Christian Rôças – o Crocas – no livro Parem
de Me Interromper: estratégias de comunicação na era da distração,
lançamento da Citadel Grupo Editorial.
Referência no mercado brasileiro, Rôças foi estrategista criativo do
Facebook e Instagram para a América Latina. Como CEO da Agência Gruda,
gerenciou as carreiras digitais de Gilberto Gil, Marisa Monte e Nando Reis,
além de festivais como Rock in Rio e Lollapalooza Brasil. Também foi CEO do
Porta dos Fundos, responsável por comandar a expansão internacional da marca.
Hoje, é CEO da Flint, editora multiplataforma que conecta educação e
entretenimento à Creator Economy.
Prefaciada pelo jornalista, escritor e compositor Nelson Motta, a obra
propõe uma reflexão sobre como a comunicação evoluiu, desde as primeiras formas
de mídia até a explosão das redes sociais e do consumo instantâneo de conteúdo.
Com uma análise provocativa e repleta de referências culturais, Crocas resgata
lições do passado para ajudar comunicadores, marcas e criadores a se destacarem
sem precisar gritar mais alto que todo mundo.
Ao longo das páginas, o especialista revisita momentos-chave da história
e mergulha nas teorias do comunicólogo Marshall McLuhan para provar que o
antídoto das constantes interrupções causadas por notificações, anúncios,
vídeos e e-mails está na inovação. Segundo ele, porém, essa força deve ir além
da tecnologia e transformar a forma como as narrativas são estruturadas e como
o valor delas é transmitido para o público.
Com uma escrita leve, fluída e engajadora, Rôças orienta e diverte os
leitores. O advento do cabograma, que permitiu a transmissão de mensagens entre
continentes em questão de minutos, o contexto histórico que resultou no pânico
causado pela transmissão de “A guerra dos mundos” no rádio, em 1938, e o apelo
de exclusividade nos primórdios do já finado Orkut são algumas das curiosidades
que exemplificam as lições compartilhadas.
Sem fórmulas prontas, Parem de Me Interromper é um
convite para refletir sobre como capturar a atenção de maneira significativa e
respeitosa. Em um cenário saturado por estímulos constantes, a obra desafia
profissionais e criadores a repensarem as táticas para envolver clientes e
seguidores, priorizando relevância e propósito. Mais do que seguir tendências
passageiras, o autor mostra que, na era da distração, ser ouvido não é sobre
falar mais alto, mas sobre dizer algo que realmente vale a pena.
Ficha técnica
Título: Parem de Me Interromper: estratégias de
comunicação na era da distração
Editora: Citadel Grupo Editorial
Autoria: Christian Rôças
ISBN: 978-6550475550
Páginas: 210
Preço: R$ 69,90
Onde encontrar: Amazon e nas principais livrarias do
país
Sobre o autor
Christian Rôças, ou Crocas, é jornalista
formado pela UFRJ, com 25 anos de experiência em comunicação, transitando por
áreas como jornalismo, publicidade, branding, relações públicas e marketing.
Ele é conhecido por sua capacidade de unir tecnologia, comportamento e cultura
em projetos inovadores que moldam o futuro do conteúdo. Foi estrategista
criativo no Facebook e Instagram para a América Latina, liderando iniciativas
em eventos globais como Olimpíadas, Copa do Mundo, Carnaval, UEFA Champions
League e Fashion Week. Como CEO da agência Gruda, gerenciou carreiras digitais
de artistas como Gilberto Gil, Marisa Monte e Nando Reis, além de festivais
como Rock in Rio e Lollapalooza Brasil. Foi CEO do Porta dos Fundos, onde
comandou a expansão internacional da marca para mercados como México e Polônia.
Reconhecido como um dos dez melhores profissionais de mídia do Brasil (Meio
& Mensagem, 2021), Crocas recebeu prêmios como Caboré, Clio Awards, iBest,
New York Film Festival e Clube de Criação. Ele também já palestrou em eventos
globais como WebSummit Lisboa, Rio e QTAR, TEDx, SXSW, Rio2C e Facebook Summit,
compartilhando sua visão sobre inovação e criatividade. Atualmente, é CEO da
Flint, uma editora multiplataforma que conecta educação e entretenimento à
Creator Economy.
Redes sociais do autor
· Instagram
· LinkedIn
· Site
Sobre a editora
Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que o Citadel
Grupo Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de
inspiração para os leitores. A editora trabalha com escritores renomados como
Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, entre outros. As obras
propõem reflexões sobre atitudes que devem ser tomadas para quem quer ter uma vida
bem-sucedida. Com essa ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que tocam
de alguma maneira o espírito do leitor.
Redes sociais da editora
· Site: www.citadel.com.br
· Instagram: @citadeleditora
· Facebook: Citadel Grupo Editorial
· YouTube: Citadel Grupo Editorial
Créditos: Dielin da Silva | Agência de Comunicação
* Este conteúdo
foi enviado pela assessoria de imprensa
Comentários
Postar um comentário