CULTSP PRO oferece programação gratuita em dezembro com atividades de literatura, artes visuais, música e cinema *

 

Sábado Literário, exposições, música ao vivo e exibições de documentários movimentam o Complexo Cultural Oswald, que também recebe o LOBA Festival Literário com nomes como Aline Bei e Bela Gil

CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, promove uma ampla programação gratuita durante o mês de dezembro no Complexo Cultural Oswald de Andrade, no bairro do Bom Retiro, região central da capital paulista. As atividades incluem exposições, espetáculos de música, atividade musical da Virada Inclusiva 2025, Sábado Literário, LOBA Festival Literário 2025 e cinema.

O CULTSP PRO é um programa gerido pelo idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Sua sede está localizada no Complexo Cultural Oswald de Andrade, na Rua Três Rios, 363, e atua como um centro de formação dedicado à qualificação e valorização dos profissionais do setor cultural.

A programação literária inicia dia 6/12 com mais uma edição do Sábado Literário, das 10h às 17h. A iniciativa promove encontros com escritores e pessoas interessadas pelo compartilhamento de obras, processos criativos e o papel da literatura como expressão artística e social. Nesta edição, vai ocorrer a experiência imersiva Ei Libras: experiência imersiva de aprendizado do ensino de libras, realizada em parceria com o Animacult, uma animação apresentada com o uso de óculos metaquest, que possui tecnologia de rastreamento de mãos e de realidade virtual, em que o visitante consegue vivenciar o aprendizado de Libras e interagir ativamente seguindo os movimentos de mãos e recebendo ao mesmo tempo o feedback instantâneo em cada gesto e sinal. Às 15h, o escritor, roteirista e editor de áudio Ricardo Terto participa de uma conversa mediada pelo bibliotecário Michael Baleeiro sobre sua trajetória literária e seus processos criativos e, às 16h, o Sarau Pagu celebra a palavra, a poesia e novas vozes literárias com microfone aberto para artistas interessados. Os convidados são: Laura Redfern Navarro, Daniela Bonafé, Leo Nunes, Débora Brum e Michele Barros. 

Entre os dias 12 e 14/12, o Complexo Oswald recebe o LOBA Festival Literário 2025, que encerra o calendário de grandes eventos literários do ano. A programação conta com painéis, palestras, rodas de conversa, networking entre as autoras e editoras e a presença de nomes importantes, como Aline Bei, Lilia Guerra, Amara Moira e Bela Gil. Dezessete escritoras serão premiadas em categorias de poesia, literatura de cordel e ficção, com livros já publicados ou ainda em busca por uma editora. O festival integra ações voltadas à economia criativa e ao incentivo à leitura de obras escritas por mulheres brasileiras e conta com apoio institucional dos Governos Federal pela Política Nacional Aldir Blanc, e do Estado de São Paulo pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e o Fomento CULTSP e do Programa de Ação Cultural (ProAC). 

Nas artes visuais, duas exposições continuam no mês de dezembro: ID Corpos Negros, do artista Achiles Luciano, até dia 14/12, e a instalação Floresta Invisível, da artista sul-coreana Seungyeon Lee, até dia 10/01. As obras de Achiles Luciano combinam artes visuais, tecnologia e narrativa afro-brasileira. Suas obras são ativadas por conteúdos de realidade aumentada, oferecendo uma experiência imersiva. Sua exposição integra projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo do Município de São Paulo. Já a obra de Seungyeon Lee dialoga com temas atuais pertinentes, como sustentabilidade, ecologia, história, mitologia e reflete sobre a crise climática e a interdependência entre a humanidade e a natureza. Essa mostra é promovida pelo Centro Cultural Coreano no Brasil.

Na programação musical, o último mês do ano terá apresentações dos Núcleos de Música do Guri no dia 1/12, às 10h30 e às 14h30, para celebrar os 30 anos do programa. No dia 3/12, às 19h, o Choro da Quitanda apresenta obras inéditas compostas por nomes importantes da música instrumental brasileira e retrata a diversidade dos desdobramentos do choro no cenário atual. Entre os dias 4 e 11/12, sempre ao meio-dia e às quintas, Música ao Meio-Dia recebe músicos na entrada principal do edifício. E no dia 6, às 18h, o público é convidado para o Sextou no Oswald, com DJs e apresentações no jardim frontal. Ambos integram ações promovidas pelo Fluxo SP, projeto viabilizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB),  e realizado por Instituto Poiesis, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

Uma das atividades da Virada Inclusiva 2025, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o tema 10 anos da LBI: Direito de ser, viver e protagonizar, ocorrerá no dia 7/12, às 18h, com o espetáculo de música: Show no Escuro, com Sara Bentes e Robson Mendes com a convidada especial Cibele Hespanhol, escritora, dramaturga, cantora, compositora, artista de voz e atriz.  A apresentação ocorre em um ambiente totalmente escuro para ampliar a escuta e a percepção sonora. Trata-se de uma vivência protagonizada por artistas com deficiência que usam a música como linguagem. 

A programação de cinema promove a exibição do documentário Batuqueiras, dirigido por Mayara Dias, no dia 2/12, com sessões das 19h30 e 20h30. O filme destaca a força coletiva de mulheres artistas e ativistas que utilizam ritmos ancestrais como instrumento de resistência e pertencimento. No dia 5/12, às 19h, o Cineclube Oswald de Andrade apresenta o documentário Slam Voz de Levante, dirigido por Tatiana Lohman Roberta Estrela D'Alva, no jardim frontal, mostrando a potência do movimento Poetry Slam no Brasil e no mundo.

O programa
O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura é voltado à formação e qualificação do setor cultural e criativo no Brasil. Dividido em seis escolas temáticas, o programa oferece formações em artes cênicas, produção musical, cenografia, curadoria, gestão de museus, audiovisual, games, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e empreendedorismo cultural. O Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro também integra a iniciativa, fortalecendo grupos artísticos e valorizando as culturas regionais.

SERVIÇO
CULTSP PRO – Programação de Dezembro 2025
Local: Complexo Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo
Entrada: gratuita | Classificação indicativa: livre
Acompanhe a programação em: www.cultsp.pro.gov.br

Exposições
ID Corpos Negros, de Achiles Luciano – até 14/12, das 9h às 22h (seg. a sex.) e das 9h às 18h (sáb. e dom.)
Floresta Invisível, de Seungyoun Lee – até 10/1/2026, das 9h às 22h (seg. a sex.) e das 9h às 18h (sáb. e dom.)

Literatura
Sábado Literário - 06/12, das 10 até 17h:
Ei Libras: experiência imersiva de aprendizado do ensino de libras, das 1oh às 17h
Ricardo Terto, às 15h
Sarau Pagu, às 16h

LOBA Festival Literário 2025 - de 12 a 14/12, sexta, das 18h às 21h, sábado, das 10h às 17h30, e domingo, das 10h às 18h

Música
Música ao Meio-Dia – quintas-feiras, às 12h
Projeto viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), realizado por Instituto Poiesis, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal
Sextou no Oswald – sextas-feiras, a partir das 18h
Apresentações Públicas dos Núcleos de Música do Guri – 01/12, das 10h30 às 12h e das 14h30 às 16h
Show no Escuro - 07/12, às 18h (Classificação 16 anos)

Cinema
Documentário Batuqueiras - 02/12, às 19h30 e 20h30
Slam Voz de Levante - 05/12, às 19h

Créditos: Luciana Canuto | IDG

* Este conteúdo foi enviado pela assessoria de imprensa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamado à reparação *

11ª Feira Diversa une cultura, empregabilidade e representatividade LGBTQIA+ em São Paulo *

Renegado lança MargeNow *