Exposição “Entre Linhas: Aureliano dos Santos e Rommulo Vieira Conceição” no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

 

A escultura “Duas Pias Ou Quando o Lugar Se Transforma em Conteúdo” (2019), de Rommulo Vieira Conceição em exibição no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo. Foto: Jorge Almeida

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo está com a exposição “Entre Linhas: Aureliano dos Santos e Rommulo Vieira Conceição” em cartaz até o próximo domingo, 6 de outubro, que traz 30 obras – sendo 28 pinturas e duas esculturas – dos dois artistas.

Instalada no térreo do museu, a mostra reforça a intensa ligação que os dois artistas soteropolitanos têm com os espaços físicos e sociais que os cercam. Se por um lado, as 28 pinturas de Aureliano dos Santos empreendem a complexidade urbana de Salvador, readaptando a confusão da cidade com cores vibrantes e elementos do cotidiano, apesar de boa parte das obras estarem creditadas como “Sem Título”, as duas esculturas de Rommulo Vieira Conceição, por outro lado, trazem itens do cotidiano em instalações, estimulando os limites entre o interno e o externo.

Essa mostra cria um diálogo visual e conceitual entre os dois artistas, permitindo aos espectadores refletirem sobre como os ambientes urbanos e cotidianos moldam e são moldados por suas experiências e intervenções artísticas.

Entre os destaques estão obras como “Duas Pias Ou Quando o Lugar Se Transforma em Conteúdo” (foto), de 2019, escultura de Rommulo Vieira Conceição, criada com porcelana, resina e tinta automotiva; e também uma “Sem Título” (1993), de Aureliano dos Santos, confeccionada em acrílica sobre madeira.

SERVIÇO:
Exposição: Entre Linhas: Aureliano dos Santos e Rommulo Vieira Conceição
Onde: Museu Afro Brasil Emanoel Araujo – Parque Ibirapuera, portão 10 - Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n°
Quando: até 06/10/2024; de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h)
Quanto: R$ 15,00; R$ 7,50 (meia-entrada) e entrada gratuita às quartas-feiras

Por Jorge Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca Africana *

Vidas impressas - Intelectuais negras e negros na escravidão e na liberdade *

Confira a programação de dezembro do Museu da Língua Portuguesa *